Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 5 de junho de 2012

RELEITURA de IMAGEM

                                      Image Detail    Image Detail


















   "Chico Bento descascando Espiga" Releitura da obra "Caipira Picando fumo" presente na serie Historias em Quadrões que consiste em uma serie de releituras de grandes obras de arte pintadas por Mauricio de Sousa.

   Este é um texto que copiei do blog "Cores e Matizes". Antes de começar a le-lo devemos pensar o que é releitura. Re - Leitura significa ler de novo, ou seja, ler a imagem novamente porem com outros olhos. Quem faz uma releitura, deixa um pouco de si na obra, faz uma aproximação a sua epoca e ao sua bagagem de conhecimento e de certa forma facilita uma melhor integração com obra e publico principalmente se ela esta sendo relida por uma epoca ou cultura diferente. Entao vamos ao texto:

O que é releitura?

   

        Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte, como é o caso da pintura Almoço na Relva de Manet e o quadro que o motivou (1) e duas releitura do quadro feita Picasso (2). 



                              (1)                                                                                    (2)

    Manet se inspirou em Concerto Pastoral de Giorgione e em uma gravura de Marcantonio Raimondi, O Julgamento de Paris, gravura baseada em desenho de Rafael Sanzio. Ou, ainda, O Balcão de Manet de Magritte, releitura de O Balcão de Manet, que releu O Balcão de Goya. Abaixo, exemplos interessantes de releitura de alunos dos cursos de Design Gráfico, Design de Produto, Design de Ambientes e Licenciatura em Artes Visuais da UEMG. Releituras realizadas em 2007.
Matheus-de-moura-alves - Justiça Assassinada-exp 
Matheus - Jacque-Louis_David_Death_of_Marat_1793-exp 















Capela Sistina - Leonardo Ribeiro Leite - exp 
 Capela Sistina - A Criação de Adão-exp













 Fonte https://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/

Proxima postagem:  12/06 As Artes Atuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...