Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PELA CIDADE ARTE

Este foi um artigo publicado no Jornal Folha de Sao Paulo que achei muito interessante sobre a cidade do Rio de Janeiro porem como algumas partes falam de uma arte especifica e nao tem nem imagem vou colocar apenas os trechos mais apropriados para o assunto a ser discutido "Cidade arte".

20/09/2012 - 03h30 

                      
                                 Estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, RJ

Pela cidade, arte

...Como a instalação de arte em espaços públicos pode melhorar o local ou alterar a vida das pessoas?
O Rio tem centenas de trabalhos de artistas como Amilcar de Castro, Waltercio Caldas e mestre Valentim espalhados ao ar livre, além de Drummonds e Caymmis, com quem se pode desabafar ou só ficar ao lado.
    A arte não é solução para os problemas da cidade (como alerta a pensadora urbana Jane Jacobs, "há uma limitação estética fundamental no que pode ser feito com as cidades: uma cidade não pode ser um obra de arte"), ainda mais de uma metrópole como o Rio, bela e desigual. Mas ajuda na integração do espaço público à vida das pessoas, de maneira a se tornar lugar de encontro.
     Vale olhar o "Percent of Art", de Nova York, programa que obriga toda construção pública a destinar 1% de seu orçamento à arte da cidade.
    Em metrópoles cada vez mais populosas e sufocantes, obras em áreas públicas podem ser espaços de ócio em que o tempo utilitário é substituído por um tempo lúdico, dando sentido novo ao lugar de sempre. 

Paula Cesarino CostaPaula Cesarino Costa é jornalista. Paulistana, é diretora da Sucursal do Rio da Folha desde 2004. Desempenhou várias funções desde que entrou no jornal em 1987. Foi secretária de Redação, editora de política, de negócios e de cadernos especiais e coordenadora de treinamento. Escreve às quintas na página 2 da versão impressa da Folha.

    Na minha opiniao as vezes quando a arte esta no meio da cidade e se mistura com ela, dependendo de sua forma pode passar despercebida pela população e/ou ser mais aceita pela população nao a  enxergando como aquela arte de museu inaucansavel e elitista. Estando na cidade acaba trazendo um novo olhar. Esta atitude é muito valida e para mim se se tornar materia de aula pode melhorar ainda mais a valorização cultural e o mudar valores ja arraigados as pessoas em relação a arte. 

    
Estátua de Cartola e Noel Rosa no Rio de Janeiro

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...