No final do texto citarei outros exemplos de patrimônio imarerial
O Patrimônio Cultural e a Culinária Local, por Blog História Hoje
Normalmente, quando falamos de preservação patrimonial usamos como
exemplos monumentos tombados ou em ameaçados. Destacamos o fato de que a
memória está presente no patrimônio material e esquecemos de uma outra
coisa fundamental, que talvez seja até mais fácil de ser preservada, mas
que igualmente corre o risco de desaparecer: o patrimônio imaterial.
Patrimônio imaterial “refere-se aos produtos das inteirações humanas
que não podem ser tocados, ou seja, aqueles que são intangíveis.
Diferentemente da cultura material, que possui uma face concreta, a
cultura imaterial em geral não pode ser guardada na íntegra e não pode
ser restaurada.” (FIGUEIRA, MIRANDA, 2012: 129).
Ele é ainda mais rico, mais diversificado, presente nas festas, nas
celebrações, nos saberes que fazem parte de nossa formação cultural. Tal
como a preservação do patrimônio material, o patrimônio imaterial tem
funções culturais, sociais e até históricas. Ele pode ser a marca de uma
comunidade, ser um aspecto um aspecto importante da sua identidade
coletiva.
Pensando em termos gerais, como podemos despertar o interesse por
esse patrimônio? Acredito que podemos fazer isso usando elementos da
cultura imaterial local, coisas simples, mas carregadas de significado,
como a culinária, por exemplo. Pois é a culinária local também é
patrimônio cultural, ela guarda em sua forma de preparo o “fazer” de um
povo, aquilo que o move, representando hábitos e costumes de uma
comunidade.
A importância
da gastronomia como patrimônio cultural, no turismo baiano. TURyDES, Vol
1, Nº 2 (marzo / março 2008). Disponível em http://www.eumed.net/rev/turydes/02/sbb.htm, acesso em 28de “Através da alimentação, é possível visualizar e sentir tradições que
não são ditas. A alimentação é também memória, opera muito fortemente
no imaginário de cada pessoa, e está associada aos sentidos: odor, a
visão, o sabor e até a audição. Destaca as diferenças, as semelhanças,
as crenças e a classe social a que se pertence, por carregar as marcas
da cultura.” (BARROCO, 2008).
Fontes utilizadas
BARROCO, Lize Maria Soares , BARROCO, Helio Estrela .
ago. de 2014.
FIGUEIRA, Cristina Reis, MIRANDA, Lílian Lisboa. Educação patrimonial no ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental: conceitos e práticas. – São Paulo: Edições SM, 2012.
Fonte: História Hoje
Um exemplo de patrimônio imaterial reconhecido é o nosso “queijo
minas”, considerado o maior produto da gastronomia Mineira. No ano de
2002, o queijo de minas do serro foi reconhecido pelo Instituto Estadual
do Patrimônio Histórico (IEPHA), como “Patrimônio Imaterial”. Mais
tarde o Instituto Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), o classificou
como “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”. É parte de uma riqueza
do estado, que com o tempo se tornou um produto consumido
nacionalmente.
Pense, professor, nas possibilidade que estudar o patrimônio
imaterial pode trazer para as aulas e para a prática social dos seus
alunos. Você pode trabalhar músicas, celebrações, festas tradicionais,
jogos, brincadeiras, práticas religiosas. Pode até usar a gastronomia
como objeto de estudo. Sobre essa última, temos algumas sugestões para
um projeto que pode ser aplicado em todos os níveis do ensino.
A proposta é bem simples. Vamos explorar os costumes da nossa
localidade e transformá-los em um trabalho de educação patrimonial e
preservação. Na escola, procure saber de seus alunos se existe uma
receita de família, uma comidinha que sua mãe aprendeu com sua avó, que
por sua vez aprendeu com a mãe dela. Cada receita acompanhada de uma
pequena entrevista, quem sabe uma foto.
E que tal encerrar este trabalho com uma refeição típica, com as
receitas colhidas pelos alunos e/ou discutidas em sala de aula? Imagine a
riqueza do material final. Mas não imagine apenas. Faça e divulgue os
resultados.
A experiência na sua escola pode fazer diferença e sensibilizar os
órgão responsáveis pelo patrimônio cultural da sua cidade. O patrimônio
imaterial corre tanto risco de desaparecer quanto o patrimônio material,
mas sua preservação pode ser igualmente estimulada pela escola, com
atividades simples mas significativas.
BARROCO, Lize Maria Soares , BARROCO, Helio Estrela .
ago. de 2014.
FIGUEIRA, Cristina Reis, MIRANDA, Lílian Lisboa. Educação patrimonial no ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental: conceitos e práticas. – São Paulo: Edições SM, 2012.
Minhas Considerações:
Antes, tinha muita dificuldade de entender o que era patrimônio imaterial porque sempre havia um registro material porem mais tarde descobri que o registro é parte dele e não conseguimos registrar todas as emoções que estes objetos rituais despertam. Exemplo de outros patrimônios e em seguida explicarei porque. Missas, shows, culinária, feiras livres. danças. Mas como são imateriais se podemos ver uma dança ou visitar uma missa. Eles são imateriais porque somente existem enquanto você estiver presente vivendo o momento. Pois as receitas, você pode pegar varias iguais escritas bonitinhas porem mesmo seguindo os passos pode ser que alguem erre alguma etapa ou aprimore e o resultado sai diferente. Um show, missa, ritual: você pode tirar a foto ou gravar porem o registro não consegue captar tudo que você presenciou e sentiu e olhando terá apenas a lembrança do momento e sua visão.
Antes, tinha muita dificuldade de entender o que era patrimônio imaterial porque sempre havia um registro material porem mais tarde descobri que o registro é parte dele e não conseguimos registrar todas as emoções que estes objetos rituais despertam. Exemplo de outros patrimônios e em seguida explicarei porque. Missas, shows, culinária, feiras livres. danças. Mas como são imateriais se podemos ver uma dança ou visitar uma missa. Eles são imateriais porque somente existem enquanto você estiver presente vivendo o momento. Pois as receitas, você pode pegar varias iguais escritas bonitinhas porem mesmo seguindo os passos pode ser que alguem erre alguma etapa ou aprimore e o resultado sai diferente. Um show, missa, ritual: você pode tirar a foto ou gravar porem o registro não consegue captar tudo que você presenciou e sentiu e olhando terá apenas a lembrança do momento e sua visão.
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