Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 1 de maio de 2012

PRESERVAR É VIVER TRES VEZES


  O Texto de hoje foi escrito por uma pessoa que tratou sobre os problemas que ocorrem no sul do Brasil porem podem ser aplicados a todo o país no qual (o dono) prefere demolir as escondidas uma obra importante quando se sabe que ela vai ser tombada. A cultura ainda continua no novo e moderno esquecendo que o "velho" foi novo e importante para aquela epoca em que foi construido.

 ArtigosRio Grande do Sul • 21 de março de 2012 por
    Em recente viagem a Cartagena das Índias e Bogotá, na Colômbia, me dei conta que preservar nosso patrimônio é viver três vezes: o passado, o presente e o futuro. Todos os gestores públicos tendo sob sua responsabilidade municípios pequenos ou grandes, abastados, pobres ou remediados, têm a mesma obrigação: resguardar o patrimônio histórico e cultural.
     Bogotá tem o seu Centro Histórico bem preservado, assim como toda a cidade antiga de Cartagena das Índias, que está excelentemente bem preservada. E, diga-se de passagem, são ambas um encanto de se conhecer.
    Nossas administrações, por outro lado, têm sido desleixadas com o nosso passado. Ouso afirmar que vivemos um momento de crise, com um prédio listado pelo Patrimônio caindo em pleno Centro Histórico; com ruas fechadas, gerando enormes prejuízos para moradores e comerciantes.
      A situação de abandono do nosso mobiliário urbano se repete no IV Distrito, onde podemos ver desabar em breve a nau do Gondoleiros. Logo, não teremos futuro histórico, por que não preservamos nosso passado.
    Porto Alegre não sabe separar o que é valor cultural, histórico e estético, de prédios velhos. Existe um brutal sectarismo e atraso, onde alguns poucos se arvoram de conhecedores da História, ditam normas, criam teses míopes, que são compradas por governantes, sem pensar.
(...)Eles confundem tombar com cair.
      A cidade tornou-se irresponsável com nossa história cultural. Nossas autoridades deixaram de preservar, ao contrário do que fizeram as autoridades de Bogotá e Cartagena das Índias.
      O que eu venho defendendo é (...). Se um diz que é, o outro diz que não é, não importando se é real ou não, se é correto ou não. O mundo não é um GreNal. O mundo é rico, multifacetado.
      Tem coisas que se não forem preservadas, serão capadas de nossa identidade. Por outro lado, se construções insignificantes forem erigidas como históricas podemos estar enganando nosso futuro.

Por Adeli Sell – vereador do PT-POA
 fonte: http://sul21.com.br/jornal/2012/03/preservar-e-viver-tres-vezes/

Na minha opiniao é por isso que inventamos o museu :)
"Memorias nao podem ser esquecidas.
 O passado, uma vez vivido, entra em nosso
 sangue, molda o nosso corpo. Escolhe 
as nossas palavras. É inutil renega-lo.
As cicatrizes e os sorrisos permanecem. 
Os olhos dos que sofreram e amaram
serão, para sempre, diferentes de todos os outros.

Resta-nos fazer as pazes com aquilo que
ja fomos, reconhecendo que, de um jeito
ou de outro, aquilo que ja fomos 
continua vivo em nos, seja sob a forma 
de demonios que queremos exorcizar e
esquecer - sem sucesso-, seja sob a
forma de memorias que preservamos com
saudade e nos fazem sorrir com
esperança".  
 (Rubem Alves)















Proxima Postagem: 08/05 Historia da Arte circense parte 1
                                    15/05 Historia da Arte Circense parte 2

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...