Aos Leitores do blog

Sejam Bem-vindos!!! Este é um espaço dedicado a arte e aos seus (futuros) admiradores. Ele é uma tentativa de despertar em seus visitantes o gosto pelo assunto. Aqui, poderão ser encontradas indicações de sites, livros e filmes de Artes Visuais, imagens de artistas, alem do meu processo de trabalho. É o meu cantinho da expressão. Espero que sua estadia seja bastante agradável e proveitosa.
Este Blog é feito para voces e por voces pois muitas das postagens aqui presentes foram reproduzidas da internet. Alguma das vezes posso fazer comentarios que de maneira parecem ofensivos porem nao é minha intençao, sendo assim, me desculpem. Se sua postagem foi parar aqui é porque ela interessa a mim e ao blog e tento focar os pontos mais interessantes. A participaçao dos autores e dos leitores é muito importante para mim nestes casos para nao desmerecer o texto nem acabar distorcendo o assunto

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Um olhar amplo e diverso no mundo das artes (parte 2)

Um olhar amplo e diverso no mundo das artes (parte 2)

No Brasil, artistas mulheres já ocupam há muito tempo um espaço central na produção artística moderna e contemporânea. Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Djanira da Motta e Silva, Maria Auxiliadora, Maria Martins, Lygia Clark, Lygia Pape, Mira Schendel, Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Jac Leirner, Sonia Gomes, Rivane Neuenschwander – nenhuma delas fica aquém, seja em prestígio, reconhecimento ou valor de mercado quando comparadas a seus pares masculinos. Porém, nosso circuito artístico tradicionalmente apresentou pouca abertura para abraçar minorias e artistas fora do cânone tradicional. Este não é mais o caso e, além do MASP, outras instituições públicas, como a Pinacoteca do Estado, estão em busca de maior diversidade, como evidencia a aquisição em 2019 por meio do Programa de Patronos da instituição, de diversos trabalhos de artistas indígenas. Basta ver que neste exato momento na cidade de São Paulo, a mostra da Bienal de São Paulo traz uma importante apresentação do artista indígena Jaider Esbell e a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresentou recentemente exposição Véxoa, dedicada à produção indígena contemporânea, com 23 artistas de diferentes regiões do país.

A diversidade e a inclusão também avançam no circuito comercial e de colecionismo. A Mendes Wood DM, por exemplo, é uma galeria que tem se destacado pela pluralidade de seus artistas, projetando nomes como Sonia Gomes, Paulo Nazareth, Antonio Obá e Rosana Paulino. O artista Maxwell Alexandre, representado pela galeria carioca A Gentil Carioca, que em sua obra trata da questão da negritude e do entorno social nas favelas cariocas, apresenta atualmente uma exposição individual na filial londrina da prestigiosa galeria David Zwirner. Também há em andamento um importante resgate de artistas autoditadas, que até pouco permaneciam à margem do circuito institucional, como Amadeu Lorenzato, Agnaldo, Conceição dos Bugres e Miriam (atualmente personagem de mostra na Almeida e Dale Galeria). A Galeria Estação vem, em especial, exercendo importante papel na divulgação de artistas de tradições mais populares. Além disso, despontaram recentemente novas galerias, focadas no apoio a artistas com perfis diversos. A 01.01 Art Platform foca em artistas afrodiaspóricos. O Nacional Trovoa ambiciona enquanto coletivo de mulheres racializadas “evidenciar nossas produções não hegemônicas que derivam de intersecções raciais passando por indígenas, negras e asiáticas.” Recentemente a galeria paulista Kogan Amaro lançou um manifesto público no qual se compromete a reduzir, ao longo dos próximos 3 anos, as diferenças étnicas no corpo de artistas da galeria. 

A SP-Arte, festival internacional de arte criado em 2005, por sua vez, tem sido pioneira no apoio à maior diversidade no nosso circuito das artes e foi uma das primeiras no mundo a romper a barreira histórica das tradicionais feiras de arte que só admitem como expositores galerias de arte moderna e contemporânea. A partir de 2010, a Feira passou a ter em seu line-up galerias dedicadas à arte popular, como a Galeria Estacão, à street art como a Choque Cultural e, recentemente em 2020, coletivos independentes e galerias dedicadas a artistas negros da diáspora africana, como a 01.01. Art Platform, o Nacional Trovoa, a HOA e o coletivo de fotógrafas MFON, de Nova York.

Por fim, colecionadores têm respondido de forma muito positiva, abraçando com entusiasmo este movimento de ampliação do olhar. As coleções de forma geral estão se tornando mais diversas. Além disso, começam a surgir importantes coleções dedicadas exclusivamente a artistas mulheres, a artistas negros e artistas indígenas, assim como coleções focadas em abordar temas específicos como questões de gênero ou com foco político.

Em um país diverso como o Brasil, onde mais metade da população não é branca, com fortes ligações com diversas nações do continente africano, grande legado de fluxos migratórios, enorme variedade de povos indígenas e um amplo leque de culturas regionais, valores como diversidade e inclusão são fundamentais. Assim, esta abertura do olhar no mundo das artes é não só bem-vinda como essencial para o desenvolvimento e o reconhecimento de nossa produção artística e da nossa cultura. A diversidade é bem vinda e necessária!

Fonte:https://exame.com/blog/fernanda-feitosa/um-olhar-amplo-e-diverso-no-mundo-das-artes/?fbclid=IwAR3qB_YaEOXfvWDzuG7NikxQZZbVhuwNK6OC5ECoQejH4uhwJLG9FDkS35I 

 Proxima Postagem: Como museus e shows ajudam a prolongar sua vida dia 06/01/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...