Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

terça-feira, 10 de setembro de 2013

SOBRE MONITORIA E RESTAURAÇÃO

Ola a Todos do Blog,


    Hoje a postagem é um relato pessoal advindo da atual experiência que estou vivendo. Sou uma das tecnicas restauradoras da igreja matriz do distrito de uma cidade histórica bastante conhecida no Brasil e estou tendo pela primeira vez a oportunidade de vivenciar os males e delicias deste trabalho que é tão gratificante e contraditório.  Por que males? Porque apesar de nao parecer, restauração é uma profissao periogosa pois voce lida com quimicos que sem o devido cuidado e tornam tóxicos. A poeira é impropria para respirar por ser poluida e fininha. Há contaminação biologica causada pelos fungos, fezes de cupins e pombos e finalmente o perigo de se machucar pela queda de material ou outros acidentes.
  O trabalho é contraditorio pois mesmo sendo ciencia quem decide o que vai ser restaurado ou ser importante para a população ou nao é o homem e neste caso vem a questão do gosto ee brigas sobre cuidado do patrimonio ou criações /transformações dos patrimonios.
  Pois bem, como igreja matriz, ela é a queridinha da cidade com seus altares lindos e a padroeira tao admirada pelos cidadaos.
 E mesmo com todo este perigo a obra de restauro é a uma obra aberta para a cidade ja que atras dela tem um cemiterio onde ainda ocorre enterro alem de todos os eventos do distrito serem frente a ela e isso faz aparecer muitos curiosos para observar a obra o que é um otimo fato pois sendo uma obra aberta a população pode acompanhar o andamento da restauro e sanar sua curiosidade e se quiserem nos tecnicos os acompanhamos mostrando o que estamos fazendo. E é ai que entra a monitoria um papel importante para a valorização da profissao restauro e do reconhecimento do patrimonio que o pessoal daquele lugar tem em maos. Eu, alem de ser técnica em restauro acompanho as escolas que marcam visita para conhecerem a obra. Esta oportunidade de unir monitoria e restauro é otima para o nosso pais pois é um tipo de educação como a que é dada em museu ou escola e ali é um lugar que eles frequentam nao tendo a carga que o museu carrega de ser um lugar para poucos. Se todo lugar que fizesse restauro tivesse esta conscientização de pelo menos ter um local para receber a comunidade e explicar a restauro para eles de um jeito simples, a valorizaçao e o sentimento de pertencimento aumentaria muito mais.
  Esta união me fez lembrar de uma entrevista de emprego na qual fui indagada como uniria minha profissao de artista plastica interessada em monitoria a profissão restauro. Tai a resposta da pergunta, mostrando meu trabalho
    Nao sei se consegui me expressar corretamente mas resumindo: monitoria e restauro juntas sao essenciais para que quem acompanha valorize o que esta sendo "salvo.

Obs: É disto que eu estou faland, a importancia que tem estes projetos

Projeto de restauração de patrimônio inspira e capacita jovens carentes do ES:

http://videos.r7.com/projeto-de-restauracao-de-patrimonio-inspira-e-capacita-jovens-carentes-do-es/idmedia/522755210cf22232322bba70.html

 
   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...