A – O Artista Hoje (no Brasil)
Imagem do Produtor de arte pega na net
A arte vem da necessidade que o homem sente de criar. De transformar o
objeto e de dar a ele uma outra função que não o de sua funcionalidade
comum (isto ocorreu sobretudo após as vanguardas do século 20). Além da
necessidade de criação que move a Arte, ela é feita pela necessidade de
despertar emoção, sentimentos e releitura da vida. Portanto, a Arte
também é comunicação.
Uma vez tirada a Arte de seu pedestal místico e mítico, e sabedores de
que ela é o desenvolvimento, o exercício, de habilidades e competências
leiamos o quê a historiadora de arte e crítica, Radha Abramo, nos diz
sobre o artista, especificamente o artista brasileiro: “O que falta ao
artista brasileiro é pesquisa. Arte se faz com pesquisa, conhecimento.
Mas para pesquisar, o artista precisa ter material, precisa encontrar
registros do que ocorreu na história. E no Brasil, temos poucas
literaturas para pesquisar”. (BAIERL).
Estas palavras são endossadas pelo articulista SCRENCI, “Cada vez mais
se exige do artista uma qualificada formação teórica e prática, que
favoreça o desenvolvimento de uma criação original livre de resultados
óbvios e estereotipados”.
Nelson Screnci afirma ainda, que no Brasil, o artista plástico é
confundido com o artesão. Apesar de haver associações das classes de
artistas, falta-lhes os sindicatos, os registros em carteiras e o que é
pior e que motiva esta confusão: a atividade de artista plástico ainda
não foi legalmente reconhecida pelos meios oficiais.
O mesmo articulista aconselha: “Uma grande saída para quem está
debatendo nos difíceis começos de uma carreira artística é o apoio de um
trabalho coletivo... E desta forma invalidar a triste idéia romântica
que vê no sofrimento uma condição necessária ao aparecimento de uma
obra-prima” (grifo nosso).
E ele salienta que, no Brasil de hoje, quando assistimos e os dados
estatísticos confirmam para o aumento da expectativa de vida e da faixa
etária considerada da terceira idade, “muitas carreira brilhantes
começaram na maturidade. É quando temos mais disponibilidade para
assumir uma ocupação comprometida apenas com o prazer. E experiência de
vida para transformar essa atividade uma grande paixão”. E ainda que
“jovens artistas não são necessariamente artistas jovens”, porque
“construir uma obra é um investimento de tempo e um ato de abnegação”.
A historiadora de arte Radha Abramo diz que, no campo das artes
plásticas, “acho que o forte da arte brasileira está na escultura e na
instalação”.
Para quem é leigo a instalação, segundo a Wikipedia, “é uma manifestação
artística onde a obra é composta de elementos organizados em um
ambiente... Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações...
ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor. A
primeira instalação artística foi o ‘Merz Bau”, ou ‘Casa Merz’, o
apartamento do poeta e artista plástico Kurt Shwitters, transformado por
ele em obra de arte, de 1923, na cidade alemã de Hannover”.
Kurt Shwitters, "Merz Bau”
Kurt Shwitters, "Merz Bau”
Proxima Postagem: 20/12 O Fazer Artístico – Artistas, Críticos e Lugares (parte 3)
27/12 O Fazer Artístico – Artistas, Críticos e Lugares (final)
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