Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 10 de julho de 2012

CINEMA DE ANIMAÇAO

   

   O assunto de hoje do blog é cinema de animação. Primeiro vou falar com minhas palavras o que sei sobre o tema e em seguida postarei textos pesquisados para dar mais embasamento"garantia" ao que esta sendo tratado.
    A animação é um conjunto desenhos feitos quadro a quadro e transmitido a tamanha velocidade que estes quadros parecem ter movimento aos nossos olhos (varia de 12 quadros por segundo ou mais).
     Ela pode ser tradicional, ou seja, feita manualmente ou digital feita no computador, ser bidimencional (2 dimensoes:largura e altura) ou tridimensional (3 dimensoes: altura, largura e profundidade gerando o volume) e possui vários tipos.
  • Animação de recortes: Aqui desenhos sao recortados e a pessoa os movimenta.

  • Animação de Fantoches: É o teatro de marionetes ou mamulengo.
  • Teatro de sombras que vem la da china.
    O que se destaca nestes tres metodos a cima é a manipulaçao de objetos feita pelo homem havendo uma maior aproximaçao publico peça

    Stop-motion termo em ingles que indica para e movimenta. Neste estilo, o animador vai fazer um movimento na imagem filmar em seguida mudar outra peça ou fazer outro movimento fazendo uma alteração na cena para novamente voltar a gravar a cada nova mudança. O stop-motion pode ser feito em qualquer suporte (quadro de areia, papel) e com qualquer material (massinha, moveis, objetos) .
  Um dos destaques da animação mundial foi Norman Mclaren que mesmo em uma epoca em que nao havia tanta tecnologia como hoje, ele testou e se destacou em vários tipos de animações, inovando o estilo.
 
(Pesquisado )
  O cinema de animação compreende o desenho animado, a animação de bonecos, a animação de fotos e a recente animação computadorizada. O que caracteriza a chamada oitava arte, é o fato de não fazer-se uso de atores nem de cenários naturais. Sua origem remonta as antigas experiências com sombras chinesas e aos aperfeiçoamentos introduzidos na lanterna mágica durante os séculos XVII e XVIII. Mas foi só no século XIX que as teorias puderam ser levadas à prática (devido ao grande avanço da fotografia). Na década de 1920, Walt Disney compreendeu o grande partido que poderia tirar de uma arte nova e em crescente popularidade. As bases de uma "fábrica de sonhos" para as crianças e adultos foram lançadas em 1926, quando Mickey - o camundongo antropomorfo - fez sua estréia nas telas. O cinema de animação é totalmente construído através de desenhos, fotos ou bonecos. 
    A idéia de movimento, ou seja, a animação, é dada pela reprodução rápida (24 quadros por segundo) das imagens estáticas, em posições ligeiramente diferentes uma das outras.   
  Durante muito tempo, o cinema de animação foi voltado para o público infantil nas antigas sessões zás-trás de cinema, às 10 da manhã de Domingo, ou nos horários infantis de televisão. Hoje faz-se animação também para adultos. O traço de animação pode se manifestar de várias formas: com a inclusão de pequenos desenhos animados, pela inclusão de um ou mais personagens de desenho, pela animação de bonecos e pelas trucagens que fazem personagens voarem, jogarem bola com a Lua, desaparecerem como fantasmas, etc. 
   A introdução dessas animações leva à quebra do ilusionismo criado pela imagem cinematográfica e recoloca o problema da ficção em seu devido lugar, além de introduzir o elemento lúdico, o inventar possibilidades descabidas, o manifestar desejos mágicos. 
 Fonte: http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/fis/equipes/cinema/cinemanimacao.html

Técnicas de animação

 fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o

Proxima Postagem: 17/07 Arte é individuo e nao coletividade
TV Western storyboard example
 Este é um storyboard retirado do site:http://accad.osu.edu/womenandtech/Storyboard%20Resource/.. O Storyboard (historia em prancha/prancha de historia em portugues) Ele é o rascunho e o roteiro visual da animação e pode ser visto como a propria animação sem movimento, pois é nele que esta contido todo conteudo principal do filme a ser criado (nao precisa rser rigorosamente iguais) mas o storyboard é quem vai ditar os parametros que serviram de guia da historia para que ela nao se perca

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...