Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ORAÇAO DO ARTISTA

Dia do Artista Plástico
8 de Maio

Oração do Artista 

 Senhor! Tu que és o maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações,
abençoa meu talento e as minhas obras.
Maravilhoso é o dom que me deste na louvada missão
de servir-te com alegria e de exercer o meu trabalho com amor e dedicação.
Por isso, agradeço-te por permaneceres sempre comigo.
Mesmo incompreendido ou diante de desafios
quero sustentar em minha vocação a energia de vencer
e realizar meus projetos no imenso cenário da vida.
Dá-me equilíbrio entre razão e emoção
humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.
Inspira-me, ó Mestre, à criação do belo e do novo.
Protege também todos os artistas em suas carreiras e gêneros.
Fazei com que minhas obras contribuam para a construção de teu reino e que eu prospere, seguindo teus desígnios,pelo caminho glorioso da Arte.
Amem

Tempo e Artista
(poesia de autoria Chico Buarque de Holanda e copiado de uma comunidade do orkut)

Imagino o artista num anfiteatro
Onde o tempo é a grande estrela
Vejo o tempo obrar a sua arte
Tendo o mesmo artista como tela

Modelando o artista ao seu feitio
O tempo, com seu lápis impreciso
Põe-lhe rugas ao redor da boca
Como contrapesos de um sorriso

Já vestindo a pele do artista
O tempo arrebata-lhe a garganta
O velho cantor subindo ao palco
Apenas abre a voz, e o tempo canta

Dança o tempo sem cessar, montando
O dorso do exausto bailarino
Trêmulo, o ator recita um drama
Que ainda está por ser escrito

No anfiteatro, sob o céu de estrelas
Um concerto eu imagino
Onde, num relance, o tempo alcance a glória
E o artista, o infinito.

SOBRE CORES

  • A ESTRUTURA DAS CORES

     A estrutura da cor é dividida duas estrutura: a física e a psicológica. A estrutura física se subdivide em:
*matiz, que é o que faz uma cor diferir da outra
*luminosidade: componente que provoca alteração nas cores entre claro e escuro
*saturação, que produz várias nuances de acordo com a pureza e intensidade da cor.

    A estrutura psicológica relata a sensação inconsciente que a cor traz para o homem. A temperatura traz a sensação de que determinada cor é quente, fria ou morna. O contraste sucessivo traz a sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto. Dimensão traz a sensação que a cor aproxima e distancia. Peso e tamanho traz a sensação que as cores escuras são menores e mais pesadas que as cores leves. No sabor, as cores quentes estimulam o apetite.

   Em pesquisa realizada com 236 pessoas da Ásia, África e Europa, foi constatado que as mulheres percebem mais as cores do que os homens. Os pigmentos responsáveis pela absorção das cores, chamados opsinas, estão presente no cromossoma X. A mulher possui dois X enquanto o homem possui um só, e isso faz com que a mulher tenha duas cópias de opsinas.

Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

A PERCEPÇÃO DAS CORES

     A cor é percebida através dos cones na nossa visão. Existem no olho cerca de seis milhões de cones e a ausência ou deficiência dos cones causa o daltonismo. A cor representa uma percepção para o cérebro e o estimula a diferenciar uma cor da outra. Assim, o cérebro aprende a corrigir a cor dos objetos, ou seja, se usar um óculos escuro, ao tirá-lo o cérebro mostrará tudo escuro por um tempo até que perceba que deve deixar a correção.
  Pesquisa realizada por um laboratório de cores mostrou que as pessoas julgam subconscientemente uma outra pessoa, um ambiente ou um objeto pela cor. O emocional liga a cor a uma determinada situação:

- Vermelho; perigo, quente, excitante, sexo.
- Azul; masculino, frio, calmo, estável.
- Branco; puro, honesto, frio.
- Pastel; feminino, sensível, delicado.
- Laranja; emoção, positivo.
- Negro; morte, poder, autoridade, seriedade.
- Rosa; feminino, quente, ardente.
- Verde; natureza, conforto, esperança, dinheiro.
- Amarelo; sol, calor, calma, tranquilidade.

    Há pessoas que possuem deficiências para perceber as cores, essas atingem mais homens que mulheres. O fato de o homem possuir um só cromossomo X faz com que o número de deficiência seja grande, já nas mulheres, por possuir dois cromossomos X, é necessário que os dois cromossomos estejam defeituosos para que sua visão seja afetada.

Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

     Meu resumo dos textos acima: 
     
Texto 1:
A cor emite nos vibrações que a percebemos através do nosso cérebro interpretando-as de acordo com o lugar e a cultura que vivemos. Exemplo: Os esquimós são capazes de reconhecer várias tonalidades de branco por terem nascido num país gelado onde a cor branca é predominante. Nós, brasileiros, então vemos vários verdes e amarelos por causa do nosso clima tropical. O Preto para nós significa morte porém há lugares que preto simboliza a vida; isso varia de acordo com a cultura.

    Texto 2: Existe o homem e a mulher e o que define isso são nossos cromossos; xy para homem e xx para mulher. Para complementar no nosso cérebro existem as células chamadas bastonetes que detectam o preto e o branco já por causa dos cones conseguimos enxergar as cores. Então, o ser humano enxerga cor por causa dos cones, é mais fácil um homem ter problema de cor do que a mulher devido ao seu unico cromossomo x que por se duplo na mulher a facilita de ser mais sensível as variadas cores.

    A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom*, a saturação* e a intensidade* da cor.
   O tom da cor é faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.
As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.
  • Cores Primárias
     As cores primárias são: vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
  • Cores secundárias
    As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja.
     O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.

  • Cores terciárias
     As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores. O marrom é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
  • Cores neutras
     As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.

*tom: é o que define a cor: amarelo, azul vermelho
*saturação: se a cor é misturada com preto, branco ou se é pura
* intensidade: é a variação da mesma cor, se ela é mais forte, mais clara
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...