Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

RESTAURAÇÃO VAI MUITO ALEM DA PACIENCIA. HÁ MOMENTOS DE PEDREIRO TAMBEM

      Quando pensamos em restauração, associamos, na maioria das vezes,  com uma profissão que exija muita paciência-detalhista e esquecemos que ela não se resume a isso. Primeiro, restauração pode ser de moveis, de casas, de objetos, ou seja, restaurar é trazer algo  restaurado a vida e/ou a funcionalidade e isso inclui mexer na parte estrutural da obra também. Dentro do curso que fiz de restauração de escultura de madeira, papel e pintura em cavalete, a matéria que era mais "delicada" entre todas era a de papel que exige muita destreza com os materiais alem de um olho clínico milimétrico e mesmo assim trabalhávamos carregando baldes ou usando a prensa que necessita de muita força para ser movimentada.
  Ao dizer que esquecemos o outro lado, é porque as vezes, temos que ser pedreiros ou pintores; subirmos em andaimes o que exige o uso de materiais de segurança, usamos venenos e produtos altamente tóxicos que precisam ser usados com cautela para nossa saúde não correr risco fora os fungos que vem junto com as peças nas quais manipulamos e respira-los causa vários tipos de doenças.
Tanto é, que fiz uma pequena apresentação esquemática do curso usando fotos minhas feitas durante o tempo de estudo.

 Em nosso laboratório                              fazemos limpeza total            chegamos as vezes a lavar e a passar 





    Geralmente temos que ser carpinteiros, marceneiros, pedreiros alem de fazermos descobertas na bruta (com raspagens a base de bisturis )


Aprendemos a ser fotógrafos e levar nossas obras para tirarem radiografia










    
    

Também nos fazemos por culinaristas ou cientistas cientista que misturam trabalham com proporções, química, biologia.



    Para isso temos que usar o material necessário: luvas, jalecos e mascaras e qualquer outro que precisar. Tudo para manter nossa segurança total


    Também realizamos operações complicadas com nossos pacientes, e lidamos com situações e casos delicados que as vezes (para não dizer todas) também podem nos fazer mau/ são eles fezes de Insetos xilófagos (foto da direita), fungos e outros destruidores de peças/coleções



     Preenchemos lacunas porém não tornamos nada novo
 

     


E ainda temos que disfarçar rasgos para depois cortas tudo certinho

E vamos as alturas literalmente para conquistamos nossos objetivos

  

   Este link é de um trabalho em que uma colega de turma atuou. Preste atenção no que a restauradora chefe fala sobre o processo desta igreja e que serve de exemplo para todo trabalho feito em restauração.


  Esta é mais uma das postagens do blog, ate a próxima

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...