Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 12 de agosto de 2014

ARTE E FORMAÇAO HUMANISTICA

Arte e formação humanística

Por Blog Acesso

                   
  
   A arte na formação de um indivíduo é capaz de sensibilizar o olhar, expandir horizontes, desenvolver e amadurecer o senso crítico, além de promover transformação, interna e externamente. “A arte propicia um olhar daquilo que não está explícito, um olhar das entrelinhas, da percepção, uma escuta de corpo todo”, diz a educadora e curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo, Stela Barbieri, também diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake.
Sobre o processo de aprendizagem por meio da arte, Barbieri afirma que é importante ouvir crianças e jovens e dialogar sobre seus anseios. “A educação acontece por meio da arte quando se discute sobre a realidade, escutando muito o que crianças e jovens têm a dizer e trocando impressões. A arte é uma possibilidade de deslocamento”, diz.

Para o professor de Comunicação e Arte da Universidade São Judas Tadeu – USJT, Warde Marx, a arte, em todas as suas formas e esferas, dá ao ser humano a dimensão e os valores simbólicos da sociedade, aquilo em que acreditamos como valioso, o nosso patrimônio cultural. Segundo Marx, a vivência artística proporciona transformações constantes, pessoais e coletivas, o que leva o indivíduo a avaliar, modificar ou aprimorar seus valores, além de possibilitar uma compreensão maior sobre as relações sociais. “Por meio da arte, chegamos em entendimentos sobre a história, a formação de povos e culturas, que nos levam a adotar determinada postura diante do mundo”, explica. Marx pontua que é crucial que as pessoas entendam que têm direito de ter acesso à arte e que este direito deve ser garantido pelo poder público, em suas diversas esferas.

Luana Chrispim/Blog Acesso
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...