Obs: As postagens não estão tão corrente pois após escrever o blog por pelo menos 7 anos fica difícil achar um assunto semanal ainda mais quando não se esta tão antenada com o que acontece.
Bom dia, o post de hoje, comenta como a arte evolui conosco e ao mesmo tempo nos traz estranhamento pois na minha opiniao algumas mudanças ocorrem naturalmente na nossa vida cotidiana porem quando a arte a coloca, a expoem, nos muitas vezes nos chocamos ou a rejeitamos porque não acompanhamos/aceitamos a mudança tao verdadeiramente assim.
Vivendo momento de transição, arte deve se separar da modernidade
Charles Esche, UOL Notícias
Artigo de Charles Esche, curador da Bienal de SP, originalmente publicado no UOL Notícias em 1 de junho de 2014.
Não é muito fácil mudar. Todos nós subestimamos o quanto nos sentimos
seguros com verdades e convicções familiares. Paradoxalmente, muitas
vezes nos aferramos a elas mesmo quando não nos satisfazem nem explicam
muito bem nossas experiências concretas. Graças ao convite para ser
curador da 31ª Bienal de São Paulo, tive a chance de viajar pelo Brasil e ver algumas de minhas próprias verdades e convicções básicas transformadas no processo.
Como participante de uma equipe curatorial, observo que o Brasil, ao
lado de muitos outros lugares, está vivendo um momento de transição, não
só na arte mas também na sociedade, na economia e na política. Algumas
das ideias mais básicas sobre a vida moderna e a modernidade estão dando
lugar a novas possibilidades e aspirações. Surgem fenômenos que ainda
não conseguimos descrever, e isso gera uma impressão quase tangível de
que se vive no entremeio de tempos, espaços e identidades.
Uma das tarefas da arte é ajudar o moderno a desaparecer para que as experiências concretas de vida se tornem visíveis
Nossas jornadas pelo Brasil nos levaram a alguns trabalhos fabulosos e
a alguns pensamentos muito claros sobre nossa condição corrente. Mas,
em geral, ainda sentimos uma forte paixão e um grande comprometimento
com a modernidade brasileira.
Esse impulso emocional aproxima-se da nostalgia, pois as certezas da
era moderna não se encontram apenas no Brasil, e são um desafio em todos
os locais que se engajaram nos ideais modernos. Isto me leva a
suspeitar que uma das tarefas da arte hoje é aplainar a trilha da
transição e ajudar o moderno a desvanecer-se para possibilitar que as
experiências concretas de vida hoje se tornem visíveis.
Na preparação da 31ª Bienal encontramos trabalhos artísticos que se
reportam mais a tradições pré-modernas ou mesmo não modernas. Embora
outrora possam ter parecido "fora do tempo", agora se mostram muito
relevantes para o presente.
Nesta mesma linha, algumas das tentativas mais obscuras ou
descartadas de imaginar o mundo durante os tempos modernos estão se
tornando hoje maduras para reavaliação, e podem ser muito úteis à
reflexão sobre a natureza de nossa transição corrente. Procuramos reunir
projetos desse tipo de forma a possibilitar que a percepção global
sobre a Bienal seja a de um fluxo de culturas e sociedades em busca de
novos lugares em torno dos quais se aglutinar e estruturar.
Está bem claro que as velhas hierarquias de uma ordem mundial com
identidades fixas para pessoas e nações estão perdendo terreno para o
que se poderia chamar de humanidade superdiversa.
Comprometimento com a modernidade brasileira aproxima-se da nostalgia
Grupamentos temporários e dinâmicos de opiniões, ações comuns e personalidades hoje se formam para fins particulares, e mesmo assim moldam nosso entendimento do quadro social e político mais amplo. Parece haver uma necessidade mais geral de se entender onde reside o potencial para a sociedade humana e de renegociar a relação entre o individual e o coletivo em favor do que podemos compartilhar e usar, em lugar de apenas possuir.
À medida que essas mudanças na sociedade tomam seu curso, é inevitável o surgimento de antagonismos e o agravamento dos protestos. Existem muitos interesses investidos nos velhos sistemas modernos de organização que ainda não deram o último suspiro.
Mesmo assim, penso que podemos olhar para a situação atual do mundo com um grau de otimismo. A mudança está a caminho, a direção da viagem é mais ou menos clara e o ímpeto se encontra nas relações abertas, diversas, plurais e emaranhadas que estão sendo geradas.
Espero que possamos captar um pouco de sua energia sob o estandarte da 31ª Bienal. Porém, mais importante que as discussões e o debate em torno dela será abraçar esta ideia de transição, analisá-la e usá-la como um caminho para compreender algo sobre como vivemos
Comprometimento com a modernidade brasileira aproxima-se da nostalgia
Grupamentos temporários e dinâmicos de opiniões, ações comuns e personalidades hoje se formam para fins particulares, e mesmo assim moldam nosso entendimento do quadro social e político mais amplo. Parece haver uma necessidade mais geral de se entender onde reside o potencial para a sociedade humana e de renegociar a relação entre o individual e o coletivo em favor do que podemos compartilhar e usar, em lugar de apenas possuir.
À medida que essas mudanças na sociedade tomam seu curso, é inevitável o surgimento de antagonismos e o agravamento dos protestos. Existem muitos interesses investidos nos velhos sistemas modernos de organização que ainda não deram o último suspiro.
Mesmo assim, penso que podemos olhar para a situação atual do mundo com um grau de otimismo. A mudança está a caminho, a direção da viagem é mais ou menos clara e o ímpeto se encontra nas relações abertas, diversas, plurais e emaranhadas que estão sendo geradas.
Espero que possamos captar um pouco de sua energia sob o estandarte da 31ª Bienal. Porém, mais importante que as discussões e o debate em torno dela será abraçar esta ideia de transição, analisá-la e usá-la como um caminho para compreender algo sobre como vivemos
fonte: http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/006089.html
Proxima Postagem: 24/06 O museu e o artista parte 1. Texto dividido em 2 partes.
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