Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 26 de junho de 2012

TIPOS DE MUSEUS (ACERVOS)




.
  Resolvi publicar este topico para explicar a diversas coleções existentes que compoem os museus e que os diferencia entre si.
   Primeiro, o que vai diferenciar o museu do outro é o tipo de coleção que ele terá. Pois mesmo trabalhando com valorização do que pode ser ou é importante, a instituição não pode sair colecionando tudo; precisa haver foco e criterio. É claro que alguma coisa pode passar, mas a seleção é imprecindivel, outro motivo deste texto é para mostrar que há museus para todos os gostos e generos. O que liga todos eles é a pesquisa e a preservação.
Pode ser que as vezes estes limites entre um e outro se confunda
   Os tipos são:

Artististico: Possui acervo com objetos de valor artistico, que mostra e divulga o campo da evolução artista. podem ser:
  •    Voltado para o acervo de pinturas e esculturas. Sao subdivididos em museus de arte antiga, arte moderna e arte contemporanea
  •     Outros se preocupam com as artes decorativas:  porcelanas, tapetes, vidros, etc.
  • ;E por fim os historico decorativos: peças historicas e tambem decorativas

Historico: Retrata a historia atraves das causas estabelecendo um elo de criação entre o passado e o presente.
    Pode ser um Museu Arqueologico: que possui objetos provenientes de pesquisas de escavações, com sua devida comunicação. Possui tambem desenhos identificando ou localizando objetos, ou seja, local onde foi encontrado, ficha de campo arqueologico.
                                                 

Cientifico: Tem seu foco nas ciencias sociais sejam elas: antropologicas  (ligadas ao homem), etnograficas (estudo de povos, lingua, raça, religiao, uso e costumes) e folcloricos (tradição, lendas e costumes)

Ciencias e Tecnologia: Faz uso da Ciencia e tecnologia como meio de exposição do museu, sem se separar da parte historica. Apresenta os ultimos avanços e as novas ciencias da tecnologia.  Ex: Museu do Ar e do Espaço, Museu da Aeronautica

Ciencias Naturais e Biologicas: Ligados a Biologia e as ciencias da Natureza. Realiza tambem o estudo da flora e da fauna caracterizando o modo dos habitantes, a vida, s comida dos animais. Podem ser divididos em:
                Jardins: Botanicos, ecologicos, parques e jardins
               Ou Diogramas: que é um recurso tecnico para a reconstrução de grande tamanho do ambiente natural.

De Bairros ou  Museus Comunitarios: São os museus em que todas as atividades foram feitas voltados para as pessoas e mais especificamente daquela região, é claro que os visitantes vem de varias partes e muito daquele particular pode ser aprendido pelos visitantes (vi esta definição no programa conhecendo museus)


Ecomuseus: Criados na 2ª metade  da decada de 70 (1975-1979) tem como objetivo integrar dentro de um sistema os habitantes do local, oso visitantes, a ecologia da regiao e todo meio ambiente. O museu ocupa grande espaço ao ar livre são as famosas cidades conhecidas como museu a ceu aberto.

Fonte: Apostila do meu curso tecnico de conservação e restauro unido a alguns conhecimentos particulares.

Proxima postagem: Livro de Artista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...