Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 29 de maio de 2012

ARTE POSTAL


   Nos anos 60, muitas correspondências eram trocadas por artistas plásticos, nas quais compartilhavam criações entre si através do serviço de correios. A impressão artística era estampada no envelope através de colagem, fotografia e selo.

     Mundialmente é conhecida como “mail art”, ou Arte Postal, nesta época, Ray Johnson criou a Escola de Arte por Correspondência, em Nova York, nos Estados Unidos. Ray Johnson costumava escrever uma carta na frente e no verso do envelope, quebrando a privacidade de seu conteúdo.
     Muitos artistas, além de usarem envelopes vazios, também colocavam obras de artes dentro dos envelopes customizados, dentre as obras enviavam colagens, pinturas, gravuras, fotografias, montagens, vídeos, carimbos, textos, entre outras expressões.
      Portanto a arte postal não está atrelada somente a uma linguagem ou técnica artística. A arte postal é aquela que utiliza o correio como suporte e veículo para disseminação de um conteúdo artístico, surgida como alternativa aos meios tradicionais de exposição da arte.
       No Brasil, a Arte Postal amadureceu na época da ditadura, podemos citar como nossos artitas expoentes o pernambucano Paulo Bruscky, que organizou em 1975, em Recife, a I Exposição Internacional de Arte Postal, censurada pelo regime militar.
     Nos fins dos anos 80, esta arte perdeu força. Nos anos 90, com o advento da internet comercial, a Arte Postal passou a ser utilizada sob uma nova visão de participação através do e-mail e dos sistemas de compartilhamento de opiniões.

Fontes
http://www.oktiva.net/oktiva.net/1321/nota/16532
http://educacao.uol.com.br/artes/arte-postal.jhtm

   A arte postal sobrevive ate hoje assim como toda arte que começou antes das novas midias, é claro que diminui-se a quantidade de particiantes porem nunca acaba pois neste meio há espaço para as diversas linguagens.
   Eu tambem participo deste tipo de arte e quem quiser fazer parte do grupo ou apenas conhece-lo basta acessar:

http://redeartepostal.blogspot.com.br/

   Aqui todos os participantes possuem seu endereço de e-mail preservado, somente a organizadora é que tem acesso a ele. Sendo assim, um tema é dado e enviamos nossa arte imagem ou poesia para uma caixa postal comum e a partir dais cartas sao enviadas aos seus destinos. O tema é mensal e a pessoa pode escolher e fazer quantos quiser para serem enviados a pessoa escolhida. O interessante é que com o tema proposto, se voc nao sabe sobre ele, isto te incentiva a pesquisar alem da troca de trabalhos na qual voce acaba conhecendo pessoas novas ou formas diferentes de se expressar diferente da sua.

 Aqui vao exemplos dos postais que enviei e que recebi juntamente com o tema:

Expressões em latim mes de dezembro
expressao Malleus Malificarium= livro do martelo das bruxas) frente e verso e a expressao Vade Mecum (Vem comigo) frente e verso


 













Caprichos e relaxos


 Mes das mulheres (março) e O movimento representado pela imagem/palavra (abril) 





















postais recebidos: palavra em movimento (abril) caprichos e relaxos

                  


Proxima Postagem: 12/06/2012 Releitura de imagem


Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...