PÁGINAS

terça-feira, 12 de setembro de 2017

CRONOLOGIA DA ARTE



Boa Tarde, apos muito tempo sem publicar continuamente na terça,(inclusive se tiverem sugestão de assunto estamos ai porque aqui a inspiração esta pequena), hoje volto com uma publicação: cronologia ou linha do tempo na arte. Um dos lados bons de dar aula é o de pesquisar. É ele que te inspira a estar sempre inovando e descobrir coisas novas para tanto para voce mesmo quanto para os alunos. E nisso, procurando maneiras de melhorar o aprendizado da arte, encontrei vários esquemas de linha do tempo da arte que achei bem legal. Aqui estão alguns deles (alguns modificados):

  •  Desenhos sobre movimentos Artísticos:
Assinatura dos artistas                                                           Cachorros pela visao dos artistas
   
Gatos dos artistas


 
Virus na arte

     Dinossauros na arte

            


  • As linhas do tempo que resumem a historia da arte: 
 Era Pré Historica (é assim conhecida porque nao havia nenhuma forma de registro para sua comprovaçao) - Era Pre clássica (a antiguidade e idade media é onde ocorre o desenvolvimento da escrita e esta passa a ser fonte de poder dos poderosos pois apenas eles sabem ler e escrever sendo assim é usadas para catequisar os dominados atraves das imagens criadas pelos vitrais do gotico e mosaicos do bisantino ) -  Era Clássica que foi incentivada pela perspectiva, foi nesta epoca que desencolveram a tinta a oleo -  Era Moderna por causa das guerras que devastaram a Europa e a influencia do surgimento da fotografia os artistas vão buscar influencias externas. As mascaras possibilitaram o surgimento do Cubismo Fovismo e Futurismo), a simplificação e expressão das formas  - Era Contemporânea: Nesta epoca ocorre o desenvolvimento das tecnologias (computador, TV, filmadora) o artista deixa de ter uma classificação (pintor, escultor desenhista) e passa a ser apenas o artista pois desenvolve multiplas linguagens












       Outros movimentos surgidos no pós anos 60 além da  Pop e OP arte: performance, instalação, video arte, etc.
 A arte se aproxima mais da vida havendo um maior contato entre arte e publico.

Vendo estas imagens que estao disponiveis na internet, o conteúdo do ENEM e os meus conhecimentos adquiridos na faculdade, pude montar minha própria linha da arte claro respeitando cada acontecimentos.   

Era
     Pré-história      
Característica: Não existia a escrita
Se dividiu em 2 períodos 


Paleolítico                                       Neolítico
 (Pedra Lascada)                              (Pedra Polida)
         Representaçao apenas de animais                          Surge a figura do homem
          em tamanho e aparencia real                              As imagens são mais abstratas
           Flechas                                                                    desenho geométrico


Antiguidade ou Pré-Clássica
Característica: Surgimento da escrita
letramento através da imagem

P eriodos: Gotico (vitral), Bizantino (mosaico), arte grega e romana


Arte Clássica (1500-1899)
Descobrimento da perspectiva na Arte


Renascimento                                      Barroco                                 Rococó

       Representantes: 4 tartarugas ninja (associação para lembrar)
   Leonardo, Donatello, Michelangelo e Rafael
A arte atinge seu ápice com o desenvolvimento da tinta a óleo que por sua secagem lenta há inovações na pintura.


Arte Moderna (180...-195...)
Revolução Industrial
 
Impressionismo 
 
Descobrimento da Fotografia                           Período das Grandes Guerras
Possibilitando o conhecimento da cor)          (Com a Europa devastada houve a
possibilidade de olhar para os outros povos: África China)                     
                                                     
                                                                    Influencia das Mascaras
                            
 
O contato com a arte não europeia e o objeto mascara, favoreceram o surgimento destas principais escolas:                                                                                                                                                                      Expressionismo,  Fovismo  e Cubismo
                                 alem dos outros ismos
 
          A Apropriação (uso de elementos comuns do cotidiano) e a Colagem surgem no Cubismo


1960
Arte contemporânea

(Evolução dos meios de comunicação de massa)
O artista se torna mais livre, passando por varias técnicas deixando de ser conhecido por pintor ou escultor passando a ser apenas artista.

Ex:Pop Arte     Arte Abstrata    Arte conceitual   Performance  Instalação  Vídeo






terça-feira, 9 de maio de 2017

SOBRE O DAR AULAS DE ARTE NA ESCOLA

    Boa tarde caros leitores, 
   Após um longo período sem publicar nada, resolvi escrever aqui sobre o dar aulas de arte em escola de ensino fundamental e médio.
   Há cinco meses, comecei a dar aulas de arte em uma escola estadual. Sabia que dar aulas de artes em escola era difícil mas não sabia que era tanto. Quando você está começa a fazer parte do ambiente é que se percebe melhor o que é estar lá. 
   Ninguém fala, mas no ambiente escolar você passa por poucas e boas e precisa aguentar para no outro dia começar tudo novamente. Quando se da aulas e ou monitorias artísticas em locais específicos de arte é outra historia, isso te motiva muito mais. Já na escola fundamental e médio geralmente você leciona para salas lotadas nas quais muitas vezes não tem espaço para guardar os trabalhos, isso quando não falta sala adequada para a aula, material ou espaço para trabalhar. 45 a 50 minutos pode parecer muito porem quando se tem que fazer chamada, distribuir material e guarda-lo, os minutos passam voando; não para o aluno claro, pois geralmente para ele, aquele tempo é uma tortura.
   As aulas de arte são geralmente 1 por semana e avaliadas em conceitos (que não reprovam) dando motivo para o aluno priorizar as outras disciplinas já que não se consegue entender o porquê das artes na escola que deveriam ser apenas desenhos e brincadeira na escola. Se valer nota como avaliar sendo que cada um tem seu conhecimento, suas dificuldades motoras e estão em níveis diferentes. 
   O que sei é que nem sempre se da para ensinar artes de maneira adequada em 50 min 1 vez por semana isso quando sua aula não é cedida para outra matéria avaliativa. Poucos alunos tem o interesse no que se é passado. E as vezes me questiono mesmo sabendo da sua importância, seu porque em sala de aula sendo que poucos na escola conseguem ver seu valor. Se dar aula de disciplinas teóricas já é um pouco difícil (O que se ouve entre os) imagina uma teórico pratica?
  Posso ate parecer que estou desmerecendo meu curso, pelo contrario, é por valorizar e gostar dele muito é que me questiono de as vezes as pessoas não verem este valor. Não são todos que gostam da arte e que tem acesso a ela, mas quando tem as vezes acaba havendo de alguém um menosprezo.
   Se tem algum professor de arte que quiser comentar também suas experiencias, sejam elas boas ou não, podem falar!!
      O que sei é que estou aprendendo muito (tanto pontos bons como pontos ruins) sobre este universo artístico escolar que muitas vezes é omitido a nós...(A gente so mostra os resultados legais né - o lado lindo- do trabalho).




  Multiplica esta menina e esta bagunça por 30 para um so professor heim?!