PÁGINAS

sexta-feira, 6 de junho de 2008

SOBRE ARTES E O PRECONCEITO (com quem quer fazer ou quem faz)

     A REALIDADE SOBRE A PROFISSÃO ARTE. OPINIÕES E PENSAMENTOS SOBRE O FAZER ARTISTICO



 











 Imagem sobre o preconceito com o que nao se conhece:referindo a artes

 
    Isto que postarei aqui é uma opinião pessoal formada que foi sendo amadurecida ao longo do tempo em que estive na faculdade e pelos comentários ouvidos nas salas de aula e no desenvolver da atividade.
     Artes Plásticas, Artes Visuais, Belas Artes, a Artes Cênicas e o Teatro são profissões que de certa forma são difíceis mesmo que a primeira vista pareçam fáceis. Elas exigem muito da pessoa que tem ter grande força de vontade e não ligar para o que vai ouvir pela frente.
      A primeira coisa que se tem a fazer é conhecer o estilo do curso. Aqui no Brasil ainda há faculdades de arte em que você estuda teatro, música e artes visuais tudo junto. Existe também a diferença entre o curso de Belas Artes, faculdade voltada mais para as artes clássicas, o conhecimento da composição dos materias e das tecnicas. Já nas Artes Plásticas ou Visuais a tendência é voltada mais para o trabalho moderno ou contemporâneo.
      Outra coisa é que, ao longo do caminho, você percebe que mesmo existindo faculdades de artes, qualquer pessoa pode ser "artista" mesmo sem diploma, não importando a idade ou tendo outra formação profissional. Formar em arte é uma profissão que dependendo do lugar o que vale mais é a prática e seu conhecimento sobre desenhar, pintar, etc e não o seu diploma.
    Muitas vezes a faculdade é bastante ridicularizada e mesmo existindo grandes artistas em todos os lugares, as pessoas ainda perguntam "mas artista faz o que heim??" "Você vai viver de que??" "Vou fazer arte se eu não passar ou para passar no vestibular e ter diploma de 3º grau".  Mesmo dentro da faculdade, você esculta professores falando que apenas a faculdade é insuficiente para o seu aprimoramento já que artes tem muitas técnicas, por isso cursos extras precisam ser feitos. Eles afirmam também que fazer arte não é garantia de ser um artista já que a arte possui varios ramos tais como:ser um teórico em arte, um professor, um curador, trabalhar em museu, e assim por diante.
     Pode se ver tambem um puxa saquismo no meio ao ponto de você acabar questionando o que faz um trabalho ser artístico já que professores falam que artesanato não é arte porém se a pessoa faz um risco na tela e tem um lindo discurso sobre o seu trabalho acaba ganhando dez (oh o meu pré-conceito). Falo isso porque ainda não entendo os parâmetros para que um trabalho seja bem visto como sendo artistico ou não.
  
    Para completar poucos entram no mercado de trabalho e vivem do que fazem; precisam ter rotinas duplas e as vezes fazer ter a arte (criação) como uma 2ª fonte de renda.
     Mesmo com tudo isso, acredito que a faculdade de artes é uma faculdade que compensa fazer e aconselho que mesmo tendo que enfrentar muitos desafios, os conhecimentos e a troca de experiencia que é conseguida lá dentro é inexplicável e fascinante. Pois para mim a faculdade não te prepara para trabalhar em artes; ela muda sua visão de ver o mundo fazendo com que você analise tudo de um ponto de vista mais artístico e apurado, atentando-se aos detalhes e as minimas coisas da vida. Se isso não fosse verdade porque eu faria um blog de artes, exporia todos estes pontos e me expressaria tao abertamente que tenho orgulho de falar FIZ ARTE Plásticas sim.