Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 28 de abril de 2015

PARA QUE SERVEM OS MUSEUS

  O texto de hoje é para esclarecer definitivamente qualquer duvidas ou falso conceito sobre museus já que nos mesmos acabamos por criar ideias muitas vezes falsa sobre algum assunto ou objeto.

Obs.: O texto vai ser colado como imagem por a pagina não permitir copias porem aos poucos ele será digitado e sua referencia sera colocada aqui caso prefiram ler no próprio texto.

 PARA QUE SERVEM OS MUSEUS

   O que é que acontece então quando estamos no museu?
   Um museu apresenta uma narrativa sobre um assunto. Uma historia contada pelos objetos colocados em vitrines, rotulados com etiquetas com informação sobre autoria, ano de criação, material e a técnica usada.
   O que é que significa a historia num museu. Encontramos normalmente dois tipos de propostas nos museus do nosso tempo.
   Os museus clássicos, apresentam narrativa, construída por um curador, apoiada em objetos apresentados segundo uma ordem, cronológica, por afinidade estética. São museus que parem dos objetos que estão dentro e que procuram captar a atenção dos visitantes.
     Nos museus participados são os que interrogam o mundo onde se inserem. Um museu tem uma determinada função social. Servem a sociedade. Os seus objetivos e valores fundamentais. Nestes museus a preocupação do curador é responder o pulsar do mundo com os recursos disponíveis. A construção da narrativa é feita em colaboração com a comunidade que participa na escolha dos objetos que decide guardar e conservar. São espaços inclusivos que procuram o que é que a comunidade quer aprender. São espaços de interrogação.
    Para fazer este tipo de museu é necessário abri as portas. Sair para o espaço envolvente e procurar o que é relevante. Saber o que as pessoas querem como representação de sua memoria propor que essas pessoas usem o espaço do museu para criarem atividades relacionadas com os seus patrimônios. São museus que procuram respostas para o pulsar do mundo. São lugares de encontro e descoberta de novos objetos para musealizar. Procuram compreender o território e a cidade como espaço de cidadania. São promotores a ação na comunidade.
     A curadoria participativa não é um trabalho fácil. A memoria é um campo de confronto social. Em qualquer comunidade há diferentes memorias em disputa. Como espaço de encontro, o museu é uma oportunidade para reconhecer a diversidade e promover a inclusão do outro e da diferença.

     O que é que deve suceder quando saímos de um museu?
    No final temos de ter consciência do que sucedeu. Um museu serve para facilitar o modo como olhamos o mundo, para os outros e para nos mesmos. O sentido dos museus inovadores e propiciar uma consciência sobre o patrimônio que encontramos e como podemos usar isso para fazer coisas novas. O patrimônio não é o que se tem mas o que se pode fazer com ele. Serve para podermos viver melhor e mais felizes. 
    Os museus são espaços de inovação. São laboratórios onde podemos experimentar combinações de ideias. É através do encontro que se produz transformação.

Pedro Pereira Leite
Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra.
 
Fonte: http://www.plataformamacau.com/uncategorized/para-que-servem-os-museus/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...