Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Como museus e shows ajudam a prolongar sua vida

 Nova pesquisa indica que, quanto maior o engajamento de uma pessoa com o meio artístico, menores suas chances de morrer 

Como museus e shows ajudam a prolongar sua vida 

Visitas frequentes a programações artísticas fazem bem para a mente e para o corpo, segundo artigo Free-Photos/Pixabay

De acordo com uma pesquisa publicada no último dia 18 no periódico científico The BMJ, pessoas que visitam museus, galerias de arte, teatros e concertos costumam viver mais. O trabalho foi conduzido por cientistas da University College London.

O estudo foi baseado em informações dadas por mais de 6 mil adultos ingleses, todos com 50 anos ou mais. A frequência da prática de atividades artísticas entre os participantes foi medida entre os anos de 2004 e 2005. Posteriormente, cada um deles foi acompanhado por uma média de 12 anos, durante os quais sua mortalidade foi registrada pelos pesquisadores. 

Por meio da análise dos dados colhidos, os cientistas concluíram que os indivíduos que participavam de programas relacionados à arte uma ou duas vezes por ano apresentavam 14% menos chances de morrer durante o período de acompanhamento, do que aqueles que nunca o faziam. Em comparação com pessoas que praticam atividades artísticas mais do que três vezes por ano (uma vez a cada dois ou três meses, por exemplo) tiveram um índice de mortalidade 31% menor. 

Segundo o artigo, uma hipótese é de que os resultados encontrados se devam principalmente pelos diferentes níveis de cognição, saúde mental e exercício físico praticado por aqueles que não se envolvem com a arte. Ainda assim, as mesmas conclusões foram encontradas quando se tirou da conta fatores como problemas de mobilidade e riqueza. 

O estudo é do tipo observacional, ou seja, não procura estabelecer causas para os resultados encontrados. Por isso, os cientistas admitem, na pesquisa, as limitações do levantamento. Ainda assim, dado o grande tamanho da amostra usada na pesquisa, trata-se de um trabalho muito importante, afirmam. 


Fonte:https://veja.abril.com.br/ciencia/como-museus-e-shows-ajudam-a-prolongar-sua-vida/?fbclid=IwAR1u1TrMonFp9t2skdLTAMfkylM74ayH0YbPb2pe3FDMNGsPJIF3XePmeTs


Um comentário:

  1. Nossa se isso estiver certo vou morrer bem idosinha. O quanto já fui em exposição nem está no gibi mais kkkk tenho uma pasta lotade de encartes de exposição.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...