Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DEZ DICAS PARA TORNAR UMA VISITA AO MUSEU DIVERTIDA

Continuando com o topico museus, aqui vao dicas para crianças e adultos serem mais atraidos por um museu. É o primeiro passo para se apaixonar por um...

CULTURA

10 dicas para tornar uma visita ao museu divertida

Incentivar seu filho a interagir com a exposição e contar suas próprias histórias pode aproximá-lo do mundo da arte

18/05/2011 15:49
Texto Marina Pastore
Educar


                       Foto: Reprodução
                       Foto: Uma obra de arte como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é um ótimo caminho para despertar a imaginação da criança
Uma obra de arte como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é um ótimo caminho para despertar a imaginação da criança

Um museu pode parecer um ambiente chato e entediante para as crianças. Por isso, uma visita a uma exposição nem sempre é lembrada na hora de escolher o passeio do fim de semana. Mas não precisa ser assim: além do aprendizado enorme que a criança pode ter em contato com obras de arte, muitas instituições produzem material educativo especialmente para aproximar a exposição do universo infantil e, assim, torná-la mais interessante. Você mesmo também pode estimular seu filho a fazer mais do que simplesmente observar: a obra de arte tem a capacidade de despertar a imaginação da criança e estimulá-la a conversar sobre aspectos de sua própria vida.

Conheça agora 10 dicas para ajudar seu filho a se divertir no museu!
  
Você não precisa conhecer detalhes sobre o artista e sua obra, mas saber o que vocês vão encontrar pode ajudar a conversar sobre a exposição durante a visita. É muito mais interessante do que simplesmente observar as obras. Para isso, o próprio site do museu pode ajudar muito; alguns inclusive oferecem atividades infantis online. Aproveite para checar se a entrada é gratuita para crianças.

2. Procure museus com atrações interativas
Isso vale especialmente para crianças pequenas. Recursos multimídia, por exemplo, ou mostras baseadas em brincadeiras com o público, prendem mais a atenção e despertam o interesse com mais facilidade. Se vocês forem a um museu mais tradicional, destinado a adultos, não esqueça de explicar ao seu filho que ele não deve tocar nas obras, gritar ou correr pelas salas.

3. Converse com seu filho antes da exposição
Tente perceber o que mais o agrada e pergunte o que ele acha que vai encontrar, como ele imagina que seja o artista e suas obras. Assistir a um filme ou ler um livro sobre o assunto também pode ajudar a deixar seu filho animado com a atividade.

4. Tente aproximar o artista do seu filho
Saber um pouco mais sobre a vida do artista - como era sua personalidade, sua casa, sua família - mostra que ele é uma pessoa como qualquer outra, e que seu filho também pode desenhar, pintar ou escrever, se tiver vontade. Falar sobre o artista na forma de uma história vai interessar a criança e deixá-la com vontade de conhecer suas obras.

5. Fique atento aos recursos pedagógicos oferecidos pelo museu
Muitas instituições elaboram material para crianças, mesmo quando a exposição não é voltada ao público infantil. Cadernos, cartilhas e jogos podem ser usados tanto no museu, observando o acervo, quanto na sala de aula ou mesmo em casa. Verifique também se o museu possui espaços para que a própria criança faça sua arte, desenhando, pintando ou escrevendo, por exemplo.

6. Participe de visitas guiadas
Além de conhecer muito bem o acervo, educadores do museu podem realizar atividades que facilitem o entendimento, como contação de histórias, músicas, filmes e jogos. Tudo isso relaciona a exposição com a experiência própria da criança e, por isso, prende sua atenção.

7. Incentive seu filho a falar sobre a obra
É muito comum que crianças pequenas usem uma imagem como estimulo para contar alguma história de sua própria vida. Uma pergunta simples feita na frente de um quadro, como "o que você vê aqui?", pode despertar a imaginação.

8. Procure conhecer os programas de férias
Muitos museus têm programações especiais para crianças nos meses de recesso escolar, com filmes, visitas guiadas e atividades interativas. É uma boa oportunidade para seu filho ter contato com a arte na companhia de outras crianças.

9. Não force a criança
Tentar fazer seu filho aprender sobre características objetivas da obra - como o autor, estilo ou período histórico - pode gerar resistência. Entrar no universo próprio da infância, contando uma história, por exemplo, desperta naturalmente o interesse. Isso pode não acontecer na primeira ou na segunda visita, mas os passeios regulares a museus deixarão a criança mais à vontade no mundo da arte.

10. Incentive o prazer de estar diante de uma obra de arte
Isso é muito mais importante do que qualquer detalhe técnico da exposição. Além de estimular no seu filho o gosto pela arte, uma visita ao museu pode ser, antes de tudo, um divertido passeio em família.

Para quem tem criança Aproveite e faça o teste do site: Voce sabe tornar uma visita divertida (pena que é voltado para quem tem filho) http:/ Voce sabe tornar uma visita divertida

Proximas terça:  A arte Em busca do começo

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...