Aqui esta o artigo sobre a pesquisa:
*Obs Este texto foi retirado do site museu e acompanhamentos.
Refletindo sobre publicos - turismo, patrimônio e museus
Isabela Andrade de Lima Morais
Era nossa necessidade então, conhecer a dinâmica do museu, o dia a dia de trabalho nos museus, e por fim, precisávamos entender quem era o visitante do museu, traçando o seu perfil, portanto iniciamos uma pesquisa para entender essa dinâmica. O que se encontrou, na maioria dos museus, foi uma ausência de pesquisa de público. E nos museus que pesquisavam o seu público, não havia uma organização sistêmica na coleta de dados; do ponto de vista do instrumento de coleta (questionário), da tabulação dos dados coletados e utilização dos mesmos.
Os dados de 2011 presentes no catálogo Museus em
Números, publicado pelo IBRAM, revelam que no Brasil 74,7% dos 3.025
museus cadastrados pelo Cadastro Nacional de Museus realizam pesquisas
de público, sendo que pouco mais da metade (53,5%) realizam
regularmente a pesquisa. Diante dessa situação, resolveu-se criar
mecanismos que pudessem obter informação sobre o visitante de museus.
Assim formou-se o seguinte objetivo: criar um sistema unificado
de coleta de dados sobre o público visitante nos espaços museus de
Pernambuco. Criou-se então o SUPPEM (Sistema Unificado de Pesquisa de
Público em Espaços Museais)
Proxima Postagem: Museus e inclusao social
Proxima Postagem: Museus e inclusao social
Laura. Obrigada pela divulgação. Trata-se de uma pesquisa que estou coordenando e desenvolvendo desde 2010, no Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, já temos vários resultados interessantes. Isabela Morais.
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