Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 23 de abril de 2013

POR QUE NAO SE PRESERVA NOSSA HISTORIA?

   O texto de hoje tem a cidade de Fortaleza como foco de atenção porem na pratica o sentido pode ser aplicado a muitas cidades brasileira e é exatamente por isso que esta sendo postado aqui.

Fortaleza (CE) – Por que não se preserva a nossa História?

Para autoridades e especialistas, falta uma cultura de preservação por parte da população de Fortaleza. Futuro da Capital será debatido hoje no Fórum Adolfo Herbster.

Na Jacarecanga (e), casarões antigos, como a Escola de Artes e Ofícios (c), convivem com novas construções. No Centro, o Sobrado Doutor 
José Lourenço (d) é exemplo de preservação. Foto: Edimar Soares

Apreservação do patrimônio histórico de Fortaleza está na pauta do desenvolvimento da Cidade. Casos recentes de demolição de prédios antigos – como o bangalô azul, a Chácara Flora e a antiga sede do Hospital Mira y Lopez – levam a Capital a refletir sobre o modelo de desenvolvimento urbano que está sendo adotado.

Para especialistas ouvidos pelo O POVO, o problema é a falta um espírito de preservação da História no fortalezense. “Precisamos disso urgentemente”, alerta o professor do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC) e articulista do O POVO, Romeu Duarte.

O coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Alênio Carlos Noronha Alencar, considera que a falta de uma disciplina sobre patrimônio histórico no currículo escolar é uma das raízes que explicam o desprezo de boa parte da população pelos prédios antigos.

A situação também é vivida por cidades consideradas modelos de preservação da História. “Em Recife, a população, de um modo geral, associa o seu patrimônio histórico à coisa velha, ultrapassada, que atrapalha o desenvolvimento da cidade. Isso, em parte, vem de uma formação modernista, onde o passado precisa ir embora. Se possível, sem deixar memória, para que o progresso chegue”, comenta o arquiteto e urbanista Zeca Brandão, coordenador do Núcleo Técnico de Operações Urbanas (NTOU) do Governo de Pernambuco. (...)
  
Cidade e patrimônio
Outro problema é a falta de sensibilidade da iniciativa privada, que, de maneira geral, não leva em conta a preservação em novos projetos. Também é necessário garantir o uso dos equipamentos, sob o risco de eles continuarem desprotegidos mesmo quando tombados. “Os órgãos de preservação não ajudam ao assumir uma postura ‘xiita’ na defesa desse patrimônio. A cidade é um patrimônio em permanente construção e precisa apresentar um certo grau de flexibilidade para se adequar às transformações”, defende o arquiteto e urbanista Zeca Brandão.

Entenda a notíciaAdolfo Herbster é o arquiteto responsável pela confecção da primeira planta detalhada de Fortaleza, em 1859. Outro material produzido por ele, em 1875, serviu de base.

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...