Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

REFLETINDO SOBRE PUBLICO - Turismo, Patrimonio e museus

    Bom dia, o tema de hoje é uma pesquisa que fizeram em relaçao a coleta de dados que dev(e/ia) se feita pelos museus sobre seus visitantes. Isso é necessario ser feito pois se querem publico precisam saber quem o frequenta (se é mais homens ou mulheres ou idosos, crianças e adultos) para poder direcionar melhor suas visitas.  Entao da proxima vez galera, se visitarem um museu e virem um caderno aberto para assinatura, assinem. Ele nao é enfeite, serve para melhorar a qualidade das exposiçoes e o conforto de quem o visita.
   Aqui esta o artigo sobre a pesquisa: 
*Obs Este texto foi retirado do site museu e acompanhamentos.


Refletindo sobre publicos  - turismo, patrimônio e museus

                                                         Isabela Andrade de Lima Morais 
 
    Era nossa necessidade então, conhecer a dinâmica do museu, o dia a dia de trabalho nos museus, e por fim, precisávamos entender quem era o visitante do museu, traçando o seu perfil, portanto iniciamos uma pesquisa para entender essa dinâmica. O que se encontrou, na maioria dos museus, foi uma ausência de pesquisa de público. E nos museus que pesquisavam o seu público, não havia uma organização sistêmica na coleta de dados; do ponto de vista do instrumento de coleta (questionário), da tabulação dos dados coletados e utilização dos mesmos.
    Os dados de 2011 presentes no catálogo Museus em Números, publicado pelo IBRAM, revelam que no Brasil 74,7% dos 3.025 museus cadastrados pelo Cadastro Nacional de Museus realizam pesquisas de público, sendo que pouco mais da metade (53,5%) realizam regularmente a pesquisa.  Diante dessa situação, resolveu-se criar mecanismos que pudessem obter informação sobre o visitante de museus. Assim formou-se o seguinte objetivo: criar um sistema unificado de coleta de dados sobre o público visitante nos espaços museus de Pernambuco. Criou-se então o SUPPEM (Sistema Unificado de Pesquisa de Público em Espaços Museais)

Proxima Postagem: Museus e inclusao social

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...