Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

SOBRE GALERIAS E GALERISTAS

Ola pessoal, quero voltar a postar toda terça como antes nao sei se conseguirei mas.... 

 O assunto de hoje é sobre galeria e galeristas e é uma introduçao para a postagem da semana que vem que fala se a galeria ainda é importante para o artista 

SOBRE GALERIAS E GALERISTAS 
         
     O que é uma galeria de arte? Segundo a enciclopedia Culturama: A galeria de arte é um espaço dedicado à exposição de obras artísticas de caráter pictórico. Pode também incluir outras obras, tais como esculturas, etc.
   A Galeria é um espaço para promoçao do artista, o galerista precisa se gostar muito de arte e ter um faro artstico alem de muitos contatos para assim atuar nesta profissao. A funçao do galerista é sai em buscar de novos artistas para alavancar suas carreira no mercado das artes. 
   O galerista é o intermediario entre o artista e o mercado da arte. É ele que vai mostrar as obras do artista para o mercado,  museus, instituições, coleções corporativas e os níveis mais altos do mundo da arte e assim tratar da sua promoçao
  Antes da internet eram as galerias que ditavam a arte (a chamada bolha artistica), eles que seguravam a obra e o artista e escolhendo o momento ''certo" de contacta-lo. 
   Como havia e ainda há mais artista que galeria, nem todos tinham a oportunidade de tornar sua obra publica ou reconhecidas, as chances eram menores. Mas vamos lá, a batalha de promoçao artistica ficava desigual entre o artista sem galeria que nao teriam as influencias e os contatos como o artista patrocinado.
   As galerias ao escolherem seus queridinhos fazem um acordo com os mesmos sobre qual a porcentagem que elas vai ganhar em cima da produçao comercializada. Dai o motivo de segurar alguns trabalhos, de ver o que vai para o mercado, e o artista as vezes se ve na funçao de produzir mais para aumentar suas chances com a galeria e a venda. 
  Galerias criam ou criavam padroes e tendendias

Obs: "A profissão de curadoria ficou em evidência com as polêmicas envolvendo o fechamento de exposições de arte contemporânea em Porto Alegre (Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira) e São Paulo (performance La bête, no Museu de Arte Moderna). O papel desses profissionais responsáveis por apontar artistas e trabalhos inovadores também foi abordado pelo filme The square – A arte da discórdia, um dos nove finalistas na categoria filme estrangeiro no Oscar 2018. Dirigido por Ruben Östlund, o filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2017, ao mostrar a vida de Christian, respeitado diretor de museu de arte contemporânea em Estocolmo, na Suécia. A narrativa coloca em perspectiva o trabalho de curadoria, bem como os dilemas para definir o que vale a pena ser visto."  Fonte retirada do canal contemporaneo do artigo:
Curadores indicam temas e debates que orientam suas escolhas na arte contemporânea por Márcia Maria Cruz, Uai

   Basicamente é isso, nao sei se me fiz entender mas o assunto esta posto espero que gostem.

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...