Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

COMO RECONHECER O AUTOR DE UMA OBRA? (leitura de imagem)

    ANALISANDO UMA OBRA DE ARTE

      Para se conhecer e reconhecer obras de arte e seus autores, a dica principal é ver bastante e atentamente os trabalhos de arte assim como ler muito sobre eles. Esta forma de ver não importa como; seja lendo livros, visitando museus ou sites o importante é observar. Aqui neste blog por exemplo tem os gadgets artísticos no final da página, eles são ótimos para quem quer conhecer e reconhecer obras de arte e seus artistas. Este fator é de grande relevância. Quando se acostuma a olhar trabalhos de arte, a pessoa começa a perceber os pontos em comum de cada artistas em suas diversas expressões.
      Para facilitar um pouco aos apreciadores e a introduzi-los no reconhecimento dos trabalhos de artistas aqui serão dadas algumas dicas:

    Primeiro: todo trabalho de arte é composto por: materiais, cores, traços, linhas, composição ou organização dos elementos no espaço, temas, etc. Estas estruturas são de fundamental importância para a formação dos trabalhos. E é observando estes elementos que os artistas vão se diferenciar uns dos outros, manifestar suas predileções por determinada cor ou material por exemplo. Pode ser que quando alguns artistas trabalhem juntos ou quando treinem aprendizes, seus trabalhos acabem ficando parecidos devido a convivência o que acaba dificultando a identificação. É o caso de Picasso e Braque na época do cubismo analítico ou sintético (não me recordo bem o movimento). Ou ainda quando o artista varia muito sua forma de trabalhar sem tomar consciência do que reamente quer realizando várias experiências.
  
         Caracteristicas de alguns artistas

  • Amadeo Mondigliani:
     Ele se destaca pela pintura de pessoas e em todas elas possuíam a cor amarelada, os olhos puxados, nariz em forma de L, rosto tipo ovalado e pescoço cilindrico.

Obra: Elvire Resting at a Table 1919 St. Louis Museum of Art, St. Louis Missouri Nome em portugues Elvira descansando na mesa


"Jeanne Hébuterne, with her left arm behind her head", ("jeanne com seu braço esquerdo atrás da cabeça") painted 1919


                                                          Sem referencia
  • Amilcar de Castro
   Em suas esculturas o artista prefere o aço mais resistente como material. Não há a retirada dos pedaços cortados em suas esculturas, eles apenas são dobrados e podem ser usados como base da escultura.

                                                          Sem referencia


   "Carranca" - escultura em aço 1978 - Doação do Artista - MAM Museu de Arte Moderna de São Paulo - Parque do Ibirapuera


"Sem título" - escultura em aço 1970 - MAM Museu de Arte Moderna de São Paulo - Parque do Ibirapuera

  • Mel Ramos
   O artista tem como tema as mulheres nuas "perfeitas" e as utiliza relacionadas a alguma marca famosa ou objetos.


Mel Ramos - Fraulein French Fries - litogravura - 2002 499 edi¦ºes



Toberlone Tess_Mel Ramos_2007_Impressao em litografia (pedra)199 impressões assinadas e numeradas a lapis tamanho: 30 x 44-5 in

   Esta é uma pequena mostra de como reconhecer o estilo de um artista, agora basta que cada leitor comece a observar seus artistas e ver o que cada uma de suas obras tem em comum umas com as outras e seguir em frente. Apenas uma obra não é capaz de definir um artista e sim o conjunto delas.

     Obs: Depois que voce começa a reconhecer as obras e seus autores isso acaba valendo também para desenhos animados ou coisas do tipo e vice-versa pois quem ve muito desenho acaba inconscientemente fazendo associações com o estilo do desenhista: 
    O(s) autor(es) de Martin Mistery é o mesmo desenhista(s) que fez/fizeram "TRES ESPIAS DEMAIS" (TOTALLY SPIES), "TEEN GALAXY" e "WITCHS". Uma caracteristica do desenhista ou da empresa é que a maioria de seus desenhos tem 3 personagens principais.
    Observe os desenhos abaixou e perceba o detalhe dos olhos , o reflexo branco dos cabelo se não é igual além da ruivinha de cabelo curto das witches ser igual a moreninha de amarelo das espiãs demais, geralmente são 3 os personagens principais.



 Tres Espiãs Demais


Team Galaxy

Witches

                             Martin Mystery








Conseguiram ver alguma (as) semelhança(s)??
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...