Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 17 de maio de 2016

CULTURA E EDUCAÇÃO

   Recentemente, no país aconteceu uma mudança que causou e está causando muita polemica e irritando profundamente a maioria das pessoas da área da Educação e da Cultura. Esta mudança foi a fusão do ministério da Cultura com o da Educação mas cultura e educação não são a mesma coisa? Posso ate falar besteira, mas educação e cultura não são a mesma coisa podem ter suas semelhanças mas não podem ser colocadas no mesmo balaio. Para não falar besteira vamos recorrer ao dicionario:


    Educação: "Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento.
   Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.(...)
        Não sei se perceberam com estes significados mas a Cultura vai mais alem que a educação. Um bom exemplo são as pessoas simples que não frequentaram a escola e as vezes tem uma sabedoria ate maior sobre alguns letrados, pois elas aprenderam com a experiencia, testando e vendo como cada ação reagia a um evento e foi se adaptando a ele. As danças, as artes, a nossa comida todos estes elementos foram uma reação de adaptação ao meio ambiente que tínhamos quando surgiram nos formando o que é hoje. 
     Se formos ver também a educação e a cultura antes eram dois ministérios.    O primeiro com enfase nas escolas o outro na tradição do povo do patrimonio material e imaterial e tinham verbas separadas, agora sendo apenas 1 ministério, ele terá que dar conta de toda essa nossa cultura e de todas nossa educação (escolas) com a verba reduzida então nos da area da cultura e o pessoal da área de educação que já lutavamos por mais melhorias e infraestrutura teremos que continuar lidando com os mesmos problemas e com muito menos dinheiro, imaginem só o que vai acontecer. Então não é apenas a fusão de dois ministérios que estamos tratando e sim a banalização e a perda do olhar da diferença cultural e educacional que temos neste imenso país chamado Brasil. São questões muito amplas para serem resolvidas por somente um campo e ministério, é o nosso enfraquecimento como ser.
   Não sei se fui clara, se consegui esclarecer mas era isso que eu queria tratar hoje
   No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.(...) O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.    
   No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
http://www.significados.com.br/educacao/


    Cultura: Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
        http://www.significados.com.br/cultura/

      A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo, que consiste na capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica.

Para quem se interessar, aqui esta uma reportagem explicando a diferença entre ministerio da cultura e secretaria: "Entre-o-ministerio-e-a-secretaria-qual-o-poder-da-cultura-5820131.html" ai sim nao  tera mais duvida.

Proxima postagem: dia 07/06/2016 "O artista paga alto por levar uma vida nao convencional"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...