Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

SOBRE MEUS TRABALHOS (escultura/relevo da facul)



 Escultura

    Seres se libertando do bloco (este trabalho de gesso feito em escultura um surgiu da minha dificuldade em trabalhar tridimensionalmente com o material, pois queria fazer uma pessoa e com a dificuldade, cada lado do bloco deu origem a formas atropomorficas diferente; o que para mim foi bem melhor do que o pensamento inicial)

"Escultura 1" 2005  Técnica: subtração do gesso



   Moleque Triste, escultura 1 2005 Tecnica: Molde (no caso foi tirado o molde de um desodorante roll-on com gesso e depois pintado)



   "Involução da escultura" Fundamentos tridimensionais, Material: papel, fósforos e madeira. Esta foi uma brincadeira que fiz com mudanças que a escultura sofreu do período clássico, moderno e contemporâneo. São 3 trabalhos individuais para serem vistos juntos. 
Olha a história: O homem se sentia o máximo na arte clássica então na arte moderna substituíram seu pedestal pela base para ele ficar no nível dos outros seres o que fez com que ele caísse. Então na arte contemporânea ele teve que inventar um jeito de chamar atenção, por isso os palitos de fósforo que parecem meio estranhos. E na escultura aconteceu essa evolução mesmo porem não com a historia que contei né. Antigamente todos os trabalhos possuiam um pedestal o que o afastava de seus observadores, na modernidade o trabalho se aproximou mais do seu publico ao substituirem o pedestal pela base e as formas deixaram de ter aquele realismo tecnico de antes e na contemporaneidade, a base foi tirada e a forma de trabalhar mudou.



Coiote DEP 3 2003 (lã sobre isopor) escultura



  Falcão DEP 3 2003 (lã sobre isopor) Relevo. Este trabalho me atrai muito e o resultado foi muito interessante.


      

Apos formada fiz outro curso em 2008 e ele possuia a materia optativa de ceramica que nao resisti e fiz novamente. Dele surgiram estes trabalhos.
  Como desta vez era apenas uma oficina para "aprender" a modelar com argila sem compromisso com nota, os trabalhos fluiram espontaneamente de acordo com o momento que eu estava. Obs: Coloque uma caneta de retroprojetor para terem noçao do tamanho das novas peças.



  Esta carinha me faz lembrar Salvador Dali e eu a fiz apos fazer um tronco masculino, vai ve que foi o complemento dele :)



  A escultura a cima foi deita lembrando uma baiana com seu tabuleiro acho que na hora fui influenciada pelas bonecas namoradeiras e virou isso.
 





  Esta é uma unica escultura porem tirei 3 fotos dela para sugerir como ela é em seus 360 graus. Acho que fiz esta com lembrando dos totens para treinar minha visão de modelagem por completo e nao apenas "um lado" do barro

 

     Ah esta é facil, foi para exprimir a figura do olho que amo tanto e fazer uma brincadeirinha co  a forma: É um olho ou um pato.


 




     


quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

SOBRE MEUS TRABALHOS (caderno de desenho)

   Estes são desenhos que serão mostrados abaixo foram feitos tanto em cadernos de desenho como em pequenos pedaços de folhas de papel; são mais de oito cadernos. Comecei a registrar meus desenhos próprios a partir de 2003 quando um professor de desenho do 3º período falou sobre a importância de sempre andar com um bloco para registrar ideias do momento. Entretanto a ideia de registrar desenhos me acompanha desde 1998 quando eu já possuía uma pasta de desenhos copiados com um intuito de repeti-los constantemente e assim aprender a desenha-los. Pasta esta que foi perdida durante uma mudança de cidade que fiz em 2001).

    O material destes cadernos é feito sem o compromisso de serem bem nítidos/ reais ou perfeitos. Nele guardo muitos esboços de animações e desenhos que podem ser repensados.

    Fazer Desenhos e guarda-los faz com que acompanhemos a evolução de todo nosso trabalho. Com esta coletânea também podemos perceber o que fica recorrente e de certa forma nos compreendemos melhor  (Esta frase minha acrescentei em 2011)

É logico que aqui vou por os melhores né :)

Rosto a lápis  Tamanho: 200x280, lápis s/ papel, 2007



Monges. Tamanho: 200x280, lápis s/ papel, 2007.



Pássaro humano/Human bird - 200 x 280 cm. Este é um dos meus desenhos recorrentes.
                                                                   


"Caipira", Carvão s/ papel, 200x280, 2007



"Flor"/Flower", lápis de cor s/ papel, 200 x 280 cm, 2007




"sereia", técnica mista s/ papel 200 x 280cm, 2007



"Beijos ao mar" lapis de cor s/ papel, 200 x 280 cm, 2007


            "Carro" Este é meu carro, pois foi eu que o criei. Como a folha já estava usada as letras se incorporaram ao meu trabalho dando um toque a mais.



"Casarão/Mansion" 280x200 cm


    Este desenho foi feito no box enquanto tomava banho e como gostei da imagem, passei carvão do outro lado do vidro e fotografei para guardar o desenho de recordação.

                                      


   "Castelo japonês/Japanese castle" A historia deste é boa. Um dia ao olhar para a mesa da faculdade haviam um desenhado um templo japonês lindo e eu morri de inveja daquele que desenhou; então ao chegar em casa, tentei ao menos desenhar algo parecido (nem cheguei aos pés), porém fiquei contente com o resultado. Esta percepctiva ofereceu uma profundidade a imagem dando a impressão de ser um lugar bem tranquilo e perfeito para a contemplaçao e meditar.
                                               


    "Frutas/Fruits" Esta é uma observação de uma maçã e uma pera que ficaram muito bem feitas (gostei muito viu. No desenho superior usei pastel seco e no inferior pastel oleoso (obs: o pastel nao é de comer nao tá [:)]). Comparando as duas tecnicas, o desenho em pastel seco fica muito mais realista e melhor acabado que o pastel oleoso. Este por sua vez, proporciona mais expressividade ao desenho.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

SOBRE MEUS TRABALHOS COMPUTACIONAIS

   Insetos desenho no Corel Draw
  
Nesta postagem estao meus trabalhos feitos em Photoshop e os trabalhos desenhados no Paint, divididos em duas partes. Isso porque o processo de criação ocorre de maneira diferente dependendo da tecnica, isso sem fugir do meu estilo de trabalho
  • Photoshop
    Estas imagens realizadas no Photoshop são composições feitas e montadas utilizando figuras capturadas da internet ou de objetos/animais scaneados. Tenho percebido nestes trabalhos computacionais a presença do humor ou ironia. A ideia parte de uma expressão na imagem ou de um acontecimento que assisti ou ouvi falar sobre.
    Cara de Asas (Quando fazia monitoria na sala de computador achei uma mariposa morta que escaneei e das asas dela fiz este desenho. Os olhos são de uma imagem de tucano) (Criada no Photoshop)


    Este Coelhisirimujo é a mistura das fotos de: coelhos que tirei da criação da minha avó, de um siri morto que achei na praia e de um caramujo gigante que encontrei na minha avó. (Criada no Photoshop)


    Esta é a mariposa que scaneei e a identifiquei com o símbolo da morte saindo do inferno por isso a foice e as lavas :). (Criada no Photoshop) Ela resultou em uma animação em Flash


    Montagem com imagens da internet e um desenho meu feito no paint no caso é o personagem que está imagem no canto a esquerda. (Criada no Photoshop)


    Esta árvore tem história e serviu para uma animação que fiz. Ela partiu de um desenho que fiz em 2002 no início da faculdade e minha colega me deu esta idéia que acolhi. (Criada no Photoshop)


  Esta foi uma montagem no Photoshop com imagens pegas da internet (curtiram a cara do garoto ???)


   Este é um tipo de montagem que gosto de fazer por questionar bem. Olha o que a mão está querendo pegar da boca da vaca, você seria capaz de querer fazer isso???)


  •  Paint
     No álbum estão alguns dos meus trabalhos criados, desenhados diretamente com mouse, nos programas Paint Brush e Photoshop. Os que foram realizados no Paint variam entre criação e observação. A maioria deles foi feita a partir de um esboço realizado com os olhos fechados e que depois de "terminados" os rabiscos, procurei trabalhar imagens interessantes presentes nos riscos realizados apagando as linhas "desnecessárias", mesmo assim mantendo a estrutura do esboço do qual eles partiram.

Obs: Gosto muito das cores usadas que possuem grande luminosidade.

    Alguns desenhos que faço surgem através dos erros e este foi um deles. Aqui tentava desenhar o personagem de desenho animado Inuyasha e saiu isso: Paint


    Partindo de um esboço feito de olho fechados, acabei desenhando esta imagem. O desenho é bem humorado por sinal pois onde já se viu tartaruga olhar no espelho e fazer a barba hein?!?!? (Paint)

   Imagem tambem criada a partir de rabiscos no Paint

                                            

    A imagem em preto e branco foi criada para ser um pano de um baralho de xilo na faculdade e a proposta foi descartada em compensação serviu de esboço para a cerâmica Deusa Urubu (única cerâmica feita partindo de desenhos) este foi um dos motivos que eu a repeti colorindo-a. (Criada no Paint)


    Esta figura serviu para a realização de uma xilogravura em preto e branca (uma das minhas melhores por sinal). (Criada no Paint)


   Esta imagem surgiu a partir da observação da minha impressora que achei muito parecida com um cachorro e esta aí o resultado. (Criada no Paint)



    Estas são minhas duas imagens preferidas desenhadas no paint (tanto no uso da cor e na precisão dos desenhos) partiram do mesmo esboço:















   Imagem foi utilizada para fazer uma animação presente no meu vlog. (Criada no Paint)

domingo, 6 de janeiro de 2008

SOBRE MINHAS AQUARELAS


   Fui aprender a tecnica da aquarela extra-classe e foi amor a primeira vista; me encantei pela transparencia e o efeito visual que esta tinta proporciona

  • Aquarelas:  
   Nos trabalhos aqui presentes, variam entre observação e criação. Identifiquei-me bastante com a técnica da aquarela por dela possuir transparências interessantes, ser um trabalho com bastante leveza além de possuir cores luminosas.

      Estes três trabalhos da foto foram feitos em um curso de aquarela:
  • 1ª imagem  - A foto da menina eu fui fazer a observação da minha colega japonesa e a professora, advertiu sobre a posição dos olhos dai consertei e não consegui mais pegar as feições da minha modelo e o pessoal acabou achando este desenho parecido foi comigo.

  • 2ª imagem  - Foi o desenho de observação da vista da Igreja perto do curso que acrescentei uma montanha baseada na que foi feita por Paul Cezanne (influência da reprodução de suas aquarelas eu que tinha acabado de ver)
 


3ª imagem - Foi um trabalho imaginário lembrando uma ilha tropical.

                                   

    Esta imagem foi a reprodução de uma garrafa de detergente com um pote de requeijão em cima que achei interessante a composição:


     E esta foto foi a imagem que imaginei ao ver o pote de requeijão na garrafa de detergente descrita acima.

    Desenho feito através da observação de um faisão e uma hortência

    SOBRE MEUS TRABALHOS (Cerâmicas da faculdade)

         Aqui estão alguns dos meus trabalhos que fiz durante os dois semestres da disciplina de cerâmica. na faculdade. Nestes trabalhos foi percebida a presença constante de uma sinuosidade. Ela lembra algo em crescimento, ressurgimento ou o rastejar de uma serpente. E isto pode ser encontrado até nos traços dos meus desenhos que são bastante orgânicos.

        Os trabalhos com o barro são mais espontâneos, ou seja, feitos com mais liberdade porque as imagens são construídas no momento do contato com o material e não antes de fazê-los. Por isso não partem de esboços. Os desenhos feitos é que partem das figuras prontas. Todos estes trabalhos foram realizados durante o período de faculdade. Trabalhar com o barro ajuda muito a exercitar a imaginação, a capacidade de lidar com o improviso e a noção de tridimensionalidade (altura/largura/profundidade). Mesmo assim, não utilizo mais o material apesar de ter gostado bastante. As esculturas não possuem um acabamento refinado.

        Esta é minha 2ª deusa Urubu já que tinha feito outra maior em cerâmica 1 e foi jogada fora por ter acabado o semestre:



    Técnica engobe: Pinta-se primeiro a peça para depois queimar o barro. Ano de 2007

       Exoesqueleto Ano de 2006 (Peça sem pintura feita em Cerâmica 1)


        Pessoas ramificadas (a menor é a maquete e a maior é a peça propriamente dita, se bem que a maquete ficou melhor que a original :))  Feita em cerâmica 2 Ano de 2007 Técnica esmalte (faz a peça e leva ao forno depois pinta-se e queima novamente).


       Planta ramificadas (a menor é a maquete e a maior é a peça propriamente dita) Feita em cerâmica 2 Ano de 2007. Técnica esmalte


    Dragão Octopode(8 patas)

     
       Aqui se encontram reunidas em apenas 1 foto a maioria das minhas ceramicas e uma escultura de gesso

                                                             
        Estas são algumas das minhas esculturas e cerâmicas, no caso apenas as menores, feitas na faculdade durante os dois semestres de ceramica (mesmo gostando não trabalhei mais com isso apenas desenho por achar mais "fácil" e "prático").

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