Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 4 de junho de 2013

LIBERDADE, DEMOCRACIA E PATRIMONIO CULTURAL

  O texto de hoje fala que é importante manifestarmos democraticamente sim nossos anseios e descontentamentos mas /patriara devemos ter cuidado com a maneira que nos expressamos pois nao é certo criticarmos uma situação descontando em nossos bens materiais criando assim crimes irreversiveis em nossa historia e/ou patrimonio. Para entenderem melhor leem abaixo.

Liberdade, democracia e patrimônio cultural

Por Ana Maria Moreira Marchesan*

Os recentes protestos contra o valor da passagem de ônibus em Porto Alegre têm apresentado um viés nefasto e que de certa forma desqualifica o movimento: o vandalismo, prática odiosa, porque autofágica. Recursos que poderiam ir para a construção de uma sociedade mais feliz acabam sendo investidos para repor, tanto quanto possível, bens públicos ou de interesse público afetados.

Vivemos em uma democracia que permite a livre manifestação da população. Estamos maduros como sociedade consciente de que não há retrocesso possível. O que não podemos acatar é a depredação de nosso patrimônio cultural _ seja ele público ou privado _ em nome de qualquer causa, por mais justa que seja. O aspecto imaterial do patrimônio é bem de interesse público, socioambiental, vocacionado à elevação espiritual do indivíduo.

Em junho de 2005, um protesto de carroceiros no Paço Municipal trouxe como consequência indesejável o dano à Fonte Talavera de La Reina, um dos monumentos de maior valor artístico da nossa Capital, presente da Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, no centenário da Revolução Farroupilha, em 1935.

Ao subir na bacia da fonte, um manifestante quebrou parte da cerâmica e jamais foi possível a recuperação integral daquele bem cultural. A peça foi remetida à Espanha e a fonte voltou desfigurada porque a própria artesania talaverana informou não ter mais o molde original. Perdeu-se irreversivelmente parte da nossa memória.

Quase oito anos depois, os manifestantes contrários ao atual preço da passagem de ônibus em Porto Alegre vandalizam o prédio da prefeitura, um primor da arquitetura positivista, e que traduz uma marca na cena urbana da capital gaúcha.

Essa atitude iconoclasta nos remete aos primórdios da Revolução Francesa no período conhecido como Terror, quando houve uma política de destruição das obras de arte arquitetônicas ligadas ao Ancient Régime. Esse movimento de destruição suscitou uma reação de defesa que objetivou não apenas conservar as igrejas medievais, mas estabelecer uma política de preservação do patrimônio nacional. Revolucionários com uma visão prospectiva criaram uma comissão para inventariar esses bens que passaram a ser patrimônio do povo francês.

Essa breve referência histórica busca despertar nossa reflexão para que possamos doravante construir práticas democráticas que não se voltem contra os bens de nossa memória, por mais representativos de uma hegemonia que nos parece repulsiva, mas que precisa ser preservada para que a história possa ser contada pelos testemunhos sem voz de nossos bens culturais imóveis. Bens que por sua simples presença contam histórias e que merecem ser “ouvidos” pelas presentes e futuras gerações.

*Promotora de Justiça

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...