Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 12 de maio de 2015

(parte 2) INDICAÇÕES de FILMES E VIDEOS SOBRES ARTISTAS E ARTES (sempre sendo atualizada)



Antes de ir direto ao assunto deste post, gostaria de pedir desculpas pela parte 1 desta postagem, (INDICAÇÕES de FILMES E VIDEOS SOBRES ARTISTAS E ARTES). Ela começou a dar erros que impediam a sua correçao e consequentemente sua publicaçao e/ou atualizaçao. E isso me motivou a escrever a segunda parte e assim continuar atualizando os leitores com aquelas informaçoes. Quem se interessar a ler a parte 1 mesmo com os erros aqui esta o link http://lauraartes.blogspot.com.br/2007/11/indicacoes-de-filmes-e-videos-sobres.html. Esse erro vem ao colocar as imagens e um blog de artes sem elas nao fica o mesmo mas vou deixa-lo assim para poder atualiza-lo sempre

 INDICAÇÕES de FILMES E VIDEOS SOBRES ARTISTAS E ARTES


  •       Sunday in the Park with George ("Domingo no parque com George")


 Ficha Tecnica:
Ano 16 Jun. 1986, TV Episode  duração de 146 min 
Genero: Comedia, Drama  

Sinopse: 
Domingo no Parque com George é um musical com música e letra de Stephen Sondheim e livro de James Lapine. O musical foi inspirado pela pintura "Um domingo à tarde na Ilha de La Grande Jatte", de Georges Seurat. Um trabalho complexo em torno de um Seurat ficcionada imerso na concentração com um único pensamento ao pintar sua obra-prima e as pessoas em que a imagem, a produção da Broadway abriu em 1984.
O musical ganhou o Prêmio Pulitzer de 1985 Drama, dois prêmios Tony por design, inúmeros prêmios Drama Desk, o Olivier Award 1991 de Melhor Musical e do Olivier Award para a Produção Musical Outstanding de 2007. Tornou-se vários revivals principais, incluindo a produção do Reino Unido de 2005 06 de apresentado pela primeira vez na fábrica Menier Chocolate e sua subsequente 2008 Broadway transferência.


  • Moulin Rouge 
Ficha Tecnica: 
Inglaterra, 1952 Diretor: John Huston

Sinopse:
   O filme acompanha a vida do pintor Henri de Toulouse-Lautrec e suas andanças pela noite parisiense. Filho de um conde, o artista francês sofre um acidente na infância que deforma suas pernas, provavelmente em decorrência de uma distrofia. Já adulto, passa a frequentar o Moulin Rouge, onde bebe conhaque e se envolve com prostitutas, que são retratadas em suas pinturas e cartazes, morrendo aos 36 anos de alcoolismo e sífilis. O ator José Ferrer interpreta o artista.

  •    Os Amantes de Montparnasse (Les Amants de Montparnasse / Montparnasse 19)
 Ficha Tecnica:
França, Itália, 1958  Diretor: Jacques Becker

Sinopse:
Gérard Philipe interpreta o trágico pintor italiano Amedeo Modigliani em seu último ano em Paris, em 1919 (ele morreria em janeiro de 1920). Modigliani é apresentado à estudante Jeanne Hébuterne (Anouk Aimée), de família conservadora, que não aprova seu relacionamento com o pintor pobre e alcóolatra. Jeanne, que estava prestes a dar à luz pela segunda vez, se suicida um dia após a morte do artista. 

  •   Carrington - Dias de Paixão (Carrington)
Ficha Tecnica:
Inglaterra, França, 1995
Diretor: Christopher Hampton
 
Sinopse:O roteirista e diretor bissexto Hampton criou uma belíssima obra, que se concentra no relacionamento platônico e conturbado entre a pintora Dora Carrington e o escritor Lytton Strachey na Inglaterra vitoriana (ambos eram do grupo Bloomsbury, do qual fazia parte Virginia Woolf). Emma Thompson e Jonathan Pryce têm atuações impecáveis. Hampton ganhou o Grande Prêmio do Júri (concorria à Palma de Ouro) e Pryce,
o de Melhor Ator em Cannes de 1995.


  • Love Is the Devil: Study for a Portrait of Francis Bacon
 Ficha tecnica:
Inglaterra, França, Japão, 1998
Diretor: John Maybury
 
Sinopse:
A tensão sexual latente nos quadros de Francis Bacon (1909-1992) é explorada neste filme, que se concentra no relacionamento do pintor britânico com George Dyer (interpretado por um então desconhecido Daniel Craig), 30 anos mais jovem. A semelhança física do ator inglês Derek Jacobi com Bacon é um achado. Os herdeiros do artista não autorizaram que nenhuma obra fosse mostrada. Como narrativa, está mais próximo do Caravaggio de Jarman do que de cinebiografias mais convencionais.



  •  El Greco
 Ficha tecnica:
Itália, França, Espanha, 1966
Diretor: Luciano Salce
 
Sinopse:
Pelo cartaz ("O homem... a época... ambos pegando fogo... agora em filme!") já dá pra perceber que a obra não é das mais felizes. O ator norte-americano Mel Ferrer interpreta o famoso pintor renascentista, nascido Domenikos Theotokópoulos na ilha de Creta e falecido em Toledo, na Espanha. Uma nova cinebiografia do pintor, também intitulada "El Greco" e dirigida pelo grego Iannis Samaragdis, foi lançada em 2007.

  •  El Greco
 Ficha tecnica: 
Grécia, Espanha, Hungria, 2007
Diretor: Yannis Smaragdis
 
Sinopse
O filme mais caro da história da Grécia (6 milhões de euros) dá com os burros n'água ao optar por um formato convencional e arrastado para narrar a vida do pintor El Greco. Exibido na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2008, a obra conseguiu ser odiada com unanimidade. Roteiro, atores, direção, trilha sonora - nada consegue ir além da mediocridade, prestando um verdadeiro desserviço à memória e à obra do grande pintor da Renascença Espanhola.

Fonte: http://marcelonunesblog.blogspot.com.br/2011/07/filmes-sobre-pintores-50-60.html




  • Simon Schama's: the power of Art (O poder da arte)
Ficha Tecnica:
 De: Simon Schama
Realizadores:  Carl Hidmarch, Mark Harrison
Atores: Simon Schama, Adam Cole, Sandra Evans, Allan Corduner, Andrew Garfield, Christine Bottomley, HOLLYGALE MILLETTE, Mark HYDE, MERCEDES GROWER,  Carl Hidmarch, Mark Harrison, Andy Serkis / Allan Corduner
Duração 406 min
Ano 2006  

Sinopse: 
Tendo por base oito nomes incontornáveis do mundo da arte e oito obras-primas emblemáticas como "Davis segurando a cabeça de Golias", de Caravaggio, "Guernica" de Picasso, "A Conspiração de Claudius Civilis", de Rembrandt e "Auto-retrato" de Van Gogh, esta grandiosa série situa a arte no centro da grandes momentos da história da humanidade.Combinando a reconstituição dramática e uma fotografia espectacular com o estilo narrativo único e personalizado de Simon Schama, O Poder da Arte transporta o espectador para os intensos e obscuros momentos em que as grandes obras de arte foram idealizadas e criadas. Cada programa leva-nos a sítios onde apenas a arte pode ir: o vórtice dos mares assassinos de Turner, a atenção que Guernica despertou para os crimes nazis, os profundos campos de forças gravitacionais dos coloridos planetas de Rothka. Veja a impressão do polegar de Bernini no gesso seco da barba de um velho e a grande quantidade de pigmentos existentes nas telas de Rembrandt. O Poder da Arte é a história épica de uma força não revelada e uma hipótese de testemunhar o poder dos indivíduos que mudaram a nossa forma de viver o mundo. 

Fonte: http://marcelonunesblog.blogspot.com.br/2011/07/filmes-sobre-pintores-50-60.html
 
  • Carnival in Flanders

Genero:comedia historico romantico Duração  Ano 1935

Sinopse

  • The moon and sixpense 
    Ano de 1943
Obra adaptada da vida Paul Gauguin.

http://lounge.obviousmag.org/bienvenida/2015/02/30-filmes-para-entender-a-historia-da-arte.html


  • La hora de los Valientes
Ano de1998: 
Sinopse
representação do translado das obras de arte do Museo del Prado até Valência durante a Guerra Civil.

http://lounge.obviousmag.org/bienvenida/2015/02/30-filmes-para-entender-a-historia-da-arte.html

  • Goya in Burdeos
1999: adaptação dos últimos meses de vida de Goya. 

http://lounge.obviousmag.org/bienvenida/2015/02/30-filmes-para-entender-a-historia-da-arte.html


  • Renoir (2013) 
Adaptação da vida do pintor Auguste Renoir. 

http://lounge.obviousmag.org/bienvenida/2015/02/30-filmes-para-entender-a-historia-da-arte.html
 
  • Edvard Much

Ficha técnica
Titulo: Edvard Munch (Original)  Direção:Peter Watkins Ano:1974 (Brasil) Duração 174 minutos  Pais de Origem França

Sinopse:
Produção norueguesa sobre a história do grande pintor expressionista norueguês realizador de obras como "o grito", "a menina doente" entre outras obras

  • Chihwaseon 
Ficha Tecnica:
Titulo em portugues: Embriagado de Mulheres e de Pintura

Ano: 2002   Origem:Coreano Genero: Drama Duração:117 minutos
Direçao: Im Kwon-taek   Atrizes / Atores: Choi Min-sik, Ye-jin Son, Sung-kee Ahn, Yeo-jin Kim e Ho-jeong Yu.

Sinopse
 A meados do século XIX, Kim Byung -moon salva jovem Seung- se de ter sido espancado por mendigos. Seung -up faz um desenho para explicar por que ele queria bater. Kim cuidadosamente observa e percebe desenho talento do rapaz excêntrico. Este filme estreou no cinemas do Brasil e Portugal em 2002



  • Norman Rockwell: An American portrait
Ficha tecnica:
Roteiro: Mary Rawson  Gênero: Documentário Origem: EUA Duração: minutos
Elenco: Mason Adams, Erma Bombeck, Thomas S. Buechner, Robert Coles, Frank Deford, Stevan Dohanos, Ellen Goodman, Louis Lamone, Walt Reed.

Fonte: http://www.enterplay.com.br/filme/norman-rockwell-an-american-portrait-tv-612604.htm 

  • Abajo el telon 
Nessa obra Diego Rivera recebe a tarefa de pintar a antecâmera do Rockefeller Center, em um período complicado para os artistas.

http://lounge.obviousmag.org/bienvenida/2015/02/30-filmes-para-entender-a-historia-da-arte.html 

  • O Mestre da Vida

Sinopse:
John Talia Jr. é um talentoso e problemático estudante de artes. Ao conhecer Nicoli Seroff, um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, mas também da vida e quer ficar em paz.(Baseado em fatos reais)

http://7dasartes.blogspot.com.br/2012/10/lista-de-filmes-sobre-vida-de-pintores.html

  • Documentário - A Arte Urbana 

      Sinopse:
    A Arte Urbana é um documentário sobre o grafite ... destacando como através dele diversos grupos e artistas hoje presentes ... Realização da Filmes do BeM ...
  • Aquiles e a Tartaruga
http://www.fulltv.com.ar/images/peliculas/achilles-and-the-tortoise.jpgFicha Tecnica:
Titulo Original: Achilles to Kame  Ano: 2008 Origem· Japonês
Genero Comedia, Drama  Classificação Livre · Duração:119 minutos 

Sinopse:
Em " Achilles de Kame ", Kitano interpreta um artista talentoso, mas pobre apaixonado motivado e tem o apoio de sua esposa sofredora, que dá vida a Kanako Higuchi. De acordo com a Kitano: "Este é um filme sobre a complexidade do mundo da arte, mesmo as pessoas sem talento deve viver para qualquer coisa por aquilo que acreditam que vale a pena, de frente para a realidade. ". 


  •  Arquitetura da destruição
Ficha tecnica:
Título Original: Undergångens arkitektur  Gênero: Documentário | Guerra | Histórico Ano de Lançamento: 1989 Duração: 119 min País de Produção: Suécia   Diretor(a): Peter Cohen

Sinopse 1: 

 Arquitetura da Destruição foi consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.

Sinopse 2
O Documentário a arquitetura da destruição descreve a trajetória de Hitler e seus aliados durante a ascensão do partido nazista na Alemanha, bem como da eclosão da 2º guerra mundial. Mostrando que Hitler sempre sonhou em ser um grande artista, que após sua ascensão irá utilizar seus projetos arquitetônicos bem como suas teorias, negando consideravelmente a arte modernista. Dessa forma esse documentário relata como se dava a relação dos nazistas, com as obras artísticas existentes na Alemanha e nos países dominados. Destacando, entretanto o nacionalismo e a moral ideológica Alemã em uma época de grandes crises, em que o mundo se recuperava da 1º Guerra Mundial. Onde teóricos e representantes do nazismo, passaram a questionar a arte moderna, relacionando essa arte a grupos revoltosos, sublevadores como os judeus e os bolchevismo da Rússia. Nesta atmosfera o documentário descreve a posição da Alemanha nazista em relação às obras modernistas. Pois nesse período florescia na Europa diversas teorias raciais influenciariam Hitler, fazendo com que ele desenvolvesse uma política de não aceitação da grande maioria das obras modernistas, que segundo ele representavam deformações genéticas existentes na sociedade. O que despertou no regime nazista, um projeto de arte em que se desenvolveria uma nova perspectiva dentro dos projetos, urbanísticos e arquitetônicos das cidades. Assim este documentário trás importantes características da arte do governo Hitler. A qual dá grande enfoque na teatralização, e na grandiosidade, promovendo um nacionalismo coletivo a cada idéia defendida por Hitler e seus comandados.

Fonte 1 http://www.sinopsedofilme.com.br/mostrar.php?q=1184
 Fonte 2 http://www.filmesepicos.com/2011/09/arquitetura-da-destruicao-1989.html#.VdvN5X1e5to
 

  •  Mazeppa - A Lenda de uma Paixão
 Ficha Tecnica:


 Titulo Original: Mazeppa País: EUA Gênero: Arte Diretor: Bartabas Elenco: Brigitte Marty Miiguel Bose Eva Schakmundes
Ano: 1993 Duraçao 117 min


Sinopse:
Obcecado por cavalos, pintor do século XVIII junta-se a circo, para poder observar os animais de perto, e aprender novas técnicas com famoso treinador. Sua busca, porém, é maculada pela chegada de linda amazona que quer distraí-lo de seu objetivo. Inspirado em personagem criado por Voltaire.


  • “A Maldição da Mona Lisa”  

Sinopse 
A maldição da Mona Lisa é a história da revolução do mercado da arte, que começou com os Kennedy nos anos sessenta e se estendeu por todo o mundo. É a história de como foram criados os artistas "super estrelas" da arte. 

Fonte: http://filmow.com/a-maldicao-da-mona-lisa-t78330/ 

  • Crumb
 Ficha tecnica:
Título original: Crumb Ano: 1994 Tempo: 119min  Direção:  Terry Zwigoff

 Sinopse
Documentário que retrata a genialidade e o espírito transgressor do cartunista Robert Crumb, papa do movimento underground dos anos 70, nos Estados Unidos. Engraçado e ao mesmo tempo perturbador, o filme percorre seis anos da vida de Crumb e da sua família.  


Fonte: http://www.cinemenu.com.br/filmes/crumb-1994#ficha-tecnica


  • O Sonho de um Arquiteto ou A Barriga do Arquiteto
 Ficha tecnica
Gênero: Drama   Ano de lançamento: 1987   Duração: 118 minutos  Direção: Peter Greenaway   Elenco: Brian Dennehy, Chloe Webb, Lambert Wilson, Sergio Fantoni

Sinopse

Stourley Kracklite (Brian Dennehy), um renomado arquiteto norte-americano, chega a Roma com sua jovem esposa Louisa (Chloe Webb) para organizar uma exposição sobre o arquiteto francês Etienne-Louis Boullée (1728-1799). Em pouco tempo, Louisa se envolve com o italiano Caspasian (Lambert Wilson), co-organizador da mostra, e declara-se grávida. Kracklite, sentindo fortes dores de estômago, acredita estar sendo envenenado pela mulher e torna-se obcecado pelas barrigas dos imperadores romanos, imortalizadas na estatuária local. 

Fonte: http://www.cinemasonhoesaudade.com.br/filme/index/355/a-barriga-do-arquiteto

  • Verdades e Mentiras
 Ficha tecnica
 Título Vérités et mensonges (Original) Produçao: 1974  Dirigido por Orson Welles Duraçao 96 min Genero documentario 
  
Sinopse

F for Fake é um documentário ensaístico, um filme sobre a fraude, a mentira, nos seus vários ângulos. Centra-se na vida do famoso falsificador de arte Elmyr de Hory.Welles surge em vários locais, inclusive num restaurante, até numa suposta sala de edição, criando um filme dentro do filme.-

 - Todas as manhãs do mundo O Nome da Rosa


[Arte] Uma seleção de 50 documentários disponíveis no youtube, sobre grandes pintores do mundo e alguns períodos que marcaram a História da Arte. (Copia do face entao deixarei como esta sem ajustar o texto para esta postagem como os outros filmes citados anteriormente )

1) Bosch: https://goo.gl/DvQXZj
2) Blake: https://goo.gl/JGlxrI
3) Caravaggio: https://goo.gl/5gHrfG
4) Constable: https://goo.gl/7izb1N
5) Courbet: https://goo.gl/Pzr5kR
6) Delacroix: https://goo.gl/69eHQK
7) Degas: https://goo.gl/wQLwOU
8) Escher: https://goo.gl/DEurRS
9) El Greco (em espanhol): https://goo.gl/xRRfpt
10) Friedrich: https://goo.gl/ANnWU1
11) Frida (em espanhol): https://goo.gl/luTHNC
12) Gauguin: https://goo.gl/X0UOcW
13) Goya: https://goo.gl/Alup77
14) Hogarth: https://goo.gl/ZafU9q
15) Kandisky: https://goo.gl/b3eNnH
16) Klimt: https://goo.gl/y1JtVk
17) Leonardo da Vinci: https://goo.gl/nYXrwK
18) Leonardo da Vinci, o mundo:https://goo.gl/0ShgBa
19) Manet: https://goo.gl/Lrw2IT
20) Michelangelo: https://goo.gl/APKBcn
21) Miró (espanhol): https://goo.gl/livODG
22) Monet: https://goo.gl/B0NdxB
23) Munch: https://goo.gl/7ReTjF
24) Paul Cezanne: https://goo.gl/AsuRqw
25) Paul Klee: https://goo.gl/a8pboJ
26) Picasso (espanhol) : https://goo.gl/3cUyGr
27) Pissarro: https://goo.gl/ye6Jwx
28) Rafaello: https://goo.gl/dpQyvK
29) Rembrandt: https://goo.gl/Ej7cQT
30) Rembrandt, série genios da pintura:https://goo.gl/O5TjUu
31) Renoir: https://goo.gl/AopsqJ
32) Rossetti: https://goo.gl/wvurg6
33) Rousseau: https://goo.gl/RhRt88
34) Salvador Dali (espanhol): https://goo.gl/FUFkkw
35) Salvador Dali, biografia (espanhol):https://goo.gl/NJWPxo
36) Seurat: https://goo.gl/dDGu87
37) Turner: https://goo.gl/WUYXlY
38) Toulouse-Iautrec: https://goo.gl/ksOLVT
39) Van Gogh: https://goo.gl/r2KMFJ
40) Van Gogh, série grandes artistas:https://goo.gl/8JbdUP
41) Van Dyck: https://goo.gl/VVJKST
42) Vermeer: https://goo.gl/C8U0wt
43) Vermeer série grandes artistas:https://goo.gl/n4Zzui
44) Velasquez: https://goo.gl/mPecUN
45) Os impressionistas: https://goo.gl/A9ZX1O
46) Pinturas do Alto Renascimento:https://goo.gl/hLe6Kf
47) Grande pintores norte americanos:https://goo.gl/VgcDVT
48) A Arte fez o mundo, O dia que as imagens nasceram - https://goo.gl/R7uypE
49) A Arte fez o mundo, A arte da persuasão:https://goo.gl/iZVJZt
50) A Arte fez o mundo, era uma vez:https://goo.gl/KCXSye
 — com Rafaela Zakarewicz.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...