Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 9 de maio de 2017

Sobre o dar aulas de arte na escola

    Boa tarde caros leitores, 
   Após um longo período sem publicar nada, resolvi escrever aqui sobre o dar aulas de arte em escola de ensino fundamental e médio.
   Há cinco meses, comecei a dar aulas de arte em uma escola estadual. Sabia que dar aulas de artes em escola era difícil mas não sabia que era tanto. Quando você está começa a fazer parte do ambiente é que se percebe melhor o que é estar lá. 
   Ninguém fala, mas no ambiente escolar você passa por poucas e boas e precisa aguentar para no outro dia começar tudo novamente. Quando se da aulas e ou monitorias artísticas em locais específicos de arte é outra historia, isso te motiva muito mais. Já na escola fundamental e médio geralmente você leciona para salas lotadas nas quais muitas vezes não tem espaço para guardar os trabalhos, isso quando não falta sala adequada para a aula, material ou espaço para trabalhar. 45 a 50 minutos pode parecer muito porem quando se tem que fazer chamada, distribuir material e guarda-lo, os minutos passam voando; não para o aluno claro, pois geralmente para ele, aquele tempo é uma tortura.
   As aulas de arte são geralmente 1 por semana e avaliadas em conceitos (que não reprovam) dando motivo para o aluno priorizar as outras disciplinas já que não se consegue entender o porquê das artes na escola que deveriam ser apenas desenhos e brincadeira na escola. Se valer nota como avaliar sendo que cada um tem seu conhecimento, suas dificuldades motoras e estão em níveis diferentes. 
   O que sei é que nem sempre se da para ensinar artes de maneira adequada em 50 min 1 vez por semana isso quando sua aula não é cedida para outra matéria avaliativa. Poucos alunos tem o interesse no que se é passado. E as vezes me questiono mesmo sabendo da sua importância, seu porque em sala de aula sendo que poucos na escola conseguem ver seu valor. Se dar aula de disciplinas teóricas já é um pouco difícil (O que se ouve entre os) imagina uma teórico pratica?
  Posso ate parecer que estou desmerecendo meu curso, pelo contrario, é por valorizar e gostar dele muito é que me questiono de as vezes as pessoas não verem este valor. Não são todos que gostam da arte e que tem acesso a ela, mas quando tem as vezes acaba havendo de alguém um menosprezo.
   Se tem algum professor de arte que quiser comentar também suas experiencias, sejam elas boas ou não, podem falar!!
      O que sei é que estou aprendendo muito (tanto pontos bons como pontos ruins) sobre este universo artístico escolar que muitas vezes é omitido a nós...(A gente so mostra os resultados legais né - o lado lindo- do trabalho).



  Multiplica esta menina e esta bagunça por 30 para um so professor heim?!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...