Museu Universitario de Arte
Este artigo é de minha autoria (Laura Teixeira de Oliveira) e foi escrito para a conclusão do curso a distancia de introdução a restauração Cicrad para informações consulte o site http://www.restaurabr.org/siterestaurabr/home.html
O artigo da companheira de curso Tatiana Gomes "A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL" complementa este artigo. Então aqui esta o link para quem tem interesse de le-lo: http://lauraartes.blogspot.com/2011/11/importancia-da-preservacao-do.html
Este artigo é de minha autoria (Laura Teixeira de Oliveira) e foi escrito para a conclusão do curso a distancia de introdução a restauração Cicrad para informações consulte o site http://www.restaurabr.org/siterestaurabr/home.html
O assunto surgiu ao participar de um mini curso relacionado a arte ocorrido na semana do museu. Nele apareceram varias vezes o comentarios da desvalorização da arte e com isso tive a ideia de pesquisar sobre o tema. O artigo completo foi publicado na revista que é virtual e de download gratuito.
ARC - Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação (A Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação (ARC) foi lançada com os resumos do III Simpósio de Técnicas Avançadas em Conservação de Bens Culturais, no dia 14 Maio de 2006, em Olinda, Pernambuco.) link: http://www.restaurabr.org/siterestaurabr/home.html
caminho clique na 3ª aba (Revista ARC), os arquivos do curso estao no volume 3
Apos ter escrito este texto, a pesquisa de que "90% dos brasileiros não conhecem museus" que foi postada no site defender e copiada https://www.facebook.com/notes/laura-teixeira-de-oliveira/90-dos-brasileiros-n%C3%A3o-conhecem-museus/10150293036903188
caminho clique na 3ª aba (Revista ARC), os arquivos do curso estao no volume 3
Apos ter escrito este texto, a pesquisa de que "90% dos brasileiros não conhecem museus" que foi postada no site defender e copiada https://www.facebook.com/notes/laura-teixeira-de-oliveira/90-dos-brasileiros-n%C3%A3o-conhecem-museus/10150293036903188
Ela apenas veio reforçar o meu artigo.
SE OS MUSEUS E AS ARTES FORAM CRIADOS PELA COMUNIDADE E PARA AS COMUNIDADES, POR QUE TAMANHA RESISTENCIA EM CONHECE-LOS OU VISITÁ-LOS.
Introdução
A escolha do tema sobre a relação existente
entre arte/museus e público partiu de uma experiência pessoal e de relatos
informais realizados por pessoas tanto do meio artístico como fora dele. Isso
se deve pelo fato de arte e os museus fazerem parte do nosso cotidiano e do
nosso patrimônio cultural; eles representam todo o pensamento de um povo e nos
diz quem somos.
Sendo assim durante o decorrer da pesquisa
pretende-se examinar e identificar as razões que levam as pessoas a não
freqüentarem ambientes do tipo.
Materiais
e Métodos
Tendo como exemplo a área musical e cinematográfica,
todos nós, desde cedo, temos acesso a musicas e filmes. Este costume nos torna
mais abertos e convidados a assistir uma apresentação musical ou de cinema. Já
se nos transferirmos para o campo das artes plásticas e dos museus, a situação é
outra. A visão geralmente passada é de que a arte se resume em fazer desenhos e
pinturas ou que nos museus encontramos apenas “velharias” (o que em si já é uma
visão preconceituosa). De certa maneira não aprendemos a ler imagens, a
observar os objetos e a dar a devida importância a eles. Sendo assim, não
sabemos que por traz da arte existe toda a pesquisa de materiais, analise de
imagens ou não se é percebido que tanto as artes como os museus são a retratação
e a manifestação do nosso próprio tempo ou de um tempo que já foi atual, e
preservá-los nos ajuda a conhecer tanto outras culturas como a nós mesmos
impedindo que estes elementos sejam esquecidos ou desapareçam.
O próprio pessoal do meio plástico/visual tais
como: estudantes, professores e indivíduos que trabalham dentro de uma
instituição museal ou artística (secretários, seguranças) sentem resistentes e
questionam a função de um determinado universo que lhes causam estranhamento sejam eles um material histórico ou da arte
contemporânea, artesanal, decorativa, etc.
Este fato acontece pela falta de conhecimento,
afetação e interrelação entre museu/arte/público, ou seja, a pessoa não se vê
ou se não sente parte daquele mundo apresentado porque há uma falta de
conhecimento ou de cultura. Por outro lado, deve haver por parte do museu uma
tentativa de quebrar seu isolamento e cativar seu publico para que ele se sinta
convidado a fazer parte deste ambiente.
Resultado
O exemplo de que as pessoas se interessam pela
arte e patrimônio foi comprovado com a vinda dos painéis “Guerra
e Paz" de Portinari em que filas enormes eram formadas para conhecer
as obras. Isso aconteceu porque o publico percebeu que eram trabalhos de um
brasileiro, o tema era atual e acessível ao publico alem do que os trabalhos
retornariam para o exterior fazendo com que aquela fosse uma oportunidade única
para serem visitados e ter um contato mais próximo. Não podemos nos esquecer da
grande divulgação utilizada para estas obras.
Fig:1 Exibição dos painéis “Guerra e Paz” de Portinari no museu Municipal do Rio de Janeiro
Foto: Laura Teixeira de Oliveira
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Outro bom exemplo é o de turistas que, quando vão
conhecer outra cidade ou país, querem registrar e visitar tudo que seja
diferente para eles, pois estão abertos para o novo.
Conclusão:
O que se conclui é que a arte não deve ser
idealizada e/ou ser vista como algo distante do cotidiano digna apenas da elite
ou de uma pessoa culta. Ela precisa fazer parte de todos nós no seu sentido
mais amplo.
Referências:
(1) JULIAO, Letícia. Apontamentos sobre a História
do Museu. Fonte: IBRAM www.museus.gov.br/sbm/downloads/cadernodediretrizes_segundaparte.pdf
(3) MUnA:Um acervo em exposição/organizadores: Luciene
Lehmkuhl e Renato Palumbo Doria – Uberlândia: EDUFU, 210
(4) COSTA, Cacilda Teixeira da.
Caminho das Pedras: A arte da
proximidade. Texto cedido a Folha on-line. Fonte:
www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u9333.shtml
(5) Arte e Sociedade. Fonte: Yahoo Responde
link http://br.answers.yahoo.com/ question/index?qid=20100726182845AAt88Op
(6) SANTOS, Maria Célia T. Moura. MUSEU E COMUNIDADE: uma
relação necessária. Fonte: REM (Rede de educadores de Museu) www.rem.org.br/download/MUSEU_E_COMUNIDADE_2.pdf
(7) idem
(8) 1 Cultura popular. 2
Cultura e Educação. I Silva, René Marc
da Costa. Brasilia: Ministerio da Educação, Secretaria de Educação a Distancia,
2008.
(9) Folder sobre
o Museu Municipal de Uberlândia e o Projeto “De Mala e Cuia” realizado pelo museu.
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