Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 24 de abril de 2012

"CONVERSA VAI, CONVERSA VEM... E A RELAÇÃO ESCOLA-MUSEU VEM À TONA DE NOVO""

   Este é um texto que retirei do blog repensando museus:

   Aproveito (...) para partilhar parte da mensagem que recebi da Zilá Regina Kolling, do Rio Grande do Sul (Pedagoga, ex-coordenadora do Museu Arqueológico do RS – MARSUL, em Taquara). Depois de problematizar em seu email o fato de as pessoas ainda acharem que Museu é para ser apenas “olhado” durante as visitas, Zilá, que trabalha atualmente em duas escolas, traz à tona as aproximações e distanciamentos entre as propostas museais e escolares, quando observa:
“(...) As vezes olho as crianças pequenas ou os adolescentes ocupados em alguma atividade que os interesse e penso.... Quando sairemos da escola compartimentalizada? Esclareço que sou defensora da intervenção, do diálogo, da construção da aprendizagem... Porém, acredito que algumas vezes devemos desafiá-los, levando-os a passear, a olhar com leveza e vontade ao redor, seja na rua, na floresta, no museu, e conceder-lhes um tempo de assimilação e acomodação que lhes é de direito. Em um momento adiante, não necessariamente, no outro dia, podemos estimular as conexões, as construções sistematizadas. Ainda que troquem a todo momento...sempre afirmava sua forma de educar...não existia uma escola totalmente separada de tudo... a escola pode fazer o papel de museu e vice-versa... não querendo realizar distorções, mas com uma boa mediação se aprende em muitos lugares... (...)”
    Sem dúvida é assunto infinito e sem resposta única. IMPORTANTÍSSIMO levarmos as crianças e jovens aos museus - mas sem esquecer que museu e escola, embora sejam ambos espaços educativos, são diferentes, não é mesmo??

Link sobre a visita do programa Cocoricó no museu do Ipiranga em Sao Paulo Curta musical Cocorico no museu

  A musica fala do museu como guardador de fatos do passado porem ele guarda o atual para ser lembrado depois tambem pois nem so de passado vive o museu.



Proxima postagem 01/05 PRESERVAR É VIVER TRES VEZES

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...