Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONCEITO E NOÇÕES SOBRE O PATRIMONIO (parte 1)


  
Olá galera do blog, tudo bem?
 
     Pensando sobre qual seria o assunto desta semana, me veio a ideia de falar sobre o que é patrimonio. Por alguns instantes resisti  de faze-lo, por este espaço ser um blog de arte e eu estar com medo de fugir do assunto principal que originou o"Templo Artistico". Porém conscientizei que a arte está englobada no patrimonio e nao há como dissociar do assunto que tambem envolve a conservação e restauro que tambem é tratado aqui. Entao decidi falar sobre ele pois quem tem noção sobre o que é o patrimonio, fica mais facil de reconhece-lo e assim o conserva e acaba conhecendo melhor sobre si mesmo pois ele é fruto e extensao de um povo. 
  Quando pensamos em Patrimonio geralmente o relacionamos a bens particulares que possuem para nós um valor economico e significativo tais como o salario que ganhamos, a casa e tudo mais que temos. Entretanto falar/pensar em Patrimonio envolve muito mais coisas do que imaginamos. 
  Ao meu ver, Patrimonio é aquilo que pertence a alguem e se formos pensar patrimonio cultural ou natural é a cultura ou natureza da qual um pais e/ou toda uma população é dona. Já imaginaram entao a amplitude do assunto.  Mas vamos deixar de enrolação e começar do começo.
   Para termos uma fonte confiavel e não ficar apenas no que penso que seja Patrimonio,  segundo o dicionario é: s.m. Bem que vem do pai e da mãe. / Conjunto dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa jurídica. / Fig. O que é considerado como herança comum.

Agora segundo a  fonte do cicrad (curso a distancia que fiz) e a 1ª aula : Patrimonio

 Conceito de Patrimônio:


  Conjunto de bens históricos e culturais (materiais ou imateriais) e naturais que tenham valor reconhecido
para um determinado local.
  O patrimônio é de direito público da comunidade no qual está inserido. O objeto pode ser de propriedade
particular, mas o seu caráter histórico e/ou artístico, a sua composição imaterial, é de propriedade de todos. 
   A importância de preservar o patrimônio histórico e cultural de uma nação ou até mesmo de uma comunidade é cada vez mais evidente. Isso porque esse patrimônio contém grande quantidade de informações sobre variadas áreas do saber.
   Por isso, contemporaneamente, há uma inclinação em entender os bens que constituem o patrimônio como documentos detentores de informação, e os lugares de salva-guarda desses bens, lugares de informação (ou depósitos de informação).   
    É dessa forma que museus, bibliotecas, pinacotecas, centros de documentação e outras instituições do tipo podem ser tidos como lugares de informação, na medida em que guardam grande quantidade de informação contida em seus documentos e bens.
     No entanto, para que um documento ou bem tenha o “privilégio” de ser guardado em uma instituição, é
preciso que ele seja reconhecido como importante para uma determinada comunidade.
O patrimônio é constituído de bens materiais e bens imateriais. (Formando assim o patrimonio cultural)
     
  Bens culturais: é cada item que constitui o patrimônio histórico e cultural de determinada comunidade.
 

   Bem material: são os objetos de valor cultural, compreendo bens móveis e imóveis. Como exemplo de bem material, podemos citar um quadro, um prédio, um conjunto mobiliário, um conjunto paisagístico, um artefato artesanal. Complementando tirado do site do IPHAN: O patrimônio material protegido pelo Iphan, com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos. 


    Os bens culturais materiais tombados podem ser acessados por meio do Arquivo Noronha Santos ou pelo Arquivo Central do Iphan o, que é o setor responsável pela abertura, guarda e acesso aos processos de tombamento, de entorno e de saída de obras de artes do país. O Arquivo também emite certidões para efeito de prova e inscreve os bens nos Livros do Tombo.


   Bem imaterial: O conceito de bem imaterial ainda é bastante controverso. De maneira geral, pode-se afirmar que bens imateriais são o conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à vivência de determinada comunidade.


Resumindo (opiniao minha): bens materiais é aquilo que voce pode ver e tocar já o bem imaterial nao pode ser palpavel: Ex: O carnaval voce pode ter roupas que representam o carnaval mas voce nao consegue tocar o carnaval pois ele é composto por gente, musicas e sentimentos que se misturam e nao podem ser reproduzidos   

   Segundo a Convenção, o patrimônio imaterial pode ser definido como as "práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”.
 
(UNESCO - Convenção Para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, 2003, parágrafo 2°, disponível em
http://www3.iphan.gov.br:8080/interfacePublicaInrc/paginas/principal/principal.seam;jsessionid= 




Proximos Textos: 08/11/2011 2ª Parte do conceito de patrimonio
                        15/11/ A Importancia da Preservação do Patrimonio Cultural: os museus e as escolas
                     22/11 2011 So tem Futuro quem guarda memoria 
                   29/11/2011 A Importancia das Artes Visuaias nas Séries Iniciais 

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...