Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 20 de agosto de 2013

IMAGENS, MEMORIA E A ERA DO EUspetáculo

 O texto de hoje, trata da evolução da fotografia e o ponto em que ela se encontra hoje. É um texto reflexivo para todos ja que estamos no mes da fotografia...

Imagens, memória e a era do EUspetáculo

 Desde o tempo das cavernas as imagens nas paredes sempre nos quiseram dizer coisas.
camphoto 
A fotografia foi uma evolução natural de capturar momentos e significados.

Antigamente índios evitavam ser fotografadas para que não roubassem suas almas.

A intenção das fotos sempre foi mesmo a de parar o tempo,  revelar emoções e registrar uma faísca de vida, de sentimentos, pessoas ou acontecimentos.

Junto com as câmeras e equipamentos evoluímos para cores e movimentos. O cinema nunca deixou de ser uma projeção acelerada de fotogramas, e agora filmamos com facilidade e rapidez.

Das revelações em chapa, filmes e polaroides, chegamos à era digital dos celulares e instantâneos na rede social via instagram e outros. Filmamos tudo, fotografamos tudo.

Se antes vivíamos os acontecimentos e depois os guardávamos e os revivíamos em álbuns, agora ultrapassamos isso. Vivemos e fotografamos o momento, no mesmo instante.  Ou até antes. O que gera até uma certa angústia digital.

Temos que compartilhar em segundos e também consumir a memória dos outros, aos milhares e milhões, como zumbis carnívoros de imagens.

Conseguimos viver assim cada instante ou só tentamos correr mais que a própria vida? Cuidado com o fascínio repetitivo dos espelhos. Do Euspetáculo generalizado onde o clique parte de um umbigo e fica multiplicado em autoimagens que nada acrescentam.

Precisamos reviver o poder das imagens e dos momentos a nosso favor. 

Fotografar é desvendar e perceber o mundo na forma que ele é, e não do jeito que queremos. A boa fotografia sempre contará uma história, por si só.

Se a imagem for sincera será perfeita e não precisará de retoques, nem filtros, nem photoshop. Grandes fotógrafos sempre falaram de momentos mágicos, em que uma cena perfeita está ali, pronta para virar uma imagem.

Nestes tempos digitais nunca foi tão banal gerar imagens. Faça disso um exercício e não mais um espelho.
Olhe para dentro e para fora, olhe bem em volta, e aprenda a clicar com olhos e coração.

Roberto Tostes é consultor de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico, publicitário, escritor e colaborador dos blogs Webinsider, PontoMarketing e Popmídia Talentos. Twitter: @robertotostes - Web: robertotostes.com

  E sobre meu acrescimo digo: As vezes vamos em um lugar e queremos tanto registra-lo que esquecemos de percebe-lo com nossos olhos afinal de contas temos que vivenciar o momento por inteiro ja que a fotografia nao consegue guardar as experiencias que aquele lugar nos proporcionou e se o visitamos/registramos apenas para dizer que fomos la o que vamos guardar dele na memoria ao olhar estas fotos?  


Fonte http://www.popmidia.com.br/talentos/imagens-memoria-e-a-era-do-euspetaculo/

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...