Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MINHA ESCOLHA DE ESTUDAR ARTE e o CURSO TECNICO EM CONSERVAÇAO e RESTAURO DE BENS

  O tópico de hoje é para falar como cheguei a estas duas formações: Artes Plasticas/Visuais que tanto amo e o tecnico em  Conservação e Restauração de bens móveis que descobri e aprendi a gostar quando fiz o curso.

      Artes Plasticas:

   Falar sobre as artes plásticas é fácil, pois toda criança que frequenta a escola já descobre o lápis e as cores bem cedo e isso pelo jeito me encantou e me influenciou na minha escolha. Eu cresci com livros infantis/ilustrados (minha mãe sempre nos deu livros e nos incentivou a ler; que é minha outra paixão).
     Foi vendo estes livros que comecei a prestar atenção nas imagens e depois passei a copia-las apenas olhando. Porem não sabia que existia a profissão artista até os 10 ou 12 anos de idade já que na minha infância as aulas de arte eram mais ligadas as formas e não para conhecer artistas e suas obras.
     Tomei minha decisão de se tornar artista quando vi, em uma revista de curso a distancia, o curso de desenho e pintura. A partir de então não tirei mais esta ideia de ser desenhista da cabeça, pois desenho para mim era transformador; capaz de mudar o mundo. Tanto que isso me levou a formar em Artes Plásticas na área bidimensional (desenho, pintura, gravura e desenho gráfico).
     Mesmo tendo esta certeza do que eu queria, ainda sim no 2º período do curso tive uma crise de me achar incapaz para o curso (o que não mudou muito pois até hoje) ao ponto de querer mudar de faculdade porem nenhuma outra me satisfazia tanto quanto a artes e continuei.

    Conservação e Restauração em Bens Moveis

     Já falar sobre restauração é bem estranho pois no meu curso de artes sempre haviam alunos apaixonado por arquitetura, construções, coisas antigas e restauração lembra muito isso e eu não conseguia entender este gosto. Para mim, não tinha graça nenhuma visitar museu de moveis, ver casas (eu era preconceituosa mesmo neste assunto). Ao meu ver museu interessante era só de telas, escultura e gravuras.
      Então após um tempo de formada e como sempre desesperada por não exercer minha profissão e não ter emprego, minha mãe quem diria (apegada e superprotetora como ela é) me "expulsou" de casa: Ela viu na propaganda que uma Fundação de arte (700 Km de distancia de onde morava) iria abrir vagas de seleção para restauração e ficou mais empolgada que eu. Quando vi a grade do curso, achei muito interessante as matérias ligadas a arte e teóricas pois elas complementavam o que eu não tive no meu curso anterior.
    Aceitei o desafio de sair pela primeira vez de casa, conhecer o novo!  Fiz o curso, cresci tanto como pessoa quanto estudante, prendi a mudar o meu olhar para o antigo, me interessei  em conhecer Igrejas e a  prestar atenção nos santos, dos quais não sabia nada, pois não tenho religião e não gosto do assuntos.
    Agora é diferente, você aprender sobre o significado de cada imagem para a religião ate porque a maioria dos símbolos religiosos já existiam antes da própria igreja, ela que os tomou para si e lhes deu um sentido melhor que lhe interessava. Para conviver com o sacro, basta  observar  tudo pelo lado estético/tecnico e não religioso e assim consigo sair bem das situações alem de aprender um pouco sobre cada coisa.
   Bem, este foi o tópico de hoje, quando eu tiver mais ideia do que escrever volto a postar aqui e se tiverem sugestão também ...
                                                                                             Obrigada e Ate mais

Proxima Postagem dia 14/12 "Quem faz arte e porque necessitamos dela?"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...