Resolvi tentar ressuscitar o blog e tentar pelo menos voltar a publicar 1 vez por mês, (antes publicava toda semana). Para mim, por postar muito fui achando menos noticias e também cá entre nós, o facebook foi facilitando postagens para publicações nele e tirando as atenções do site, além do que meu trabalho também tirou minhas horas vagas para pesquisa e publicações. Mas deixando o desabafo de lado, vamos lá:
A Relação do Ilustrador com o Mercado de Trabalho
(retirado do blog da ABRA)Como saber se escolhendo a Ilustração como profissão você estará no caminho certo?
Com a chamada “economia criativa” em plena expansão, a nova era do marketing e a popularização do empreendedorismo, em nossa opinião, esta é uma das áreas que definitivamente mais cresce no cenário atual.
Mas, claro que uma decisão importante como esta deve ser muito bem pensada porque afinal falamos de carreira.
O objetivo deste texto é esclarecer alguns pontos da profissão de Ilustrador e certamente vai dar uma luz para você que está pensando em se jogar de vez no mundo dos desenhos e ilustrações.
Partimos então de que para atuar com ilustração, é muito importante (quase que imprescindível) que você saiba desenhar, então, se você ainda não tem esta habilidade desenvolvida, procure aperfeiçoa-la com um curso ou oficinas que, com certeza, fará grande diferença na sua carreira como Ilustrador.
Ao mesmo tempo, a ilustração na sua concepção, não está apoiada apenas no desenho. A Ilustração pode ser representada por qualquer meio visual que ilustre um tema, um assunto, uma história etc.
Designers, fotógrafos, muralistas, entre outros tipos de artistas também são considerados ilustradores, o design e as artes visuais estão totalmente ligados à ilustração.
O Ilustrador é o elemento chave que conecta ideias e as representa em estampas, logotipos, gravuras, ideias e conceitos, apenas utilizando a sua maior habilidade que é criar com intenção.
Seja como fixo em alguma agência de publicidade&propaganda ou como ilustrador freelancer, este profissional pode se desenvolver produzindo desde embalagens, novos produtos, personagens de desenhos, comerciais ou games.
O QUE FAZ UM ILUSTRADOR?
Um ilustrador normalmente pode atuar em várias frentes, então, ele produz identidades visuais de marcas, ilustrações como elementos gráficos, storyboards, concepts de cenários, personagens, realiza pintura digital de imagens, ilustração vetorial, animação 2D, materiais para aulas EAD, fotomontagens, entre outras atividades – tendo como base sempre o desenho.
QUANTO GANHA?
A faixa salarial de um(a) Ilustrador(a) varia de R$ 2.500 a R$10.000,00 dependendo do nível e tempo de atuação do profissional.
PERFIL E CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL
Dominar os principais softwares de ilustração e edição de imagens como Adobe Photoshop, Illustrator é fundamental, além disso, deverá dominar a pintura digital, ter noções avançadas de luz e sombra, perspectiva, composição de cena, anatomia, ter flexibilidade de estilos e traços.
Perfis mais avançados já possuem outros aspectos como diferenciais, que envolvem conhecimentos técnicos em edição de vídeo, Motion Graphics, animação 2D e/ou 3D, Flash, web design, experiência na área e portfólio.
Graduação ou curso equivalente na área de Design, ilustração, desenho ou animação, também ajudam bastante na hora de uma colocação profissional.
FONTE: http://www.abraonline.com.br/artigos/ilustracao_mercado_de_trabalho/
(Programei postagens para os proximos 3 meses)
Proxima postagem: 07/09 27 Profissões Ligadas ao Desenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário