Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ARTE URBANA (parte 1) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Observação: Wikipedia nao é uma fonte totalmente confiavel oara ser usada como fonte unica de  pesquisa porem como esta modalidade é mais nova e as informaçoes encontradas foram somente estas entao... 

Arte urbana (parte 1) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


       The lovers. Estêncil de Banksy, em Bristol, Inglaterra.

    Arte Urbana ou street art - é a expressão que refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.
   As princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob, entre outras. São formas de pessas sozinhas, expressarem os seus sentimentos atraves de desenhos.

     A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay). O termo era usado (em sentido lato) para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.

A pixação paulista é única no mundo.
Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos­­ de gestão. Este facto fez cair em desuso o termo Arte Urbana, ficando a relação entre Arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública.

   Dada a dificuldade de enquadramento das inscrições murais feitas à revelia das autoridades e proprietários no conceito de arte pública, assiste-se a um ressurgimento da designação de "Arte Urbana" que passou a incluir todo o tipo de expressões criativas no espaço colectivo. Esta designação adquiriu assim um novo significado e pretende identificar a Arte que se faz no contexto Urbano à margem das instituições públicas.

E assim me despeço.

Proxima postagem Arte urbana (parte 2) Sticke Art 1/03

COMPARTILHANDO...

Compartilhando :)
  

   Quando criei este blog, na verdade foi meio despretensioso pois queria apenas divulgar sobre o meu trabalho que muitas vezes não acho bom e nem é para ser colocado em museus. Tanto que o blog ficou um tempo parado. Depois comecei a colocar curiosidades sobre arte e isso passou a ficar constante e agora tornou obrigação postar aqui (caso eu ache algo interessante) mesmo quando estou lendo algo para mim mesmo. Escrever este blog, me fez ter consciência sobre meu trabalho e me despertou um interesse maior sobre teorias de arte e leitura de imagem e assim mostrar o que aprendi ou o que li a todos que aqui visitam.  Vi que gostava de ensinar mesmo de maneira informal (educação formal é aquela da escola fundamental ensino médio e superior que é obrigatória,a educação não formal são aqueles cursinhos que se matricula para ter um conhecimento sobre algo que não é ensinado nas escolas normais ou em monitorias educativa já a educação informal é isso, você ler um livro, um jornal ou alguém te dar um conselho). E acho que conhecimento deve ser feito assim sem compromisso de notas ou ser forçado, deve partir naturalmente. Por isso agradeço a cada um que entra neste blog mesmo que somente para olhar e que consegue aprender um pouco assim como eu. Quem tiver algo sobre arte para mostrar pode me enviar por e-mail, gosto sempre de aprender novidades e ouvir comentários construtivos.
   Obrigada

Atenciosamente Laura Teixeira de Oliveira uma eterna pesquisadora e aluna :)                                

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...