Quando a Educação se afasta da Cultura ela perde sua alma. Quando a
Cultura se afasta da Educação ela perde seu corpo. Reaproximar Cultura e
Educação é reaproximar corpo e alma.
Um
programa de integração entre Cultura e Educação deveria ser
estruturante para todo programa de governo. Há acúmulo teórico e
experiência prática, comprovando que este encontro entre Cultura e
Educação não somente dá certo como é indispensável para uma cultura
cidadã e uma educação emancipadora, como o movimento mundial pelas
Cidades Educadoras, ou o conceito das Escola-Parque, formulado pelo
pedagogo brasileiro Anísio Teixeira, ou dos Parques Infantis,
implantados na década de 1930 em São Paulo, por Mário de Andrade.
Aqui não se trata da pedagogização da cultura e das artes, mas da
integração entre cultura e educação, em um processo permanente, que
aconteça em todos os lugares, com todas as gerações e por toda vida. A
base da cidadania cultural está neste sutil exercício.
Integrado Cultura e Educação (e também esportes, lazer e meio
ambiente) é possível implantar, paulatinamente, a Educação em Tempo
Integral, mas não em tempo integral na escola e sim utilizando toda a
rede de Cultura da cidade (não somente a municipal, como também de
demais instituições a partir de parcerias). Fora do horário na escola os
alunos poderiam participar:
. a) Cursos de iniciação artística em Escolas Municipais de
Iniciação Artística
. b) Formação de público com freqüência a teatros, museus, centros culturais e cinemas;
. c) Projetos especiais como o Recreio nas Férias – assegurando programação cultural e esportiva de férias para todas as crianças e adolescentes da cidade;
. d) Corpos Artísticos Juvenis (ou vocacionais), como orquestras e corais, grupos de teatro, dança, circo e coletivos em artes visuais ou audiovisual. O objetivo seria assegurar a todas crianças e jovens o acesso a, pelo menos, um curso de iniciação artística e freqüência mensal em, no mínimo, uma programação em teatro, cinema ou exposição e uma semana de férias nas atividades do Recreio nas Férias (com atividades de cultura, esporte e lazer nos pólos de férias, passeios e visitas a áreas de lazer – quando desenvolvi esta experiência em Campinas, no início dos anos 90 e em São Paulo, no governo Marta Suplicy, conseguimos atender a mais de 100.000 crianças e jovens por edição).
. b) Formação de público com freqüência a teatros, museus, centros culturais e cinemas;
. c) Projetos especiais como o Recreio nas Férias – assegurando programação cultural e esportiva de férias para todas as crianças e adolescentes da cidade;
. d) Corpos Artísticos Juvenis (ou vocacionais), como orquestras e corais, grupos de teatro, dança, circo e coletivos em artes visuais ou audiovisual. O objetivo seria assegurar a todas crianças e jovens o acesso a, pelo menos, um curso de iniciação artística e freqüência mensal em, no mínimo, uma programação em teatro, cinema ou exposição e uma semana de férias nas atividades do Recreio nas Férias (com atividades de cultura, esporte e lazer nos pólos de férias, passeios e visitas a áreas de lazer – quando desenvolvi esta experiência em Campinas, no início dos anos 90 e em São Paulo, no governo Marta Suplicy, conseguimos atender a mais de 100.000 crianças e jovens por edição).
Quanto aos Corpos Artísticos Juvenis, faço um exercício para
demonstrar o quanto é viável. Imaginemos uma cidade que contasse com 50
Orquestras e Corais Infantis e Juvenis, com participação entre 60 e 100
jovens em cada um.
O custo de manutenção de cada orquestra seria de R$
400 mil/ano, garantindo contratação de regente e professores por naipe
(violino, violoncelo, percussão, etc…); um sistema de orquestras jovens
com este porte asseguraria 1.000 apresentações de música de câmera por
ano (2 por mês, durante 10 meses, por cada orquestra), envolvendo
diretamente entre 3 a 5 mil jovens músicos, além de gerar postos de
trabalho para músicos recém formados, que atuariam como regentes e
professores de orquestra (aproximadamente 500 no total). Há que
contabilizar também o público beneficiado com a série de concertos,
alcançando centenas de milhares, ou até milhões, de pessoas. O custo
total desta ação seria de R$ 20 milhões/ano (numa cidade que assumisse
50 orquestras jovens), pouco para o alcance educacional e cultural da
iniciativa.
A Orquestra de Heliópolis, em São Paulo, é um exemplo de
transformação social e beleza que resulta de um trabalho como este. Por
que as cidades do Brasil não podem contar com tantas mais experiências
como a surgida na favela de Heliópolis, em São Paulo? O mesmo poderia
acontecer com grupos de teatro, dança, coral, etc… (neste caso a um
custo menor por grupo constituído). Como parâmetro de eficácia, devemos
observar o Sistema de Orquestras Jovens da Venezuela, conhecido como El
Sistema (atualmente a Venezuela é o país que mais forma músicos eruditos
no mundo – em relação à população); com 30 milhões de habitantes, o
país conta com mil orquestras e 300 mil músicos em atividade (em
proporção, a cidade de São Paulo deveria contar com 100 mil músicos e
mais de 300 orquestras jovens).
Todo município brasileiro pode e deve ter seu Sistema de Corpos
Artísticos Juvenis, seja uma banda de coreto ou orquestra, um grupo de
teatro, dança ou circo, ou vários. Investindo muito ou pouco, mas
investindo e cuidando de sua gente, este deveria ser o principal
objetivo de todo governo.
Sistema Municipal de Bibliotecas, livro e leitura, outra ação
indispensável. Biblioteca é patrimônio cultural e, sobretudo, formação.
Além de assegurar, ao menos, uma biblioteca por município ou distrito,
cabe integrar a rede de bibliotecas públicas com as bibliotecas
escolares, bibliotecas comunitárias e demais iniciativas de difusão do
livro e da leitura. E ir além da integração e disponibilização de
acervos.
É preciso atualizar o conceito de bibliotecas, transformando-as em
espaços convidativos e agradáveis, com acervo atualizado e livros ao
alcance direto do leitor (ao menos o acervo mais atual), espaços
iluminados e aconchegantes, atividades lúdicas em brinquedotecas e
constante programação cultural e artística. Há diversos bons exemplos de
como a instituição Biblioteca pode assumir um novo papel de estimulador
social e cultural, que vai muito além da guarda e consulta de acervos. A
cidade de Medellin, na Colômbia, é um belo exemplo de como potentes
bibliotecas se transformam em âncora para a regeneração urbana e o
exercício de uma cultura cidadã; isso também pode acontecer em qualquer
cidade do Brasil.
E para além das Bibliotecas. Há a necessidade de políticas de difusão
do livro e da leitura, levando-o mais próximo ao público, com
iniciativas que vão desde a distribuição gratuita de livros de baixo
custo no sistema de transporte público (a exemplo do programa “Para ler
de boleto en el metro”, na cidade do México) até a organização de
bancas/estantes em praças e pontos de ônibus (a exemplo da cidade de
Bogotá, ou da bela iniciativa de um Ponto de Cultura em um açougue, na
cidade de Brasília, que disponibiliza 100.000 livros nos pontos de
ônibus da cidade). E difusão se faz com gente, Agentes de Leitura
(jovens da Cultura Viva, que difundem a leitura em casas, ruas e espaços
comunitários) e o próprio incentivo à criação literária. Enfim, não há
Cultura e Educação sem a devida prioridade às bibliotecas, livros e
leitura.
*Terceiro texto da série “A Potência da CULTURA – ensaio com
sugestões para programas de governo”, publicada originalmente e na
íntegra na revista Fórum. Clique aqui para ler o segundo texto.
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