Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CERAMICA: pequena historia e tecnicas

      A palavra cerâmica é derivada do grego kéramos que significa argila. O termo é usado para definir a manipulaçao das argilas na produção de artefatos diversos.
Pote usado como urna funerária      As peças mais antigas datam de 24.500 a.C. As características do barro que depois de molhado, amassado, moldado e queimado permite o armazenamento de grãos ou líquidos, tornaram esse material de suma importância para as civilizações, a ponto de se poder situar o estado cultural de um povo através do estudo dos seus artefatos cerâmicos.
      No Brasil pode-se localizar uma variada produção cerâmica dentro das diversas sociedades indígenas, as mais antigas com 8 mil anos e a mais famosa da Ilha de Marajó.
Modelos variados encontrados em São Luis do Maranhão     Já no Brasil colonial o uso constante dos azulejos na arquitetura que cruzou várias épocas, chegou até nós através dos portugueses.
Com o tempo a cerâmica evoluiu para múltiplos usos e chegou até os nossos dias por conta da contribuição de todos os povos desde os gregos até europeus e norte-americanos.

fonte:http://www.viladoartesao.com.br/blog/2008/04/ceramica-historia/

     A cerâmica pode ser composta por vários tipos de matéria-prima como: feldspato, sílica, quartzo e argila. Dependendo do material e da técnica utilizada obtém-se cerâmicas com características diferentes que dão à elas uma classificação específica: terracota ou louça de barro, cerâmica vidrada, grês e faiança.
     A técnica e o material mas simples originam a terracota que é produzida a partir de argilas naturais queimadas em fornos bem rudimentares à base de carvão vegetal. Todo o processo é extremamente simples.

fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2008/05/ceramica-materiais-e-tecnicas/

  O que vai definir em que a argila se transformará é o tipo de queima e o material (pigmentos) a ela misturado.

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...