Apresentação do livro (aqui se fala sobre história da arte mas a arte em geral proporciona o mesmo objetivo)
Segundo Graça Proença em seu livro História da Arte
Introdução:
Conhecer a historia da arte é entrar em contato com um dos aspectos mais significativos da produção humana de todos os tempos. É também experimentar o encantamento e as emoções despertadas pelas obras dos artistas.
A familiaridade com as artes visuais favorece a compreensão das obras literárias. É também fonte de referencia essencial para o entendimento do processo histórico e um meio agradável de construir uma visão mais ampla com a historia da arte.(...)É impossível comentar de forma completa a produção artística acumulada ao longo da historia da humanidade.(...) A complexa arte contemporanea discute si mesma, supera limites entre diferentes formas de expressão artística, assume a tecnologia e chega às ruas.
Foi por saber deste papel da arte de conhecer e se expressar que eu; Laura escolhi me graduar nesta profissão (que desde pequena já me imaginava expressando ideias principalmente em momento de ditadura e repressão). Pode ser que não consiga me expor do jeito de antes porém gosto muito das artes e não me arrependo um minuto dela.
ARTES PLÁSTICAS
A utilização de componentes visuais ou táteis para expressar o mundo real e o imaginário é o que se denomina artes plásticas e, naturalmente, aquilo de que se ocupa um artista plástico, ao criar obras pictóricas ou esculturas.
O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas, fazendo uso do papel, da tinta, do gesso, da argila, da madeira, de metais, de programas de computador ou de qualquer outro material que lhe permita projetar sua criatividade e impressões do mundo do qual faz parte.
Dentro das atuais tecnologias da computação, ele pode ainda se especializar em animação e editoração eletrônica para criar vinhetas para a TV e páginas na Internet.
O mercado de trabalho, no entanto, é concorrido e quem chega a se formar em artes plásticas numa faculdade ou universidade vai ter de competir com os que não possuem curso superior.
Uma vez formado, poderá expor suas obras em galerias de arte e museus ou ainda mostrar seu talento ilustrando livros e periódicos ou, se preferir, lecionar para as primeiras séries do ensino fundamental ou em cursos universitários.
Outra alternativa de trabalho seria a de gerenciar acervos e mostras em centros culturais ou fundações.
- FORMAÇÃO EM ARTES plásticas/visuais
O tempo médio de um curso superior em artes plásticas é de quatro anos. As faculdades costumam exigir exames de aptidão aos candidatos e, uma vez selecionados, irão estudar matérias ligadas à área de humanas, como filosofia, estética, sociologia e comunicação, além de história da arte, é claro, com suas inúmeras escolas através do tempo.
Como é de praxe, hoje em dia, na maior parte dos cursos universitários, o aluno terá de apresentar uma monografia final. Não esquecendo que, em se tratando de artes plásticas, as oficinas e os horários dedicados ao trabalho prático serão bem mais importantes e necessários.
É aconselhável ainda uma pós-graduação em artes orientadas para as novas tecnologias de produção de imagens, que dará ao futuro profissional uma maior capacidade e competência para atuar no mercado de multimídia, bastante em alta por conta do aumento do número de sites na Internet.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-artista-plastico.php