Continuando o texto anterior agora falaremos do objetivo do Ensino de Arte que são os seguintes:
• Reconhecer a arte como área de conhecimento autêntico e autônomo, respeitando o contexto sócio-cultural em que está inserida.
• Apreciar a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento fundamental da estrutura da sociedade.
• Compreender a arte no processo histórico, como fundamento da memória cultural, importante na formação do cidadão, agente integrante e participativo nesses processos.
• Proporcionar vivências significativas em arte, para que o aluno possa realizar produções individuais e coletivas.
•
Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de arte,
desenvolvendo uma relação de autoconfiança com a produção artística
pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.
• Respeitar as diversas manifestações artísticas em suas múltiplas funções, identificando, relacionando e compreendendo a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas.
• Conhecer, respeitar e poder observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
• Conhecer a área de abrangência profissional da arte, considerando as diferentes áreas de atuação e características de trabalho inerentes a cada uma.
• No Ensino Fundamental, de acordo com os PCN (Parametros Curriculares Nacional), o ensino de Arte deve organizarse de modo que os alunos sejam capazes de:
• Experimentar e explorar as possibilidades de cada expressão artística;
• Compreender e utilizar a arte como expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
• Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte (artes visuais, dança, música, teatro), de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifi que-os e interprete-os na apreciação e contextualize-os culturalmente;
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas;
• Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais;
• Observar as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• Identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas;
• Identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias;
• Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte, em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.
Assim sendo, no primeiro segmento do Ensino Fundamental, os alunos devem ter se apropriado de questões básicas relativas ao conhecimento da arte. De 6ª a 9ª séries, poderão dominar com mais propriedade a expressão artística, realizando seus trabalhos com mais autonomia e reconhecendo com mais clareza que existe contextualização histórico-social e marca pessoal nos trabalhos artísticos. As experiências de aprendizagem devem relacionar os conhecimentos já construídos com as proposições estéticas pessoais e/ou coletivas. De acordo com os PCN,
Essa marca ou estilo próprio
agora realizado com intenção, aliados ao prazer em explicitar seus
argumentos e proposições poéticas, surgem agora como ingredientes fortes
e conscientes e fazem parte dos valores da cultura dos jovens. Nos
primeiro e segundo ciclos o aluno podia tornar-se consciente da
existência de uma produção social concreta e observar que essa produção
tem história. Agora, o aluno estabelece conexões com mais clareza entre
os trabalhos escolares e a cultura extra-escolar, que envolve os objetos
de estudo, tanto no âmbito de sua comunidade como no da produção
nacional e internacional à qual tiver acesso.
Outra
marca forte nessa faixa etária é o fortalecimento do conceito de grupo.
A criação artística pode, então, ajudar o aluno a compreender o outro -
intelectual e afetivamente - e a ter atitudes cooperativas nos grupos
de trabalho.
“Nesses ciclos o grupo fortalece a identidade artística ao compartilhar valores culturais, ao mesmo tempo que autoriza a expressão de cada indivíduo por meio de sua particularidade.”
O reconhecimento do conjunto de valores e da capacidade artística de indivíduos e de grupos, incluídos o próprio aluno e seu grupo, leva à valorização e ao respeito à diversidade. Os conteúdos a serem trabalhados nos três eixos - o fazer, o apreciar e o contextualizar - podem levar ao conhecimento da própria cultura, impulsionar a descoberta da cultura do outro e relativizar as normas e valores da cultura de cada um.
Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&id_objeto=38686&tipo=ob&cp=fc5e36&cb=&n1=&n2=Proposta%20Curricular%20-%20CBC&n3=Fundamental%20-%206%BA%20ao%209%BA&n4=Arte&b=s
HOLOGRAFIA
“Nesses ciclos o grupo fortalece a identidade artística ao compartilhar valores culturais, ao mesmo tempo que autoriza a expressão de cada indivíduo por meio de sua particularidade.”
O reconhecimento do conjunto de valores e da capacidade artística de indivíduos e de grupos, incluídos o próprio aluno e seu grupo, leva à valorização e ao respeito à diversidade. Os conteúdos a serem trabalhados nos três eixos - o fazer, o apreciar e o contextualizar - podem levar ao conhecimento da própria cultura, impulsionar a descoberta da cultura do outro e relativizar as normas e valores da cultura de cada um.
Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&id_objeto=38686&tipo=ob&cp=fc5e36&cb=&n1=&n2=Proposta%20Curricular%20-%20CBC&n3=Fundamental%20-%206%BA%20ao%209%BA&n4=Arte&b=s
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