Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

sábado, 24 de novembro de 2007

(parte 1) INDICAÇÕES de FILMES E VIDEOS SOBRES ARTISTAS E ARTES




                       Encarte do filme Sonhos de Kurosawa
                                                                 
Aqui estão disponiveis varias dicas de filmes para serem vistos que tenham a arte como tema ou pano de fundo, encontra-se tambem documentarios sobre artistas ou que possua alguma relação com as artes visuais.Os documentarios podem ser vistos na  internet através dos links indicados. 

  • Van Gogh, de Maurice Pialat

Ficha Técnica 
Título Original: Van Gogh País de Origem: França Gênero: Drama,Biografia Tempo de Duração: 158 minutos Ano de Lançamento: 1991 Direção: Maurice Pialat

Elenco:
Jacques Dutronc ... Van Gogh Alexandra London ... Marguerite (Gachet)  Bernard Le Coq ... Théo (Irmao de Van gogh)  Gérard Séty ... Gachet   Corinne Bourdon ... Jo   Elsa Zylberstein ... Cathy      Leslie Azzoulai ... Adeline        Jacques Vidal ... Ravoux     Chantal Barbarit ... Madame Chevalier           Claudine Ducret ... Professeur de Piano             Frédéric Bonpart ... La Mouche             Maurice Coussonneau ... Chaponval            Didier Barbier ... L'Idiot      Gilbert Pignol ... Gilbert            André Bernot ... La Butte Rouge           

Sinopse:
 
     O filme de Maurice Pialat segue apenas os dois últimos meses da vida do grande pintor Vincet Van Gogh (Jacques Dutronc) em Auvers-sur-Oise, em 1890. Ele fica na casa do Doutor Gachet (Gérard Sety) e tem relações amorosas com sua filha, Margueritte (Alexandra London). Pouco compreendido por seus contemporâneos, que não entendem seus comportamentos nem sua pintura, Vincent Van Gogh se desentende com seu irmão Theo (Bernard Le Coq) e se suicida pouco depois.
    
Fugindo da armadilha dos filmes biográficos de tendência mais acadêmica e sisuda, Van Gogh toma algumas liberdades em relação à vida documentada do pintor. Inspirand no-se largamente a pintura impressionista de Auguste Renoir, Manet e Toulouse-Lautrec, a fotografia do filme ajuda a compor o retrato de um artista frágil, de personalidade instável, cuja loucura principia não de um desarranjo mental, mas da falta de compreensão das pessoas próximas a ele.  Filmado sem música ou grandes pompas, Van Gogh retrata a vida íntima e cotidiana do pintor, preferindo filmar a poesia do instante que passa a cair no melodrama fácil das "biografias filmadas". Maurice Pialat, que pintava antes de começar a carreira cinematográfica, realiza uma homenagem de pintor para pintor.

"Caro Maurice, o seu filme é impressionante, completamente impressionante; muito além do horizonte cinematográfico coberto até aqui pelo nosso ínfimo olhar. O seu olho é um coração que conduz a câmera a passar pelas meninas, pelos rapazes, os espaços, os tempos e as cores, como infantis rajadas de sangue. O conjunto do filme é prodigioso, e os detalhes são iluminações nesse prodígio: vemos o grande céu descer e subir dessa pobre e simples terra. Sinta-se agradecido, você e os seus próximos, por esse sucesso, caloroso, incomparável, palpitante. 

Com toda a cordialidade,
Jean-Luc Godard"
(carta de J.-L. Godard a Maurice Pialat depois de ter visto Van Gogh)


Fonte: http://www.contracampo.com.br/47/vangogh.htm 
Download em: http://avisaoativa.blogspot.com.br/2009/11/van-gogh-by-maurice-pialat-1991.html




  • Camille Claudel
Ficha tecnica
Ano: 1988, direção Bruno Nuytten Com Isabelle Adjani, Gérard Depardieu, Laurent Grevill, Alain Cuny, Madeleine Robinson, Daniele Lebrun, Aurelle Doazan   ROTEIRISTA: Reine-Marie Paris, Bruno Nuytten, Marilyn Goldin TRILHA: Gabriel Yared

Sinopse:
    Grande reflexão sobre o poder devastador da arte perante a fragilidade humana. A escultora Camille, irmã do poeta Paul Claudel, possui um relacionamento de 15 anos com Rodin, primeiramente seu professor e mais tarde seu amante. Camille passa por muitos sofrimentos, que a levam à loucura. Um filme muito interessante se atentarmos para o machismo existente na personalidade de Rodin. 
Fonte: (resumo retirado do site: http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html)










  •  SEDE DE VIVER

Ficha Técnica
Título original: Lust for Life    Ano: 1956   Tempo: 122min   Produtora: Metro-Goldwyn-Mayer direção Vincent Minneli e George Cukor  Roteiro:  Irving Stone Norman Corwin    Artistas  Kirk Douglas  Jeanette Sterke Eric Pohlmann Laurence Naismith, Lionel Jeffries , Jill Bennett, Madge Kennedy, Henry Daniell, Noel Purcell, Niall MacGinnis, Everett Sloane ,Pamela Brown , James Donald , Anthony Quinn , Toni Gerry

 Sinopse:
   Um adaptação brilhante da biografia Vincent Van Gogh (Kirk Douglas) escrita por Irving Stone. Van Gogh é o arquétipo do gênio artístico atormentado, cuja magnificência da obra contrasta com uma existência infeliz e amargurada que haveria de conduzi-lo ao suicídio. Anthony Quinn ganhou o Oscar pela sua interpretação de Paul Gauguin, outro gênio da pintura amigo de Van Gogh. Duração: 122 minutos (resumo retirado do site Historia da Arte  http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html)


  •  Goya
Ficha tecnica: 
 Diretor:Carlos Saura

Gênero: Drama Ano:1999 Duração:102 minutos Origem Espanha Distrubuidora: Lolafilms Distribución, S.A. Roteiro Carlos Saura Produção: Andrés Vicente Goméz Música: Roque Baños Fotografia: Vittorio Storaro Elenco: Francisco Rabal (Goya), José Coronado (Jovem Goya), Daphne Fernández (Rosario), Maribel Verdú (Duquesa de Alba), Eulalia Ramón (Leocadia), Joaquín Climent (Moratin), Cristina Espinosa (Pepita Tudo), José Maria Pou (Godoy)


Sinopse: 
   Aos 82 anos, o pintor Francisco de Goya vive no exílio com a última de suas amantes, Leocadia. Reconstruindo os principais acontecimentos de sua vida para sua filha caçula, ele se lembra dos tempos em que era jovem e ambicioso, e lutou para conquistar seu espaço na corte do rei Carlos IV, em meio a intrigas palacianas, seduções e mentiras. Lembra-se, também, de seu único amor verdadeiro, a duquesa de Alba, cuja vida foi interrompida por uma dose de veneno. Goya artista genial, que em momento algum abandonou a preocupação pelo seu país e pelo seu povo. A era de luz e cor da corte Bourbon abre caminho para o mesmo. Goya que, aos 46 anos, ficou surdo, um fato que gerou importante reviravolta em seu trabalho. Enquanto ficava claro na Espanha que os dias de absolutismo, sob as novas pressões do Iluminismo, chegava ao fim, Goya descobre um novo mundo criativo em suas pinturas soturnas e seus chamados caprichos. 

   Fonte:(resumo retirado do site Historia da Arte  http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html 


Obs: A aparência do filme é soturna pois é como se ele passasse a noite porque trata de maneira psicologia o de surdez do artista ocorrida na sua velhice. Mostra muitas obras do artista porém elas são as menos famosas.

  •  Agonia e Êxtase   
FICHA TÉCNICA
Título Original: The Agony and the Ecstasy
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 138 min
Ano de Lançamento: 1965
Áudio: Inglês
Legenda: Português 
Baseado no romance de Irving Stone.


Sinopse: 
Conta os conflitos entre o artista renascentista Michelângelo e o seu protetor, o Papa Júlio II. 140 min. (resumo retirado do site: Historia da Arte http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html)


   Focaliza na obra da Capela Sistina pois foi a obra mais importante do artista e na qual ele passou mais de dez anos pintando. Dizem que ele ficou cego porque ao pintar o teto as tintas caiam em seu olho (não tenho muita certeza sobre isso.)
download em:http://www.telaquente.net/agonia-e-extase.html

  •  Basquiat: Traços de uma vida

Ficha Técnica
Título original: Basquiat Ano: 1996 Tempo: 57min direção e Roteiro: Julian Schnabel
Distribuidora: PlayArte Home Vídeo
Produtora: Eleventh Street Production, Jon Kilik, Miramax Films
Elenco: David Bowe como andy Warhol, Benicio Deltoro e pequenas participações de Christopher Walk, Willen Defoe, Courtney Love


Sinopse:
 Filho de pai haitiano e mãe porto-riquenha, Baquiat revela seu talento como grafiteiro. É assediado por marchands, até cair na graça do pai da Pop Art, Andy Warhol. (resumo retirado do site: 
http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html). 
   O filme é importante também porque mostra a discriminação sofrida pelo artista além dos perigos da fama e das drogas. Nome completo deste artista é: Jean Michel Basquiat.


  • Amores de Picasso 
Ficha Técnica
Título no Brasil: Os Amores de Picasso
Título Original: Surviving Picasso
País de Origem: EUA
Gênero: Biografia | Drama | Romance
Tempo de Duração: 125 minutos
Ano de Lançamento: 1996
Direção: James Ivory
__________________________________

Elenco
Anthony Hopkins .... Pablo Picasso
Natascha McElhone .... Françoise Gilot
Julianne Moore .... Dora Maar
Joss Ackland .... Henri Matisse
Dennis Boutsikaris .... Kootz
Peter Eyre .... Sabartes
Peter Gerety .... Marcel
Susannah Harker .... Marie-Thérèse
Jane Lapotaire .... Olga Picasso
Joseph Maher .... Kahnweiler
Bob Peck .... Pai de Françoise
Diane Venora .... Jacqueline
Dominic West .... Paulo Picasso
Joan Plowright .... Mãe de Françoise
Laura Aikman .... Maya
 
Ano: 1996, direção James Ivory.

Sinopse: 
   Conta a vida de Picasso (Antony Hopkins) sob a ótica de uma de suas muitas mulheres. 123 min. (resumo retirado do site: http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html).


Sinopse 2:
    O ano é 1943. Pablo Picasso está com 60 anos, no auge de sua carreira como um dos mais importantes artistas do século 20. Para a jovem Françoise Gilot, de apenas 23 anos, conhecer Picasso é um sonho que está prestes a ser realizado. Convidada pelo pintor e escultor para conhecer seu estúdio, Françoise sabe que sua vida nunca mais será a mesma, mas não desconfia das surpresas que o destino lhe reserva. Desse primeiro encontro nasce um intenso romance, Picasso é um homem de personalidade forte e presença marcante. Exige tudo em seu relacionamento, mas é completamente infiel em seu amor. Durante mais de 10 anos, Françoise viveu esse alucinado romance em uma vida tumultuada por paixões e desilusões com o artista mais radical e apaixonante que o mundo já conheceu.

  •  Modigliani, Paixao pela vida
Ficha Técnica
Título Original: Modigliani Gênero: Drama Duração: 128 min  Elenco: Andy Garcia, Beatrice Chiriac, Elsa Zylberstein, Eva Herzigova, Hippolyte Girardot



Sinopse:
  Andy Garcia protagoniza Modigliani e consegue deixar à flor da pele toda a sua loucura, sua intensidade e personalidade inquieta. O filme todo é uma mescla de alegrias e angústias, expectativas e frustrações. Emoções à flor da pele. Elza Zylbertein, que interpreta Jeanne Hébuterne, mulher de Modigliani, também se sai muito bem, emocionando no início e no final do filme, com gestos e olhares que dispensariam diálogos. Andy Garcia personifica o doce e boêmio pintor italiano Amadeo Modigliani, quando este habitava numa espelunca em Paris. Seus casos, seus quadros, suas brigas com Picasso. Tudo retratado com muita poesia. Com muita singeleza e autenticidade. Dá vontade mesmo de subir nas mesas e declamar poemas quando termina.

Fonte:  (resumo tirado de: http://www.cinemacomrapadura.com.br

  • Frida

Ficha Técnica
Título original: Frida
Ano: 2002
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Ana Tomas
Tempo: 123min
Censura: 14 anos
País: Canadá, EUA, México
Distribuidora: Imagem Filmes
Produtora: Handprint Entertainment, Lions Gate Films, Miramax Films, Ventanarosa Productions

Elenco: Salma Hayek (frida), Antonio Bandeiras, Diego Luna, Edward Norton, Jofrei Rush e Alfred Molina (Diego Rivera).


Sinopse:
  Conta a vida desta artista desde sua juventude quando ela sofre um grande acidente que a impede de ter filhos até sua morte. Frida Kahlo era filha de um alemão com uma Mexicana e adorava seu país e isso refletia em suas obras.   A artista também pintou vários auto-retratos que retratavam principalmente suas dores sentidas pelas sequelas do acidente sofrido. 

  • Rumo ao Paraíso:

Ficha tecnica: 
 Direção: Mario Andreacchio Titulo Original: Paradise Found Ano: 2003 Elenco:Kiefer Sutherland no papel de Gauguin, Nastassja Kinski, Alun Armstrong   Gênero: Biografia e Outros

Sinopse:
 Este filme trata fala sobre o artista Gauguin no momento em que ele decide deixar mulher e filhos na Europa para viver no então inexplorado Taiti. Lá Gauguim consegue pintar suas melhores obras que ao voltar de passagem para Europa consegue vender todas.


  • Sorriso de Monalisa:

Ficha Tecnica: Elenco
Título Original: Mona Lisa Smile
Origem: EUA
Ano: 2003
Diretor: Mike Newell
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Dominic West, Juliet Stevenson, John Slattery.
Duração: 117 min.
Gênero: Drama
Distribuidora: Columbia

Sinopse: 
   O filme se passa na década de 50 onde as escolas preparam as mulheres para serem apenas esposas e na matéria artes a professora (Júlia Robert) tenta acordar suas alunas incentivando-as a interpretar através da arte assim como ensina que a arte não é apenas aquela do período clássico.

  •  Caravaggio:
Informações Técnicas
Título no Brasil:  Caravaggio
Título Original:  Caravaggio
País de Origem:  Inglaterra
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento:  1986
Site Oficial:  http://www.zeitgeistfilms.com/curre nt/caravaggio/caravaggio.html
Estúdio/Distrib.:  SPECTRA
Direção:  Derek Jarman

 
Elenco
Noam Almaz ... Boy Caravaggio   

Dawn Archibald ... Pipo  Sean Bean ... Ranuccio       Jack Birkett ... The Pope     
Sadie Corre ... Princess Collona       Una Brandon-Jones ... Weeping Woman            Imogen Claire ... Lady with the Jewels
Robbie Coltrane ... Scipione Borghese     Garry Cooper ... Davide
Lol Coxhill ... Old Priest                        Nigel Davenport ... Giustiniani  
Vernon Dobtcheff ... Art Lover       Terry Downes ... Bodyguard   
Dexter Fletcher ... Caravaggio        Michael Gough ... Cardinal Del Monte 
Trilha Sonora:
“MISSA LUX ET ORGIO” Por kind permission of Casa Musicale Eco (Milan)
“SCICILIAN WORK SONGS” Por kind permission of Lyrichord Discs, Inc. (New York)
“EL NINO” Por kind permission of Harmonia Mundi


Sinopse: 
   O filme conta a história da vida libertina e desgraçada do pintor Michelangelo Caravaggio, trabalhando com iluminações que relembram seus quadros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville 16/09/2003


  • Sonhos  
Ficha Técnica: 
Título Original: Yume Estilo:Drama Duração: 119 minutos Ano e País: 1990, Japão Diretor: Akira Kurossawa


Sinopse1: 
   O filme de Akira Kurosawa são oito pequenos filmes ("A Raposa", "O Jardim dos pessegueiros", "A Nevasca", "O Túnel", "Monte Fuji em Vermelho","Corvos","Demônio Chorão", "O povoado dos Moinhos") dentro deste e que são independentes uns dos outros. Mas chamo atenção aqui para o quinto filme em que Kurosawa está supostamente em uma exposição de Van Gogh. Kurossawa penetra em um dos quadros do pintor e conta uma pequena historia. Muito legal.


Sinopse 2: 
   "No quinto conto, "Corvos", um jovem pintor, ao observar as pinturas de Van Gogh, entra dentro dos quadros e se encontra com o pintor, que indaga por qual razão ele não está pintando se a paisagem é incrível, pois isto o motiva a pintar de forma frenética."


  • Moça do Brinco de Pérola:
FICHA TÉCNICA
Título Original: Girl with a Pearl Earring
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 95 min
Ano de Lançamento: 2003 
Elenco: Colin Firth e Scarlet Johansson


Minha Sinopse: 
   Este filme é baseado na pintura do artista holandês Vermeer de mesmo nome tendo este como personagem secundário pois a principal é a musa inspiradora de seu quadro. O que achei interessante no filme é que ele conta a técnica do artista para pintar seus quadros assim como mostra que as tintas à óleo eram preparadas pelos próprios artistas e sobre os marchands.

  • Pollock:
Ficha tecnica:
  Título Original: Pollock Gênero: Drama Tempo de Duração: 117 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2000 Site Oficial: www.sonyclassics.com/pollock Estúdio: Brant-Allen / Fred Berner Films / Zeke Productions Distribuição: Sony Pictures Classics Direção: Ed Harris Roteiro: Barbara Turner e Susan Emshwiller, baseado em livro de Steven Naifeh e Gregory White Smith Produção: Fred Berner, Ed Harris e John Kilik Música: Jeff Beal

Sinopse1:
  Ed Harris dirige e estrela a cinebiografia de Jackson Pollock, polêmico artista plástico que teve seu auge e sua decadência nas décadas de 40 e 50. Com Val Kilmer. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.


Sinopse 2
   Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida.
    Filme trata sobre a biografia do artista a partir do momento em que ele encontra sua mulher que também era pintura e de quando ele começa a executar suas pinturas de ação (Action Paint)

  •  A Vida de Leonardo da Vinci 
Ficha Técnica: 
  Título Original: La Vita di Leonardo da Vinci; Tempo: 325 minutos; Cor: Colorido; Ano de Lançamento: 2005; Recomendação: Livre; Legenda: Português; Idiomas / Sistema de Som: Italiano - Dolby Digital 2.0; Formatos de Tela: FullScreen; País de Origem: Itália


Sinopse:
    Pela primeira vez no Brasil, A Vida de Leonardo da Vinci é considerado o melhor e mais completo filme sobre esse grande mestre. Uma superprodução milionária da RAI filmada nas locações reais nas quais viveu o artista, e baseada numa meticulosa pesquisa histórica. Esta edição especial em DVD duplo apresenta a minissérie completa em versão restaurada e remasterizada, com mais de cinco horas de duração. Conheça toda a história de Leonardo da Vinci (1452-1519), de sua infância em Florença é sua morte na França, incluindo sua rivalidade com Michelangelo e a amizade com Botticelli. Acompanhe o processo de criação de suas principais obras-primas, como A última Ceia e Mona Lisa, seus desenhos da anatomia humana e suas inúmeras invenções. Além da atuação magistral de Philippe Leroy como da Vinci, essa obra monumental tem como destaque a direção de Renato Castellani, vencedor da Palma de Ouro em Cannes diretor de outra monumental série: A Vida de Verdi (1981). Pack em embalagem de luxo reforçada e rótulo dupla face, nos mesmos moldes de "O Leopardo" e "Ludwig".

  •  O Mistério de Picasso - Magnus Opus
Ficha Técnica:
Título Original: Le Mystère Picasso Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 75 min Ano de Lançamento: 1956
Cor: Colorido Recomendação: Livre Legenda: Inglês, Português, Espanhol Idiomas/ Sistema de Som: Francês


Sinopse
   Igual um matador confrontando um touro, o artista aproxima-se do seu cavalete. Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX, está fazendo arte, e Henry-Georges Clouzot, o famoso cineasta francês (As Diabólicas, O Salário do Medo), está fazendo um filme. Em 1955, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registrava o momento da sua misteriosa criatividade. Para o filme, o mestre criou 20 telas. Usando uma tinta e papel especial, Picasso criou rapidamente fantásticos desenhos onde Clouzot foi filmando no lado inverso da tela, capturando sua criação em tempo real. Quando o artista decidiu pintar em óleo, Clouzot mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion. Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado. O governo francês declarou em 1984 este documentário um tesouro nacional. 

  •  Auto-retratos de Rembrandt:
    Sinopse: Pequeno filme em homenagem a Rembrandt e seus auto-retratos disponível para download no site: http://br.geocities.com/novo_galaaz/(fonte: orkut comunidade história da arte)

  • Incógnito
Ficha Técnica 
Título Original: Incógnito Gênero: Suspense Tempo de Duração: 107 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1997


Sinopse: 
   Um falsificador de quadros é contratado para pintar um quadro de Rembramdt. Porém, ele se envolve com a mulher que precisa analisar se o quadro pintado é verdadeiro ou não. Dirigido por: John Badhman (Tempo esgotado) é com Jason Patric, Ian Holm e Irène Jacob no elenco. 
Fonte: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/incognito/incognito.htm

  • Klimt
Ficha Tecnica:
Diretor:Raúl Ruiz Elenco: John MalKovich, Veronika Ferres, Stephen Dillane e Nikolai Kinski Local de Filmagem: Viena na Áustria e Alemanha" 


Sinopse
   A rede de radio e de televisão austríaca ORF afirmou que não se tratará de uma biografia clássica de Klimt, mas de uma "imagem atmosférica de um personagem artístico" numa época de tendência social entre 1900 e 1918, quando desapareceu o império astro-húngaro depois da Primeira guerra Mundial. O filme (...) começará com a Exposição Mundial de Paris de 1900 e mostrará os últimos 18 anos da vida de Kimt sua luta pela liberdade artística e sexual."

  • Sombras de Goya (Goya's Ghosts)
Ficha Tecnica:
Elenco: Natalie Portman, Javier Bardem, Stellan Skarsgård, Randy Quaid, Balbino Acosta, Wael Al Moubayed, Simón Andreu.Direção: Milos Forman Gênero: Drama Distribuidora: Downtown Filmes

Sinopse 1: Ambientada na Espanha de 1792, a história descreve um momento da vida do pintor Francisco Goya (Skarsgård), quando este foi traído por sua musa (Portman), que por sua vez deixou-se manipular pelo monge Lorenzo (Bardem). Este foi um dos líderes religiosos que guiou a inquisição espanhola. 

Sinopse 2: A partir do escândalo envolvendo o pintor espanhol Francisco Goya e sua musa que é condenada pela inquisição espanhola por heresia, o filme conta a história do monge que acusou e foi responsável pela prisão da jovem.

  • Dali & I: The Surreal Story
Ficha tecnica:
   Diretor: Andrew Niccol, Genre: Drama, Tipo: Biografico, Tema: Vida na Arte, Release Year: 2011, Pais: US Elenco Principal: Al Pacino, Cillian Murphy,
Creditos: Andrew Niccol - Director, David Sacks - Producer, Daniel Brunt - Producer, Michael R. Newman - Producer, Andrew Niccol - Screenwriter, John Salvati - Screenwriter, Stan Lauryssens - Book Author. Traduzido por mim  
Al Pacino representar o pintor surrealista Salvador Dalí num filme que marca seu reencontro com o roteirista e diretor da sátira sobre Hollywood Simone, Andrew Niccol, de acordo com o site da revista Hollywood Reporter.
   
Sinopse O filme vai se passar no período entre os anos 1960 e 1980, uma época em que Dalí já tinha completado a maior parte de seus trabalhos mais importantes e quando ele se tornou ainda mais polêmico. A história também vai falar sobre o relacionamento de mentor e protegido criado entre Dalí e o jovem marchand Stan Lauryssens. 


Fonte: http://www.estadao.com.br/arteelazer/cinema/noticias/2007/jan/19/166.htm?RSS
 
  • Van Gogh-Vida E Obra De Um Genio (1990) 
Ficha Técnica: 
Titulo Original: Vincent And Theo Gênero: Drama duração: 135 min País: Inglaterra Ano: 1990 Elenco e Equipe Técnica: Tim Roth,Paul Rhys,Kitty Courbais,Johanna Der Steege,Vladimir Yordanoff Distribuição: Mundial Direção: Robert Altman Resumo: Não encontrado porque era preciso ser cadatrado no site. Fonte: http://www.cineminha.com.br/filme.cfm?id=84395

  •  A Bela Intrigante (Este filme mostra a relação artista e modelo)  
Ficha Técnica:  Titulo Original: La Belle Noiseuse Gênero: Drama Tempo de Duração: 228 minutos ano de Lançamento (França): 1991 Estúdio: Pierre Grise Productions / Investimage 2 / Investimage 3 / France 3 / Région Languedoc-Roussilon / George Reinhart Productions / Direção: Jacques Rivette Roteiro: Pascal Bonitzer, Christine Laurent e Jacques Rivette Produção: Martine Marignac Fotografia: William Lubtchansky Desenho de Produção: Emmanuel de Chauvigny Figurino: Laurence Struz Edição: Nicole Lubtchansky

Sinopse: 
   Um artista decide retomar uma pintura de 10 anos atrás, usando como modelo a namorada de um fotógrafo que é seu amigo. Com Michel Piccoli e Emmanuele Béart. 
Fonte: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/bela-intrigante/bela-intrigante.asp

  • RILKE & RODIN 
(Duração: 60 min, filme preto e branco e colorido)

Sinopse:
  Um encontro entre os geniais artistas (2006) é tema desta produção francesa. Auguste Rodin nasceu em Paris em novembro no dia 12 de 1840. Em novembro de 2007 o mundo relembra os 90 anos de sua morte. Rainer Maria Rilke nasceu em Praga em 4 de dezembro de 1875 e é considerado como um dos mais importantes poetas modernos da literatura por seu inovador e incoravel estilo lírico. Rilke morreu a pouco mais de 80 anos. 
Fonte: Desconhecida

Meu resumo:
    Rilke é um admirador das peças de Rodin e quer aprender com ele como trabalhar por isso viaja da Alemanha a França deixando mulher e filha somente para conviver com o seu mestre e escrever sobre ele. No filme aparecem fotografias dos 2 artistas em preto e branco e algumas cenas da época, por isso algumas partes não são coloridas. Também é mostrada algumas obras tanto de Rodin com de Rilke (no caso cartas).

  • Aleijadinho
Ficha técnica:
Título Original: O Aleijadinho Gênero: Drama Tempo de Duração: 100 min. Ano de Lançamento (Brasil): 2000  Distribuição: G. Minas Produção Direção: Geraldo Santos Pereira Roteiro: Geraldo dos Santos Pereira e Renato dos Santos Pereira   Produção: Vila Rica Cinemalográfica Musica: Edino Krieger Som: Vera Freire Fotografia: Cláudio Portioli Desenho de Produção: Marco Antônio Rocha Edição: Vera Freire

Sinopse
   Antonio Francisco lisboa, o Aleijadinho, tornou-se artista famoso com suas estátuas dos Profetas e igrejas de Ouro Preto e outras cidades brasileiras durante o século XVIII, mas uma doença misteriosa destruiu seus dedos, mãos, braços e tirou sua vida. Um professor e historiados procura pela nora viva de Aleijadinho, falecido em 1814. A história é narrada em forma de flash-back desde o nascimento, juventude, formação artistica e cultural até a vida apaixonada e gloriosa.
 Fonte: http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/aleijadinho/aleijadinho.asp

  • Uma Garota Irresistivel
Ficha Técnica: 
Título Original: Factory Girl Gênero: Drama Tempo de Duração: 99 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2006 Site Oficial: www.focusfilmes.com.br/umagarotairresistivel Estúdio: The Weinstein Company / Bob Yari Productions / Holly Wiersma Productions / L.I.F.T. Production Distribuição: MGM / The Weinstein Company / Focus Filmes Direção: George Hickenlooper Roteiro: Captain Mauzner, baseado em estória de Captain Mauzner, Aaron Richard Golub e Simon Monjack Produção: Aaron Richard Golub, Malcolm Petal e Holly Wiersma Música:Fotografia: Michael Grady Desenho de Produção: Jeremy Reed Direção de Arte: James A. Gelarden e Eva Radke Figurino: John A. Dunn Edição: Dana E. Glauberman e Michael L Ed Shearmur evine Efeitos Especiais: Orbit Digita

Sinopse 1
   A vida de Edie Sedgwick, modelo que conquistou a fama ao se aproximar de Andy Warhol e frequentar seu estúdio. Com Sienna Miller, Guy Pearce, Hayden Christensen, Jimmy Fallon e Mena Suvari. 

Sinopse 2: 
   Edie Sedgwick (Sienna Miller) é uma modelo rica, bela e ambiciosa, que tem sua vida alterada após conhecer Andy Warhol (Guy Pearce), o mais famoso artista plástico de Nova York. Edie passa a frequentar o estúdio de Warhol, onde músicos, artistas e atores se encontram durante o dia para criar arte e à noite para se divertir. Aproveitando a proximidade com Warhol, Edie lhe pede que dê uma ajuda a Danny Quinn (Hayden Christensen), um talentoso músico. Quinn, por sua vez, deseja que Edie se afaste de Warhol, acusando-o de usá-la em seus filmes sem lhe pagar algo.

  • ANOS 30: ENTRE 2 GUERRAS, ENTRE 2 ARTES.  
Ficha Técnica:
Gênero: Documentario Diretor: Decio Pignatari Ano:1989


Sinopse:
   A guerra da bolsa em Nova York em 1929, marcou toda uma década seguinte. No Brasil, firma-se o nacionalismo nas artes. Como os artistas reagiram aos eventos desta época é o tema deste filme que pode ser assistido diretamente da fonte: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=82

  • ARTE PARA TODOS:
Ficha Técnica
Genero: Documentário  Diretor: Zelito Viana    Ano: 2003 Duração 23 min

Sinopse:
  História das artes plásticas no Brasil atraves de 5 colecionadores. Arte Popular, Barroco, Seculo XIX, Modernismo, Contemporâneos. Curadoria MAM (também pode ser assistido diretamente da fonte: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2516

  • Maria Leontina - Gesto em Suspensão 
Ficha Técnica:   
Gênero Documentário Diretor Alexandre Dacosta Elenco Marília Pêra (narração) Ano 2004 Duração 15 min Cor Colorido Bitola 16mm País Brasil


SINOPSE: 
    Documentário poético sobre a obra da pintora e desenhista Maria Leontina com Imagens de suas telas e cadernos de desenhos, seus ritmos e texturas, textos intimistas da artista interpretados pela atriz Marília Pêra, filmes Super 8 da década de 70 que mostram a artista com seu marido, o pintor Milton Dacosta, fotografias, objetos e uma música original composta para o filme, criam uma atmosfera metafísica, um mundo em suspensão.
Disponível para ser visto gratuitamente no site: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3579

  • Ismael Nery
Ficha Técnica:
Gênero Documentário Diretor Sérgio Santeiro Ano 1979 Duração 7 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil

Sinopse
  Documentário sobre o pintor Ismael Nery, que intercala cenas do cotidiano das ruas com quadros do artista, sob a narração de seu poema Pós-Essencialista de 1931.
Disponivel gratuitamente no site:  http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=678

  •  Heitor dos Prazeres 
Ficha Técnica:  
 Gênero Documentário Diretor Antonio Carlos da Fontoura Ano 1965 Duração 13 min  Cor indisponível Bitola 35mm País Brasil

sinopse
  Memórias do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em seu atélier na Cidade Nova, bairro decadente do Rio de Janeiro, que só sobrevivia em seus sambas, seus quadros e suas recordações.
disponivel para ser visto no site: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=5056

  • Amilcar de Castro
Ficha Técnica:  
 Gênero Documentário Diretor João Vargas Penna Ano 2003 Duração 13 min Cor Colorido Bitola indisponível País Brasil

Sinopse
  A narrativa, conduzida pelos depoimentos de Amilcar, mostra seus processos de criação, conceitos e obras em várias cidades.
disponivel para ser visto no site:  http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1482

  • Eu Vi o Mundo...Ele Começava no Recife 
Ficha Técnica:   
Gênero Documentário Diretor Mario Carneiro Ano 2003 Duração 34 min Cor Colorido  Bitola 35mm País Brasil Fotografia Jacques Cheuiche Edição Marília Alvim Trilha original Hermeto Pascoal Categoria Retratos  


Sinopse:
  Reconstituição, por meio da memória do artista plástico Cícero Dias, [das circunstancias históricas e da motivação criadora que resultaram no famoso quadro, de sua autoria, Eu vi o mundo... ele começava no Recife, considerado o marco zero da moderna pintura brasileira. O documentário descreve com detalhes os elementos temáticos do painel, que media originalmente 15 metros de comprimento por 1,94 de altura. Durante sua exposição, vândalos cortaram três metros da tela, onde apareciam nus considerados escandalosos. Em longo depoimento, o artista, que faleceu logo após a conclusão do filme, dá informações que ajudam a compreender os aspectos simbólicos expressos na obra e fala sobre os episódios históricos que o acompanharam na sua criação.

  • Ferreira Gullar A necessidade da arte
Ficha Técnica: 
Gênero Experimental Diretor Zelito Viana Elenco Ferreira Gullar Ano 2010 Duração 12 min Cor Colorido Bitola vídeo País Brasil


Sinopse:
   O documentário é sobre Ferreira Gullar comentando o papel da Obra de arte na formação do ser-humano , intercalando com pinturas que expressam toda a evolução da humanidade.
Ficha Técnica: Produção Vera de Paula Fotografia Luis Henrique Campos Roteiro Zelito Viana, Ferreira Gullar, Vera de Paula Direção de Arte Cláudia Duarte Empresa produtora Mapa Filmes Produção Executiva Vera de Paula Montagem Aruanã.Cavalleiro Música Egberto Gismonte Informações cedidas por Festival Internacional de Curta-Metragens do Rio de Janeiro - Curta Cinema

  • Arte da África
Ficha Técnica:  
Gênero Documentário Diretor Bernardo Palmeiro Ano 2004 Duração 24 min  Cor Colorido Bitola vídeo País Brasil  Produção Fuzo Produções Fotografia Bernardo Palmeiro Roteiro Marcelo Dantas e Bernardo Palmeiro Montagem Pedro Serra

Sinopse: 
    Documentário sobre a exposição Arte da África, que atraiu mais de 700 mil visitantes ao CCBB-RJ entre os meses de Outubro e Dezembro de 2003.

  • Athos
(ATHOS BULCAO é um Artista Plastico famoso principalmente na cidade de Brasilia onde mora) 
  
Ficha Técnica: 
Gênero Documentário Diretor Sérgio Moriconi Elenco Mila Petrilo, Murilo Grossi, Adriana Nunes Ano 1998 Duração 20 min Cor Colorido Bitola 35mm    País Brasil Produção Lena Chaib, Marcio Curi Fotografia Guy Gonçalves Roteiro Sérgio Moriconi Edição Gilberto Santeiro Som Direto Chico Borôro Direção de Arte Luiz Henrique Costa.


Sinopse 
   Athos Bulcão trabalha e conversa em seu atelier enquanto pixadores, rapeleiros, fetichistas e falsos arqueólogos descortinam a presença de sua arte em Brasília.
Disponivel para ser assistido no site http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=120

  • Arte Complexa
Ficha Técnica:
Gênero: Experimental Diretor: Leonardo Ceolin, Thais Stoklosa Ano 2004 Duração: 3 min Cor: Colorido Bitola: Vídeo País: Brasil

Sinopse:
   Um filme que trata da complexidade da arte através de um simples gesto...

  • Ao Ser Tocado
Ficha Técnica:
   Gênero: Experimental Diretora: Iris Gomes Bertoni Elenco: Fábio Pinheiro, Fernanda Safadi Ano: 2000 Duração: 8 min Cor: Colorido Bitola: 16mm País: Brasil

Sinopse:
Sedução da arte e da obra de arte em relação a um jovem artista.
Disponível: para ser visto em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=91

  • Amigo Péricles
Ficha Técnica:
Gênero: Documentário Diretor Fernando Spencer Ano:1986 Duração:9 min Cor:Colorido Bitola: 16mm Pais:Brasil

Sinopse:
    A arte do famoso cartunista Péricles Andrade Maranhão, criador do popular tipo humorístico Amigo da Onça.  
Disponivel para ser visto em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=61

  • Calasans Neto: Mestre da Vida e das Artes
Gênero: Documentário Diretor: Agnaldo "Siri" Azevedo, Agnaldo Siri Azevedo Ano: 1987 Duração 15 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil

Sinopse:
    O filme se propõe a mostrar a figura de Calazans Neto - o homem, o artista, o amigo - bem como uma visão de sua obra nas variadas fases percorridas pelo artista.

  • Diversas Lise
    Gênero Documentário Diretor Maya Pinsky Elenco Cynthia Laus, Regina Laus Ano 1999 Duração 15 min Cor Colorido Bitola 16mm País Brasil


Sinopse
    Uma visão poética sobre a pintora tcheco-brasileira, Lise Forell. A vida e arte de uma mulher com alma 100% brasileira.

  • Exposição Lygia Clark
Ficha Técnica:
Gênero Documentário Diretor João Vargas Penna Ano 2003 Duração 9 min Cor Colorido Bitola Vídeo País Brasil
Produção Atelier De Cinema Fotografia João Vargas Roteiro João Vargas, Marcos Chaves Som Direto O Grivo Montagem Célia Freitas Música O Grivo  


Sinopse
   O trabalho e as idéias de Lygia Clark vistos através da exposição da artista no Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte. Disponivel em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2704

  • Mestre Cardoso: a Arte e a Vida
Ficha Técnica:
Gênero Documentário Diretor Marcelo Mendes Ano 2004 Duração 5 min  Cor Colorido Bitola Vídeo País Brasil
Produção TV Unama Fotografia Paulo da Graça Roteiro Marcelo Mendes Som Direto Edmilson cabral Direção de Arte Marcelo Mendes Montagem Otávia Motta Música Pinduca


Sinopse
   O vídeo conta a história do grande representante da arte marajoara. O vídeo é narrado e apresentado pelo próprio artista que revela um pouco do universo da arte tapajônica e marajoara.

  • Milton Dacosta - Íntimas Construções
Ficha Técnica
 Gênero Documentário Diretor Mário Carneiro Elenco Alexandre Dacosta, Nelson Dantas Ano 1998 Duração 20 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil Produção Roman Stulbach Fotografia Mário Carneiro Roteiro Alexandre Dacosta, Mario Carneiro e Roman Stulbach Edição Severino Dadá Som Direto Antônio Muricy e Roman Stulbach Direção de Arte Mário Carneiro Trilha original Newton Cardoso e Alexandre Dacosta


Sinopse
   Retrato das principais fases do grande artista Milton Dacosta, pintor, desenhista e gravador, um doa maiores expoentes da arte brasileira.

  • Âncoras aos céus,
Ficha Técnica:
 Documentário, digital, 25min , DF, 2008 direção: de Blima Bracher
Neste documentario o artista Carlos Bracher fala sobre sua serie de pinturas realizadas na cidade de Brasilia
 
Sinopse
    A filha do Artista Carlos Bracher; Blima Bracher fez este documentario sobre uma serie de pinturas que seu pai realizou em Brasilia, nele o artista expoem sobre alguns de seus pensamentos emk relação a pintura e o ato de pintar. Muito Bonito por sinal

  • A Arte no Auge do Império
Ficha Técnica
Produção Maria Ionescu Fotografia Chico Botelho Roteiro Decio Pignatari Edição Milton Bolinha.Gênero Documentário Diretor Denoy de Oliveira Ano 1989 Duração 14 min  Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil


sinopse
   O filme mostra aspectos da cultura brasileira na época do auge do Segundo Reinado(1860-1880), quando campo e indústria entram em oposição.
fonte do resumo Disponivel em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=107

  • Tio Lino, Rocinha o Mundo da Arte
Ficha Técnica
Produção Oficina de Vídeo da Rocinha Fotografia Vicente Duque Estrada Som Direto Vicente Duque Estrada Montagem Vicente Duque Estrada  Gênero Documentário Diretor Lúci Aguiar, Vicente Duque Estrada Ano 2004 Duração 16 min Cor Colorido Bitola Vídeo País Brasil


Sinopse
   Documentário sobre a obra do artista plástico autodidata, Tio Lino, que cria maquetes de favela com lixo reciclado da favela, e mantém às próprias custas uma escola de artes para crianças e jovens na favela da Rocinha - Rio de Janeiro.
fonte do resumo disponivel em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3060

  • BOM TE VER
Ficha Técnica
Produção Léa Furtado Fotografia Francisco Colombo Roteiro Francisco Colombo Som Direto Francisco Colombo, Léa Furtado Direção de Arte Léa Furtado Edição de som Murilo Santos Produção Executiva Francisco Colombo Montagem Murilo Santos, Geovani Silva Música Eduardo Patrício Informações cedidas por Festival Internacional de Curta-Metragens do Rio de Janeiro - Curta Cinema.Gênero Documentário Diretor Francisco Colombo, Léa Furtado Elenco Ana Rodrigues Ano 2005 Duração 9 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil

sinopse
Fragmentos da vida e da arte de Ana Rodrigues, atriz, cantora e artista plástica do Maranhão.

  • O Aleijadinho
Ficha Técnica
 Gênero Documentário Diretor Joaquim Pedro de Andrade Ano 1978 Duração 22 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil   Fotografia Pedro de Moraes Empresa produtora Embrafilme Narração Ferreira Gullar Montagem Carlos Blajsblat


Sinopse
Um inventário da vida e da obra de Antônio Francisco Lisboa, o artista mais expressivo do Brasil colônia. Nascido em 1738 na antiga Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG), cedo tornou-se conhecido pelas originais concepções técnicas e artística que introduziu em seu ofício de escultor. Além das obras realizadas em Ouro Preto, trabalhou também em Tiradentes, Congonhas do Campo, Sabará, Mariana e outras cidades vizinhas, mesmo acometido por uma doença que o deformou, mas que não o impediu de continuar sua obra monumental e comovente. Baseado em texto e roteiro de Lúcio Costa.
fonte do resumo disponivel em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4752

  • Ver Ouvir
Ficha Técnica
Produção Canto Claro Fotografia David Drew Zingg Roteiro Antonio Carlos da Fontoura Som João Carlos Horta Câmera João Carlos Horta Montagem Mário Carneiro
Gênero Documentário Diretor Antonio Carlos da Fontoura Ano 1966 duração 20 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil

Sinopse
A pintura fala através do trabalho de três jovens artistas, Roberto Magalhães, Antonio Dias e Rubens Gerchman, simplesmente devastadores na visualidade com que, em seus trabalhos, transmutam a cacofonia da cidade contemporânea.

  • Andrei Rublev
Ficha Tecnica
 Direção: Andrei Tarkovsky Ano: 1966 País: Rússia Gênero: Drama, Guerra Duração: 205 min. / cor Título Original: Andrei Rublyov Título em inglês: Andrei Rublev   Elenco:Anatoli Solonitsyn, Ivan Lapikov, Nikolai Grinko, Nikolai Sergeyev, Irma Raush, Nikolai Burlyayev, Yuri Nikulin, Rolan Bykov, Nikolai Grabbe, Yuri Nazarov


Sinopse:
Biografia poética do pintor de ícones medieval Andreiv Rublev, que viveu durante o turbulento século 15 na Rússia, período marcado por lutas sem fim entre príncipes rivais e por invasões tártaras.


  • Gauguin – Um Lobo Atrás Da Porta
Ficha Técnica:
Nome Original Wolf At The Door, 1986 Direção: Henning Carlsen   Elenco Donald Sutherland

Sinopse
    A vida e a obra do pintor francês Paul Gauguin (amigo de Van Gogh) numa interpretação magistral de Donald Sutherland (”JFK”). Quando volta para Paris em 1893 , vindo de uma longa temporada no Taiti, Gauguin traz na bagagem várias telas impregnadas com o espírito das ilhas. Com a ajuda de uma amigo, monta uma exposição. Mas a exposição não tem sucesso. Abalado, Gauguin se refugia no amor de uma mulher, Judith, para quem fala da vida cheia de paz e felicidade nas ilhas do Taiti. Amargurado e frustrado com a falta de reconhecimento, ele leva a leilão o restante de suas pinturas e volta para o seu paraíso taitiano, em busca de paz.

  • Rembrandt (1936)
Ficha Técnica:
 Direção: Alexander Korda  Elenco: Charles Laughton, Elsa Lanchester


Sinopse: 
    No ano de 1642, em Amsterdan, o grande pintor Rembrandt Van Rijin (Charles Laughton) desfruta de uma vida cheia de fama e fortuna, mas com a morte de sua esposa / musa, seu trabalho encontra a escuridão. Falido e desolado, ele encontra consolo nos braços de uma bela jovem, Hendrickje (Elsa Lanchester), uma empregada de sua casa. Agora, oferecida uma segunda chance a ele no amor, Rembrandt irá tomar coragem e superar os seus demônios? O premiado e excepcional ator Charles Laughton nos presenteia com uma atuação maravilhosa e convincente de um dos maiores pintores da história da arte.

P.S. No cinema há várias obras sobre a vida do pintor:  REMBRANDT de Charles Matton (99), com Klaus Maria Brandauer no papel do pintor.  REMBRANDT de 1942, realizado na Alemanha por Hans Steinhoff.O Clássico é o de 1936.

  • Pintora aos 4 Anos(My Kid Could Paint That, 2007)

Ficha tecnica:
Direção: Amir Bar-Lev  Com: Amir Bar-Lev, Anthony Brunelli e Elizabeth Cohen
Gênero:Documentário  Nacionalidade EUA


Sinopse:
    Marla Olmstead tem apenas 4 anos, mas já vendeu mais de US$ 300 mil em pinturas. Comparada a Kandinsky e Pollock, Marla já foi tema de matérias em diversos jornais e TV americanos. Seu sucesso gerou também críticas de que os pais estariam explorando-a para obter ganhos financeiros e à própria arte, alegando que Marla pinta de forma parecida com os principais expressionistas abstratos dos últimos 50 anos mas também como uma criança, o que demonstraria a falta de expressão existente na Arte Moderna. Cinco meses depois, o programa de TV “60 Minutes” exibiu uma matéria que sugeria fortemente que as pinturas não eram de autoria de Marla, mas sim de seu pai. Isto fez com que os Olmsteads tivessem sua vida destroçada e decidissem procurar o diretor Amir Bar-Lev, para que contasse sua história.

  • Oro(Oro, 1993)
Ficha tecnica:
Direção: Fabio Bonzi  ELENCO: Franco Nero Vittoria Belvedere


Sinopse: 
 O pintor Gabrielle da Poppi trabalhava em seu estúdio quando a cidade é tomada por mercenários Germanos.Sua convicção de que a guerra não o afetaria por causa de seu status de famoso e respeitado artista termina quando seu estúdio é totalmente saqueado e sua musa inspiradora Gesuina é raptada.

  • Moacir Arte Bruta
    Ficha tecnica:
    Programa de Cinema: Moacir Arte brutaAno: 2005. Gênero: Documentário. Direção: Walter Carvalho. Roteiro: Walter Carvalho. Duração: 72 min.  Fotografia: Lula Carvalho. Elenco: Moacir, Siron Franco e Domingos Soares de Farias. Livre Documentário registra o dia a dia do artista da Chapada dos Veadeiros que impressiona pelo primitivismo e beleza
  Programa de Cinema: Moacir Arte bruta, de Walter Carvalho
     Há quinze ano, Moacir foi descoberto por Walter Carvalho, em uma de suas viagens pelo interior do Brasil. Negro, com problema de audição, de fala e formação óssea, Moacir tem 42 anos e desenha desde os sete anos.

Moacir Arte BrutaO artista vive num recanto do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em condições de pobreza. Isolado numa casa com a mãe e familiares, cultivam uma lavoura de subsistência. Ausente do mundo exterior passa o dia desenhando e pintando com lápis de cêra o que vem de sua imaginação intrigante. São desenhos de um universo particular da chapada: seres humanos, fauna e flora, visões, religião e sexo. Figuras místicas de santos e beatos. São visões com referências anatômicas desconhecidas, carregadas de sensualidade e erotismo. O traço do artista impressiona pelo primitivismo e ao mesmo tempo pela sua extraordinária beleza.'O  Sagrado'  de Moacir Soares de  Faria Moacir Arte Bruta registra o dia a dia do artista desenhando sem parar e a visita do artista plástico goiano Siron Franco, numa espécie de confronto entre o primitivo e o moderno.


fonte: TV Brasil http://www.tvbrasil.org.br/novidades/?p=12070 



  • Lixo Extraordinário”


    Ficha tecnica:
    título original: (Waste Land)  lançamento: 2010 (Brasil, Reino Unido)  direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley  duração: 90 min  gênero: Documentário
Sinopse:“Lixo Extraordinário” retrata o trabalho do artista plástico com catadores de lixo
“Lixo Extraordinário”: documentário sobre o artista plástico Vik Muniz é o representante brasileiro no Oscar
O documentário “Lixo Extraordinário”, sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de lixo de Jardim Gramacho(...)

Dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, o filme tem nome internacional de “Waste Land” e foi gravado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), período em que os cineastas acompanharam o trabalho de Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, onde o artista fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis com o objetivo inicial de retratá-los. O trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.


Fonte http://jacsanchotene.wordpress.com/2011/01/25/lixo-extraordinario/
    site:Adoro Cinema  http://www.adorocinema.com/filmes/lixo-extraordinario/trailers-e-imagens/ 
  
  • "Little Asher" 
Reprodução /ReproduçãoDo EGO, no Rio
Robert Pattinson viverá Salvador Dalí (foto à direita)
Robert Pattison viverá Salvador Dalí em seu próximo filme.
Em "Little Ashes", Pattison interpreta o pintor espanhol em sua fase jovem quando estava apaixonado pelo poeta Federico García Lorca.

 Sinopse:
O filme conta a história do famoso artista Salvador Dali (Patinson), em uma cinebiografia da relação dele e seus também célebres Luis Buñuel e Federico García Lorca na Espanha da década de 20. Que tem também no elenco mais um ídolo adolescente Javier Beltrán.


  • HENRY DE TOULOUSE-LAUTREC 
Sinopse
   Episódio da série de 8 programas com a vida e a obra de pintores que representam o Impressionismo – movimento artístico que revolucionou a arte de pintar na França do século IX.

Duração 23'35'' minutos  Série: IMPRESSIONISTAS, OS  Faixa de Ensino Médio
Fonte: Para ver o filme clique nele e faça seu cadastro gratis: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1928 

  • PAUL CÉZANNE
Duração: 23'15'' minutos   Série: IMPRESSIONISTAS, OS Faixa de Ensino: Médio


Sinopse
Episódio da série de 8 programas com a vida e a obra de pintores que representam o Impressionismo – movimento artístico que revolucionou a arte de pintar na França do século IX.

Versão da aula em PDF  Cadastre e veja o filme disponivel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1929

  • VINCENT VAN GOGH 
Duração 23'15'' minutos  Série IMPRESSIONISTAS, OS  Faixa de Ensino Médio  
Sinopse:  
 Episódio da série de 8 programas com a vida e a obra de pintores que representam o Impressionismo – movimento artístico que revolucionou a arte de pintar na França do século IX. 
  • Spray Jet (Spray Jet)  
Ficha Técnica: 
Genero: Documentário   Diretor:Ana Maria Magalhães  Ano:1985   Duração13 min  Elenco: Ciro Cozzolino, Helena Ignez, Leda Catunda, Leonilson
Sinopse:
 Documentário pioneiro de Ana Maria Magalhães sobre o renascimento da pintura, a arte conceitual nos anos 80 e a geração que primeiramente levou o Grafitte para as exposições de arte. Fonte: http://portacurtas.org.br/Filme.asp?Cod=10688&Exib=1550

  • Vida e Arte de Georgia O’Keeffe
Ficha Técnica: 
Titulo Original "Georgia O Keeffe" Titulo no Brasil: "Vida e Obra de Georgia O Keeffe" Pais de Origem: EUA, Classificação etaria: 16 anos Duração: 88 min, Lançamento: 2009 Genero: Drama. Estudio/Distribuidora: Sony Direção: Bob Balaban  Atores: Joan Allen e Jeremy Iron.

Sinopse:
  Em Vida e Arte de Georgia O’Keeffe os quadros deslumbrantes de Georgia O’Keeffe são apresentados ao longo do romance de Georgia com o carismático fotógrafo Alfred Stieglitz, interpretado por Jeremy Irons, mas seu colapso emocional começa ao perceber que Alfred era infiel, durante sua autodescoberta em Taos, Novo México. Georgia O’Keeffe é um filme imperdível, um drama cativante tanto para os fãs do trabalho da artista quanto para quem ainda não a conhece


  •  “Excesso e Punição

Ficha tenica:
Titulo Original:(Egon Schiele - Exzesse –  Produção: Alemanha, França e Áustria/Ano: 1981, cor, Duração: 95min)
Direção: Herbert Vesely
Elenco: Mathieu Carrièrre, Jane Birkin, Christine Kaufmann
.

Genero: Romance



 Sinopse:Cult movie europeu do início dos anos 1980 mostra a estranha vida do pintor austríaco Egon Schiele, um dos pais do expressionismo. Ele começou a carreira quando era soldado.


  • Ronda da Noite” 

Ficha Tecnica:


Titulo Original: Nightwatching – Produção: Canadá, França, Grã-Bretanha, Holanda e Polônia/2007, cor, 132 min)
Direção: Peter Greenaway
Elenco: Martin Freeman, Emily Holmes, Eva Birthistle

Sinopse:
Dirigido por Peter Greenaway, o longa retrata a vida do pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669). Em 1642, quando Amsterdã é considerada a cidade mais rica do mundo ocidental, ele deixa de ser uma personalidade pobre e desacreditada e passa a ser uma celebridade endinheirada e respeitada. Tudo começa quando o pintor dá ouvidos à sua mulher Saskia e decide, relutantemente, criar um retrato da Milícia dos Mosqueteiros (chamado posteriormente de “A Ronda da Noite”). Ao produzir a peça, descobre uma conspiração dos mercadores locais, com objetivos financeiros e de conquista de poderes particulares. Neste ínterim, esbarra em um homicídio atroz. Determinado a expor os culpados e o lado desagradável da época de ouro da sociedade holandesa, Rembrandt constrói sua meticulosa acusação sob forma de uma pintura encomendada.
fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias&id=2350 



  •  “Séraphine
Ficha tecnica
 (Titulo Original: Séraphine – Produção: França e Bélgica/2008, cor, 125 min)
Direção: Martin Provost
Elenco: Yolande Moreau, Ullrich Tukur
 
Sinopse:
“Séraphine” (Séraphine – França e Bélgica/2008, cor, 125 min), ganhador da 34° edição do prêmio César de Cinema, conta a história de Séraphine Louis (1864-1942), uma das mais notórias expoentes do estilo proposto pelos “primitivos modernos”. Em 1914, pouco antes da eclosão da 1ª Guerra Mundial, é empregada de madame Duphot, na cidade francesa de Senlis. Enquanto esfrega vigorosamente o chão de uma das casas da patroa, conhece o novo inquilino do lugar: Wilhelm Uhde, um crítico de arte alemão. Ele descobre – acidentalmente – o talento de Séraphine, uma mulher de 48 anos, sem muita instrução e considerada louca em seu vilarejo. Com o tempo, as telas da ex-pastora e dona-de-casa começam a revelar a instabilidade emocional de uma pintora que entra no mundo da arte e conhece o sucesso e fortuna.
fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias&id=2350

  • O Moinho e a Cruz
Ficha tecnica:
Titulo Original (The Mill and the Cross – Produção: Polônia e Suécia/2011, cor, 92min)
Direção:  Lech Majewski
Elenco:  Rutger Hauer, Charlotte Rampling, Michael York
Roteiro Lech Majewski, Michael Francis Gibson
Fotografia Lech Majewski, Adam Sikora
Edição Eliot Ems, Norbert Rudzik
Música Lech Majewski, Jozef Skrzek
Elenco Rutger Hauer, Michael York, Charlotte Rampling, Joanna Litwin, Dorota Lis

Sinopse:    Uma recriação arrebatadora da pintura épica de Pieter Brugel "A procissão para o Calvário", de 1654. No filme, Rutger Hauer representa Bruegel, Michael York vive um colecionador de arte amigo do pintor e Charlotte Rampling é a inspiração para sua Virgem Maria. Assim Majewski – usando efeitos visuais, tomadas em locações fantásticas na Polônia, na Áustria e na Nova Zelândia e um imenso pano de fundo pintado à mão – conta a história da pintura através de uma análise minuciosa de rituais seculares da vida cotidiana flamenga no século XVI, em toda a sua ocre imundície, com cenas que revelam as escolhas artísticas de Bruegel e o contexto político do momento. A pintura literalmente ganha vida neste filme encantador, em que cenas fantásticas invadem o espectador como um sonho adentra um corpo adormecido.
Fonte e trailer:http://www.indiefestival.com.br/2011/sp/film.php?cod=18 


  • A Morte de Salvador Dali- I want to go mad!!!
Sinopse:
   Algures perdido no tempo e no espaço, Salvador Dali perde a loucura que tanto o caracteriza e pede a Sigmund Freud ajuda para a reencontrar, de modo a que possa continuar a realizar as suas obras. Obviamente a tarefa não se apresenta nada fácil e entre ilusões e factos ficamos presos num mundo surrealista, sendo ainda apresentadas personagens cruciais na vida de Dali, como André Breton, Luis Buñuel, Paul Éluard, e ainda a sua musa Helena Diakonova, mais conhecida por Gala (e sim, quem a interpreta é nada mais, nada menos, que a rainha do burlesco Dita von Teese).
Outro facto importante para o bom sucesso desta "viagem", é ainda a composição da banda sonora por Felix Brenner, misturando guitarras flamencas e violinos com música electrónica, deixando-nos particularmente apaixonados pelos temas "Ode to Dali" e "Gala Whip".  

  • Frida, Natureza Viva 
Frida, Natureza Viva
Ficha tecnica:
 Título original: Frida, naturaleza viva Dirigido por: Paul Leduc  Atriz: Ofelia Medina  Gênero:Comédia dramática  Nacionalidade :México Ano:1983 

Sinopse
Em seu leito de morte, a pintora Frida Kahlo (Ofelia Medina) relembra sua vida. Em sua mente ela repassa situações importantes que vivenciou, como sua infância, a doença que teve, seu comprometimento político, sua agitada vida sentimental, a amizade que teve com Leon Trotsky (Max Kerlow) e com o pintor David Alfaro Siqueiros (Salvador Sánchez) e seu casamento com Diego Rivera (Juan José Gurrola). 



  • Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles 
  Ficha tecnica:
 
Marcela Lordy, Brasil, 2011, 70 min.
classificação indicativa: 12 anos


 Sinopse:
 O filme acompanha o trabalho do artista plástico Cildo Meireles em busca do som das principais bacias hidrográficas brasileiras e nas águas processadas pelo homem. É o relato dessas viagens, das aventuras dessa busca do artista indo da Foz do Iguaçu à Pororoca do Macapá, do Parque das Águas Emendadas à Foz do Rio São Francisco para depois, num estúdio de som, juntar todos os pedaços. A natureza transformando o artista e o artista a sua obra. O processo de criação da obra rio oir (exposta na Ocupação Cildo Meireles, no Itaú Cultural). O filme revela a simplicidade do artista, a relação dos habitantes dessas regiões com a água e potencializa nossa percepção entre o som e a imagem.


  • Utamaro e Suas Cinco Mulheres
Ficha tecnica:  
Kenji Mizoguchi, Japão, 1946, 107 min.
classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Utamaro é um célebre pintor especializado em retratar mulheres. Em busca de suas modelos, ele percorre os prostíbulos de Tóquio, colocando-se em situações inusitadas e, às vezes, perigosas. Mais uma obra-prima de Kenji Mizoguchi, inédita no Brasil, que mostra porque é um dos grandes mestres do cinema de todos os tempos.


  • Assim É, se lhe Parece

Ficha tecnica:  
Carla Gallo, Brasil, 2011, 75 min.
classificação indicativa: 12 anos

Sinopse:
O artista plástico Nelson Leirner revela-se neste documentário sobre a rotina e a intimidade de um criador iconoclasta. “Eu não queria ser artista, eu não queria ser nada”, afirma, ironicamente, ao contar sua trajetória. Avesso à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte, apropriou-se com liberdade e sem preconceitos das informações e ferramentas que lhe serviam para a criação artística.



  • Enigma de um Dia
Ficha tecnica: 
Joel Pizzini, Brasil, 1996, 17 min.
classificação indicativa: 12 anos

Sinopse:
 Inspirado em um quadro de De Chirico, o filme revela a experiência estética  de um vigia ao se transportar para o universo metafísico do pintor italiano.


  • A Hipótese da Pintura Roubada
Ficha tecnica: 
Raoul Ruiz, França, 1979, 63 min.
classificação indicativa: 12 anos

 Sinopse:
 O filme conta a história de um colecionador de quadros do pintor Frederic Tonnerre, do século XIX. Uma das telas do artista falta à coleção. Em torno desse quadro “roubado” giram muitas especulações. E reencontrá-lo pode ser a chave para desvendar todo o mistério. O filme discute por que alguns quadros provocam escândalos em seu tempo.






  • Sobras em Obras
Ficha tecnica:
Michael Favre, Brasil/Suíça, 1999, 75 min.
classificação indicativa: livre
 
 Sinopse:
 O processo criativo de Geraldo de Barros (1923-1998), pioneiro da fotografia experimental no Brasil e também um dos nossos primeiros artistas concretos, é recriado neste documentário, que faz um estimulante diálogo entre passado e presente.


  • Aragon, o Livro de Matisse
Ficha tecnica:
Richard Dindo, França/Suíça, 2003, 52 min.
classificação indicativa: 12 anos
 
 Sinopse
 O filme fala de Matisse através de Louis Aragon. Os textos do poeta sobre o pintor, os quadros e desenhos de Matisse realizados durante a guerra, os desenhos que ele fez de Aragon e Elsa Triolet. As fotos de Matisse e seus modelos, os lugares onde Matisse e Aragon se encontraram e discutiram sobre o trabalho e a visão de mundo do pintor. Assim, consecutivamente, até o fim do filme, constitui-se o diálogo entre esses dois grandes homens da história da arte e da cultura ocidental.


  • Paul Gauguin
Ficha tecnica: 
Alain Resnais, França, 1950, 12 min.
classificação indicativa: 14 anos

 Sinopse
 A vida e obra de Gauguin evocadas a partir de suas telas e pelo olhar do cineasta.


  • Van Gogh 
Ficha tecnica:
 Alain Resnais, França, 1948, 20 min.
classificação indicativa: 12 anos

  Sinopse
Obra de encomenda, o filme Van Gogh, de Resnais, pertence à pré-história do “filme sobre arte”. Como tal, ele tem o mérito de lançar as bases de um bom número de questões a serem levantadas por cineastas que estarão interessados no encontro entre cinema e arte.



  • Van Gogh, La Revanche Ambigue (Van Gogh, a Revanche Ambígua)
Ficha tecnica: 
Abraham Segal, França, 1989, 70 min.
classificação indicativa: 12 anos

 Sinopse:
 Um documentário investigativo sobre o fenômeno artístico, econômico e social que representam a obra e o personagem de Van Gogh. O filme evidencia a contradição entra a miséria da vida trágica do artista e de sua fama póstuma, o contraste entre o destino do pintor desconhecido e o preço atual de suas telas. Uma visão crítica da recuperação e exploração de Van Gogh nos próprios lugares onde ele foi rejeitado anteriormente, em especial Arles.


  • O Vermelho de Selarón  
 Ficha tecnica:    Gênero: Documentário
  • Diretor: Rafael Bacelar, Rodolfo Gomes
    Duração:
    5 min     Ano: 2010     Bitola: Digital
    País:
    Brasil     Local de Produção: RJ

    Cor: Colorido
     
  Sinopse:  
   Um retrato do artista chileno Jorge Selarón, que desde 1990 realiza trabalhos de azulejaria e pintura nas escadas da Rua Manoel Carneiro, entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa, no centro histórico do Rio de Janeiro. A monumental Escadaria Selarón entrou para o roteiro turístico da cidade, ficou conhecida internacionalmente e hoje atrai milhares de visitantes.
  • Fonte: http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_vermelho_de_selaron 


    • Meia Noite em Paris 
     
    Meia Noite em Paris
    Ficha tecnica:
    Título original:Midnight in Paris
    Dirigido por
    Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Michael Sheen mais
    Gênero:Comédia , Romance 
    Distribuidor:PARIS FILMES
    Ano de produção: 2011
    Tipo de filme: longa-metragem
    Cor:Colorido

    Sinopse:

    Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido. 

    fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-178300/
    Curiosidades sobre o filme: acesse aqui: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/02/pablo-picasso-meia-noite-em-paris/





    • Um Museu no Meu Quintal  
      
    Sinopse Uma obra num dos maiores museus de Londres faz com que seus quadros sejam transportados para uma pequena cidade sob a supervisão de um solitário curador. A novidade muda a vida de todos e renova o propósito da arte.
    • CAÇADORES DE OBRA PRIMA


    Sinopse :
     Baseado nos fatos reais de uma das maiores caças ao tesouro da história, Os Caçadores de Obras-Primas é um filme que conta a aventura de um pelotão da Segunda Guerra Mundial, liderado por FDR, em direção à Alemanha para recuperar obras de arte roubadas por ladrões nazistas e devolvê-las aos seus verdadeiros donos. Seria uma missão impossível: com as peças presas em território inimigo, e os alemães com ordens de destruir tudo, como este grupo - de sete diretores de museus, curadores e historiadores de arte, mais familiarizados com Michelangelo que com uma M-1 - poderiam ter êxito? Os Caçadores de Obras-Primas, como são chamados, se encontrarão em uma corrida contra o tempo para evitar a destruição de 1000 anos de cultura, eles arriscarão suas vidas para proteger e defender as maiores conquistas da humanidade.



    •  ESCOLA DE ARTE MUITO LOUCA(Art School Confidential)
      
    Sinopse Do mesmo diretor de Mundo Cão e Papai Noel Às Avessas, UMA ESCOLA DE ARTE MUITO LOUCA conta a história do talentoso jovem artista Jerome Platz (Max Minghella) quando ele resolve abandonar o colégio e ingressar em uma pequena escola de arte na costa leste. A ambição do garoto é se tornar o maior artista do mundo, como seu ídolo Picasso. Infelizmente, a beleza e criatividade do retrato de Jerome não são apreciadas nas aulas de arte. Suas duras críticas aos trabalhos dos colegas ou suas tentativas de criar uma arte original também não lhe ajudam a ter admiradores. Entretanto, Jerome atrai a atenção da garota de seus sonhos, a estonteante e sofisticada Audrey (Sophia Myles), a modelo de um artista e filha de um artista consagrado. Apesar da impopularidade do garoto, Audrey se encanta com a sinceridade de Jerome. Quando Audrey passa a se interessar por Jonah (Matt Keeslar), um belo pintor que é considerado a grande estrela da escola, Jerome fica com o coração partido. Desesperado, ele trama um plano arriscado para conseguir o sucesso que tanto deseja e recuperar a sua amada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...