Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

sábado, 7 de setembro de 2019

27 PROFISSÕES LIGADAS ao DESENHO

A postagem de hoje é sobre as profissoes ligadas ao desenho. Eu peguei tambem da ABRA e desenho é tao importante e a base de tanta coisa que a gente as vezes ate esquece né
27 Profissões Ligadas ao Desenho




Além de ser uma forma de expressão, comunicação e satisfação pessoal, o desenho também pode ser praticado como atividade profissional, pois, existem dezenas de profissões ligadas, de alguma forma, ao desenho.

Neste artigo enumeramos as 27 principais profissões que têm como base o desenho:



1 - Arquiteto

Desenvolve projetos para a construção de residências, comércio e espaços públicos, propondo soluções que vão de encontro às necessidades dos usuários. Acompanha a obra desde o início até a finalização, lidando com toda a equipe de profissionais envolvidos. Pode lecionar em escola de cursos livre e técnicos.


2 - Artista Plástico

Desenvolve trabalhos artísticos com diversos materiais e meios. Participa de mostras em galerias, exposições, concursos e salões de arte, onde comercializa suas obras. Pode ter um Atelier próprio. Leciona em escolas


3 - Caricaturista

Trabalha em eventos, faz caricatura para revistas, jornais, livros, etc. Leciona em escolas de cursos livres.


4 - Cartunista

Faz cartuns, (piadas políticas e sociais ilustradas), tiras para jornais, ilustrações humorísticas, participa de concursos, etc. Pode lecionar em escolas de cursos livres.


5 - Designer Gráfico

Planeja impressos, cria logomarca, sites, folhetos, catálogos, identidade visual, cartão de visitas, acompanha serviços gráficos. Pode trabalhar em agências de propaganda, editoras, gráficas, montar seu próprio estúdio ou atuar como autônomo.


6 - Designer de Interiores

Esse profissional planeja e organiza os espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente. Estabelece relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir, harmoniza em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Escolhe as cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.


7 - Desenhista Cadista

Trabalha como autônomo ou em escritórios de arquitetura ou engenharia. Em geral sua tarefa é desenhar, em programas como o AutoCAD, plantas, cortes, detalhamentos, peças mecânicas, etc., a partir de esboços de projetos desenvolvidos por profissionais, como o Arquiteto, Projetista, entre outros.


8 - Costureira

Esse profissional é quem desenvolve a peça. É ele quem prepara e cria as amostras de costura, trabalha na montagem dos vestuários, projeta e modela as confecções, unindo os tecidos até que a peça esteja finalizada. As costureiras são quem garantem aos consumidores finais peças de qualidade e estilo. De nada adianta comprar roupas de uma grande grife se as suas costureiras não são de qualidade. Provavelmente suas peças irão durar pouco e o seu investimento não valerá a pena.


9 - Designer Têxtil

Esse profissional, muito criativo, é o principal responsável por elaborar e aplicar estampas em tecidos, madeiras, palhas, e outras superfícies utilizadas no mundo da moda. É ele quem estuda as principais tendências, as principais técnicas – pintura, ilustração, tipografia, fotografia, design e manipulação de imagens – e as principais superfícies para enfim criar estampas incríveis para os estilistas, lojas e empresas de moda.


10 - Desenhista Artístico

Profissional com formação artística, conhecimento de design e história da arte, pode atuar como desenhista, ilustrador, pintor e orientador em cursos livres.


11 - Designer Automotivo

Profissional com grande domínio técnico e conhecimento de modelo e design de veículos. Pode atuar em empresas ligadas ao setor ou de forma autônoma.


12 - Designer de Joias

Esse artista tem formação em Design, direcionado à criação de joias e bijuterias finas.


13 - Designer de Produto

Profissional com formação em Design, mas também com conhecimento sobre arte em geral, desenvolve projetos para a criação de novos produtos, tais como utensílios domésticos, luminárias, móveis, veículos, projetos gráficos, entre outros, desde a sua concepção até o produto final, sempre levando em conta as necessidades do usuário, os aspectos ergonômicos, uso racional de recursos naturais, o meio ambiente, etc. Pode lecionar.


14 - Designer de Embalagem

Profissional com formação em Design, especializado na criação e desenvolvimento de embalagens para os mais variados fins.


15 - Designer de Móveis

Desenvolve projetos para a fabricação de mobiliário para os mais diversos fins, para a indústria moveleira ou para uso exclusivo.


16 - Desenhista de Construção Civil

Desenvolve plantas e cortes executivos para as mais diversas etapas da área da construção civil, sob a supervisão do engenheiro e do arquiteto.


17 - Desenhista Projetista

Projeta peças, máquinas e acessórios as serem executados pela indústria.


18 - Estilista

Elabora trajes para as mais diversas finalidades. Promove desfiles. Presta Assessoria a clientes e empresários. Elabora editoriais para revistas de moda, etc.

19 - Artista Urbano (Street Designer)

Profissional com formação em desenho e arte, desenvolve obras sobre os mais diversos suportes e materiais, como graffiti, capacetes, veículos, espaços públicos, telas, shapes para Skate, entre outros.


20 - Ilustrador Manual

Colocamos como Ilustrador manual aquele profissional que faz ilustrações para diversas finalidades, sem o auxílio do computador. Pode ser instrutor em escolas.


21 - Ilustrador Digital

Mesmo profissional citado acima, porém, além fazer ilustrações manuais, também utiliza recursos digitais e produz ilustrações no computador.


22 - Maquetista

Elabora maquetes para prédios comerciais e residenciais. Embora esse profissional trabalhe com a terceira dimensão, sua base, em geral é o desenho industrial.


23 - Paisagista

Desenvolve projetos de paisagismo para casas, edifícios e espaços públicos, definindo os tipos de plantas, estilo de jardim, iluminação, manutenção, entre outros.


24 - Professor de Artes

Profissional com formação em várias atividades da arte e/ou do design ou numa atividade específica. Dependendo do nível de formação, pode lecionar em faculdades, escolas técnicas, cursos livres ou em atelier próprio.


25 - Quadrinista

Profissional que elabora campanhas e ilustrações para produtos destinados ao público infantil, jovem ou adulto; cria e desenvolve histórias em quadrinhos, charge, cartoons, etc.


26 - Tatuador

O desenho é fundamental na atividade desse profissional que desenha e pinta diretamente sobre a pele.


27 - Web Designer

Esse profissional do mundo virtual desenvolve a programação de web sites. Embora não trabalhe diretamente com desenho, esse conhecimento é importante no desenvolvimento do seu trabalho, pois atua diretamente com profissionais de criação.


Laerte Galesso – Diretor e Professor de Artes

Fonte:http://www.abraonline.com.br/artigos/27-profissoes-ligadas-ao-desenho/ 

Abrindo mais o leque, desenhista precisa estar sempre estudando tambem e tendo referencias né. Quer referencia maior que estudar Historia da Arte, (aqui  é onde se encontra desenhos de todos os tempos e dá base e referencia para os estudos) ainda temos as Exposiçoes que tambem precisam que podem usar o desenho como base, A restauração de arte estuda desenho, Curadoria, Teoria e critica de arte enfim o desenho pode estar subentendido em muitas partes  ate na teoria.
 Essa observação é de minha autoria

proxima postagem 07/10





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...