Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MINHA TENDENCIA DE ESCOLHER PROFISSOES DESAFIADORAS

 
   No dia 25/10 pensando no que iria ser escrito para o blog e fugindo da série de filosofia pude ter bastante idéia, já que passei 14h num banco de carro. O primeiro assunto que me veio a cabeça foi falar nos bastidores da arte, ou seja, a restauração e isso encaminhou para a historia de como chegamos a ela assim como as semelhanças existentes entre arte e restauração pois as duas profissões que apesar de dependerem uma da outra quem a estuda vê que ambas são opostas. Mas isso, deixarei para outros dois tópicos que serão postados em breve.
     O motivo de pensar que minhas opções profissionais são desafiadoras porque como disse o cara do Sine (Sistema Nacional de Emprego) em que visitei "Arte não se acha em classificado, pois nunca vi um anúncio de precisa-se de artistas", o mesmo acontece com restauração de arte que tem suas obras muito visadas para serem anunciadas assim.
     Quem faz Arte por exemplo, faz apenas para ter um 3º grau completo, ou por que é rico ou então muito sonhador pois pouca gente que se forma acaba trabalhando com isso mesmo. A maioria de quem é formado em arte vira professor então precisa enfrentar horas de jornada para conseguir sobreviver, enfrenta vários tipos de problemas com alunos porque a maioria das turmas não são como as de filme de professor no qual este profissional cai nas graças da turma e tudo percorre as mil maravilhas (poucas são as exceções) e com o excesso de trabalho a produção é deixada de lado.
     Ou então ter muito dinheiro ou ser patrocinado por alguém para poder viver de arte e esperar que descubram seu talento e consiga viver somente da sua criação ou finalmente escolher ser artista apenas no diploma e ter outro trabalho para conseguir se der tempo fazer arte pois como estava discutindo com uma conhecida, após formar (posso estar enganada mas não consegui fazer nenhuma produção) e quando estamos na faculdade a imaginação flui intuitivamente, você consegue criar muito mais fácil diferentemente de quando se forma que então o seu hobby precisa virar profissão, você tem contas para pagar e tudo muda de figura.
   Outra opção é ser monitor cultural que você acaba ensinando e sendo professor sem as pessoas perceberem pois quem faz um monitoria as vezes esta muito mais aberto a receber informações do que um aluno em sala de aula e é esta a minha opção se eu pudesse ser escolher o que fazer no ramo artístico ser monitora ou trabalhar com a área de criação de imagem. 
    Sobre a restauração acontece o mesmo, pois dentro do curso, vi que os professores aconselham não identificar seu atelier de restauração como tal então como você vai sai ai pedindo emprego. Você precisa é se sobre sair dentro da faculdade para então conseguir seus contatos e conseguir um emprego por indicação pois quem sai do curso não sai com a experiência profissional para já abrir um atelier e trabalhar por conta própria, precisa é pegar experiência recebendo instruções de profissionais mais experientes que você.
  Tudo isso que escrevi foi uma opinião que pode sim ser discutida. E já adianto, isso não quer dizer que me arrependo dos cursos que fiz ou que eu não goste deles muito pelo contrario.

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...