Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 19 de março de 2013

TRANSMISSAO ORAL DE TRADIÇOES ESTA AMEAÇADA

grio
Clique na imagem acima e escute a entrevista

    Por muito tempo, as tradições foram transmitidas oralmente, de geração para geração, por meio de contas, lendas e cantigas. A oralidade se tornou um meio de conexão entre o passado e o presente. Mas com a chegada da internet e com o avanço das novas tecnologias, essa forma de comunicação e ensinamento está ameaçada. Especial produzido pelo radiojornalismo da EBC discute a importância da conservação da tradição oral como ferramenta de transmissão do conhecimento. Confira a série de reportagens “Griô – a preservação das tradições orais”.

Você sabe o que é um griô?
De origem africana, ‘griô’ é um guardião da memória da história oral de um povo ou comunidade. A palavra é usada para designar as pessoas que têm a missão de receber e transmitir ensinamentos como um fio condutor entre gerações e culturas.

Cultura oral é desprezada pelo ensino formal
Mesmo com toda riqueza e diversidade da cultura popular, as escolas excluem de seus currículos o ensinamento da transmissão oral de tradições. O professor da Escola de Comunicação e Artes de Universidade de São Paulo (ECA/USP), Sérgio Bairon, diz que o país perde ao desvalorizar esse tipo de conhecimento, presente em inúmeras comunidades.

Jovens ajudam a resgatar tradição oral
Os griô aprendizes estão descobrindo as histórias dos mestres da cultura e reaprendendo a escutar na tentativa de se reconectar com o saber que pode ser transmitido pelas narrativas orais. Nessa busca, eles acabam por se encontrar e se reconhecer na ancestralidade das tradições transmitidas oralmente. Enteda a importância desse resgate.

Griôs são fontes vivas de ensinamentos
Para garantir a valorização da tradição oral e o ensino desse saber nas escolas, foi criado o Projeto da Lei Griô, que pretende implementar uma política nacional para o reconhecimento e incentivo da oralidade.

fonte original http://www.ebc.com.br/cultura/2013/02/transmissao-oral-de-tradicoes-esta-ameacada

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...