Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 9 de agosto de 2016

A IMPORTANCIA DO DESENHO E DA PINTURA PARA A CRIANÇA



A importância do desenho e da pintura para a criança

desenho-e-pintura

Toda criança desenha. É algo que ela aprende por imitação, vendo os adultos escreverem, entendendo que é um meio de comunicar-se com o mundo. Seja com lápis, caneta, giz ou qualquer coisa que risque, o desenho captura a atenção dos pequenos e torna-se, então, um modo de expressão.
A arte e a comunicação da primeira infância
Além de ser uma forma da criança dialogar com o mundo ao redor, o desenho e a pintura são a melhor maneira de entender como ela vê esse entorno. Formas, cores, amplitude, liberdade (ou a falta dela) ao expressar-se, tudo pode mostrar a visão que a criança dos círculos sociais em que está inserida.
Das garatujas, como são chamados os primeiros rabiscos das crianças, até o desenho figurativo, que ocorre por volta dos 4 anos, tudo tem significado. Peça a uma criança para desenhar e explicar o desenho e você sempre se surpreenderá – ali, geralmente, está uma visão complexa e cheia de vida de uma situação.
IMG_3161 Kindergarten painting at the Honolulu Waldorf School photo by Van James
                                                     Imagem: Van James
Porém, apenas olhos atentos e que estejam dispostos a incentivar essa expressão entenderão essa importância. Mas como atuar sem interferir e ajudar no desenvolvimento de seus filhos?
(Quase) tudo é permitido
Propicie um espaço para o desenho livre, para as artes. Promova essa atividade com materiais interessantes, lúdicos, próprios para cada idade. Dê preferência a materiais naturais, gizes de cera, reaproveite papéis, permita que eles desenhem em locais inusitados, separe uma parede da casa que possa ser riscada, mesmo que seja com algum tipo de tinta, como o giz, que possa ser retirada depois.
Faça do momento da pintura uma diversão! Nós separamos algumas ideias de materiais especiais para a infância, com todos os atributos que consideramos essenciais: segurança, ludicidade e criatividade. Veja aqui.
A criança se expressa pelo desenho e pela pintura e, portanto, nessa aventura não há certo nem errado. Cada criança terá um estilo, um modo de conversar por meio dos riscos e rabiscos. O ideal é que possam fazer isso livremente, sem interferência, para sentirem-se seguras de que podem “falar” o que sentem e pensam sem serem cobradas ou julgadas por isso.
Lembre-se de que esse momento é uma preparação para o aprendizado que a criança terá depois, inclusive o escolar. Quanto mais ela estiver familiarizada com o expressar-se por meio da arte, mais facilmente trabalhará atributos como percepção, criatividade, que vão interferir diretamente no momento da alfabetização.

Fonte: http://mundowaldorf.com.br/a-importancia-do-desenho-e-da-pintura-para-a-crianca/

Proxima Postagem 16/08 Olhar Criativo

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...