Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 14 de junho de 2016

FIZERAM ARTE NO MUSEU

selfie-2
ARTE  COMPORTAMENTO

FIZERAM ARTE NO MUSEU…

Cada vez mais o espaço do museu está sendo democratizado. O acesso à ele é cada vez mais fácil, o que é incrível. Sempre achei que a arte deveria ser para todos e não para a minoria elitista. Ocorre que esse processo de democratização da arte ocorre em paralelo ao advento das mídias sociais digitais e da selfie como principal ferramenta que caracteriza a nossa sociedade, no estilo adaptado da famosa frase de Descartes: “Faço uma selfie, logo existo” – a real seria: “Penso, logo existo”. Cada vem mais, pensamos imageticamente e deixamos as reflexões e as leituras de lado.
selfiestick_feb6_2015
Estamos indo ao museu não para apreciar as obras de arte, mas sim para apreciar nós mesmos diante delas por meio de cliques em smartphones. Sim, é a selfie que valida minha real intenção diante das obras e instalações artísticas. O sujeito não se interessa pela estética e pelo significado da arte em si… O que interessa é a quantidade de curtidas que ele vai receber ao compartilhar sua foto nas mídias sociais digitais.
 Fiz essa reflexão por causa do fato que ocorreu no último fim de semana, no Museu de Arte Moderna de São Francisco (EUA). Um adolescente de 17 anos deixou seu óculos, propositalmente, no chão de uma das salas de exposição do museu para ver o que acontecia. Muitas pessoas se aglomeraram e fotografaram a tal obra de arte, até então nunca mencionada.
naom_57471c94c6829
O jovem, TJ Khayatan, afirmou ao “BuzzFeed” que ele e seus amigos tiveram essa ideia após ver que algumas peças do museu surpreendiam o público além do que deveriam: “Nós notamos um urso de pelúcia enrolado num cobertor cinza e nos perguntamos se aquilo impressionaria alguém”. Para Khayatan, sua brincadeira não deve ser interpretada como uma condenação à arte contemporânea, mas sim, à forma como as pessoas ressignificam a arte em si.

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...