Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

sábado, 24 de novembro de 2007

PEQUENA INDICAÇAO DE LIVROS DE ARTE


                                            Minhas Indicações de livros de Arte (algumas)

Resolvi indicar aqui livros, filmes e sites confiáveis para quem quiser saber mais sobre arte.

  •   Livros:
Existem vários que tratam sobre o assunto porém não conheço todos então vai aqui os que sei:
Primeiro as dicas de bíblias artísticas, estes são os mais completos (alguns deles são uns calhamaços) :

  • "A História da Arte" do autor E.H. Gombrich é um livro bem rico em informações que vão da Pré-História a Arte Moderna Mundial porém pouco fala sobre o Brasil, assim como, o livro
  • "História Moderna" do autor Giulio Carlo Argan que dá mais ênfase a arte Moderna e Contemporânea Mundial Internacional. Toda escola de arte adota um destes dois livros. Argan possui mais livros apesar deste ser o mais famoso. 




  

  •   "História da Pintura Moderna" do autor Hebert Read também é muito usado e possui uma leitura relativamente fácil outro livro do autor é "Escultura Moderna: História Concisa".
  •    "Caminhos da Escultura Moderna" da autora Rosalind Krauss é um livro um pouco pesado em relação a leitura mas é bastante indicado para se conhecer a escultura.
  •    O "Livro da Arte" publicado pela Martins Fontes é um pequeno dicionário ilustrado de artistas internacionais tanto pintores como escultores organizado em ordem alfabética onde você encontra uma obra de cada artista nele presente juntamente com uma pequena descrição desta obra. Em minha opinião é muito interessante embora não seja possível conhecer um artista através de uma obra só porém pode levar o leitor a pesquisar (se ele estiver interesse claro!).
  • "História da Arte" de Graça Proença é um livro sobre arte Internacional e Brasileira, não é muito grande entretanto consegue tratar do básico da arte desde a pré-história até o contemporâneo. A autora lançou um outro livro mais completo intitulado: Descobrindo a História da Arte. O primeiro livro da autora pode ser complementado por outro livro brasileiro intitulado "Viagem pela Arte Brasileira" de Alberto Beutternmuller que também vai tratar desde a pré-história até a atualidade e com curiosidade: no final de cada período, o autor coloca questões sobre o assunto abordado com exceção do tópico sobre arte contemporânea porque está não possui um padrão de definição. Estes dois livros (Graça Proença e do Alberto) são muito fáceis e gostosos de ler. São válidos até para quem não "entende" de arte.

  •   "Arte Secreta de Michelângelo" Gilson Barreto e Marcelo Oliveira. Este livro faz uma relação entre arte e ciência porque através do estudo sobre a Capela Sistina estes autores descobriram partes do corpo humano nas representações das pinturas. E no Renascimento era muito comum os artistas realizarem a dissecação de corpos humanos para seus estudo e desenho, coisa que era proibida naquele tempo porém tinham que conhecer a anatomia de algum modo não é.
  •    Os livros da autora Fayga Ostrower também são muito interessantes porque esta autora foi uma respeitada artista assim como uma professora que defendia a arte para todos e em um de seus livros ela vai contar essa experiência de levar a arte a um grupo de trabalhadores. Seus livros tratam sobre a criação artística e os elementos básicos da arte. Seus Livros são: "Acasos e Criações Artísticas", "Criatividade e Processos de Criação" "Sensibilidade do Intelecto", "Universo da Arte". 














  •    Este livro agora não é para se conhecer a arte e sim para "aprender" a observar melhor e consequentemente aprimorar o desenho. "Desenhando com o lado direito do cérebro" de Betty Edward é um livro sem contra indicação porque a pessoa aprende a si conhecer de maneira respeitosa através do seu próprio desenho e conhece também o funcionamento do seu cérebro, o que é muito importante. Outro livro da mesma autora é "Desenhando com o artista interior" é como se fosse um complemento do primeiro livro apesar de ter uma parte igual. 

              
   













  • "Gestalt do Objeto: Sistema de leitura Visual da Forma" do autor João Gomes Filho.
  No livro, o autor identifica e comenta os elementos que estão presentes nas imagens do nosso dia a dia e que influenciam no nosso gostar ou desgostar de um trabalho. O livro é totalmente ilustrado para que o leitor entenda o que é dito, e no final é dado o exemplo de 13 leituras visuais. As dicas dadas são válidas para qualquer uma pessoas porque alguns dos elementos não são aplicados apenas nas artes podem ser aplicados no dia-a-dia já que nós somos cercados por imagens.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...